Pular para o conteúdo principal

ACERTE SEU RELÓGIO: HORÁRIO DE VERÃO ACABA NESTE FIM DE SEMANA EM 10 ESTADOS E NO DF.

O horário de verão de 2018, que começou no dia 4 de novembro, termina à 0h deste domingo (17). Ao término do horário de verão, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.
O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Este ano, o horário de verão foi encurtado – começou mais tarde. Antes, ele se iniciava no terceiro domingo de outubro. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou a duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

O Palácio do Planalto chegou a informar em 2018 que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria adiada para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar provas do Enem, mas acabou decidindo manter a data de 4 de novembro.

As mudanças na data de início do horário de verão chegaram a causar confusão. No dia 15 de outubro, usuários de telefone celular reclamaram da mudança automática do horário em seus aparelhos para o horário de verão.

No Twitter, muitos consumidores reclamaram ter perdido uma hora de sono em pleno retorno de feriado e cobraram explicações da TIM.

Na semana seguinte, mais clientes de operadoras de celular passaram pela mesma situação, em que os relógios de seus aparelhos foram adiantados de forma automática para o horário de verão. Em São Paulo, alguns relógios de rua também foram adiantados.

Fim do horário de verão

O fim do horário de verão chegou a ser analisado pelo governo Temer, em 2017. Um estudo do Ministério de Minas Energia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura. Os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os Estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

De acordo com o decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, a hora de verão fica instituída no Brasil da seguinte forma:

“Fica instituída a hora de verão, a partir de zero do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal.

No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte.

A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal”.

O horário de verão também é adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado, Rússia, China e Japão, por exemplo, não implementam esta medida.
Fonte: http://blogdoeloiltoncajuhy.com.br

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE JAGUARARI PROMOVE ENCONTRO DE ACOLHIMENTO

  Aconteceu ontem, dia 11, o encontro de acolhimento da Secretaria de Desenvolvimento Social de Jaguarari. No evento, a secretária municipal, Maria Letícia dos Santos Duarte , foi formalmente apresentada à equipe com quem vai trabalhar nos próximos quatro anos.  A tônica do ato, que contou com a benção do padre Antony Murigi , foi a de um convite a um trabalho conjunto, de união e profissionalismo em prol da proteção e assistência à população que requer cuidados especiais. Cerca de 110 profissionais, dentre eles: psicólogos, assistentes sociais e auxiliares, atuarão no desenvolvimento de programas e projetos sociais executados no CRAS, CREAS, CAPS, Casa de Acolhimento, Conselho Tutelar, entre outros.  A secretária aproveitou a ocasião para anunciar o início do planejamento de ações que, a partir de agora, deixa de ser anual e passa a ser semestral , compreendendo os diversos setores que compõem a pasta, visando à promoção de suas políticas públicas.  EXPERIÊNCIA – Na vida pública, Le

PREFEITURA DE JAGUARARI ADQUIRE SERINGAS E AGULHAS E ASSINA INTENÇÃO DE COMPRA DA CORONAVAC

  Preocupado com o avanço do número de casos de infectados por coronavírus em Jaguarari, o prefeito Antônio Nascimento deu início a um planejamento que visa a imunização dos jaguararienses contra a Covid-19.  O primeiro passo para a vacinação já foi dado, com a aquisição de seringas e agulhas que já podem chegar na próxima terça-feira (19).  Jaguarari, assim como os demais municípios brasileiros, aguarda, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( ANVISA ), a aprovação de uso emergencial ou o registro de alguma vacina para iniciar aplicação de doses na população. Porém, o chefe do executivo municipal, Antônio Nascimento , s e antecipou e formalizou a intenção de compra da vacina Coronavac, que está sendo desenvolvida e testada pelo Instituto Butantan, sediado em São Paulo.   Com a eficácia anunciada em 78% para casos mais leves e 100% para casos graves, a Coronavac é a vacina que apresenta os melhores resultados em estudo no país.  O oficio de intenção nº 002/2021, encaminhado a

HÁ QUATRO ANOS SEM MANUTENÇÃO PRAÇA DE CONVIVÊNCIA DE JAGUARARI SERÁ REVITALIZADA

Inaugurada em 2014, na segunda gestão do prefeito Antônio Nascimento , a Praça de Convivência de Jaguarari não passou por nenhuma intervenção de reforma ou melhoramento do espaço físico nos últimos quatro anos . Como resultado da falta de manutenção, a praça ficou com a estrutura extremamente comprometida.  A Praça de Convivência, um dos mais modernos e importantes equipamentos voltados à interação social e ao lazer , é o resultado da parceria entre o Governo do Estado, via Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia ( SUDESB ) e o Município de Jaguarari. Um espaço aberto, com anfiteatro, pista de corrida e caminhada, parque infantil, pista de skate e ginásio poliesportivo. Com a piscina semiolímpica, o investimento total, após a conclusão, foi de cerca de R$ 1,2 milhão de reais . Na última segunda-feira (11), o prefeito Antônio Nascimento e o secretário de Obras e Infraestrutura Pública, Josimar Zuza , visitaram a praça para uma vistoria. Diante do que foi visto,o chefe do execu