Pular para o conteúdo principal

ACERTE SEU RELÓGIO: HORÁRIO DE VERÃO ACABA NESTE FIM DE SEMANA EM 10 ESTADOS E NO DF.

O horário de verão de 2018, que começou no dia 4 de novembro, termina à 0h deste domingo (17). Ao término do horário de verão, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.
O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Este ano, o horário de verão foi encurtado – começou mais tarde. Antes, ele se iniciava no terceiro domingo de outubro. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou a duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

O Palácio do Planalto chegou a informar em 2018 que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria adiada para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar provas do Enem, mas acabou decidindo manter a data de 4 de novembro.

As mudanças na data de início do horário de verão chegaram a causar confusão. No dia 15 de outubro, usuários de telefone celular reclamaram da mudança automática do horário em seus aparelhos para o horário de verão.

No Twitter, muitos consumidores reclamaram ter perdido uma hora de sono em pleno retorno de feriado e cobraram explicações da TIM.

Na semana seguinte, mais clientes de operadoras de celular passaram pela mesma situação, em que os relógios de seus aparelhos foram adiantados de forma automática para o horário de verão. Em São Paulo, alguns relógios de rua também foram adiantados.

Fim do horário de verão

O fim do horário de verão chegou a ser analisado pelo governo Temer, em 2017. Um estudo do Ministério de Minas Energia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura. Os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os Estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

De acordo com o decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, a hora de verão fica instituída no Brasil da seguinte forma:

“Fica instituída a hora de verão, a partir de zero do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal.

No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte.

A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal”.

O horário de verão também é adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado, Rússia, China e Japão, por exemplo, não implementam esta medida.
Fonte: http://blogdoeloiltoncajuhy.com.br

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

PREFEITO SEU ANTÔNIO ANUNCIA OBRA DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DOS 12KM DA ESTRADA VICINAL DO DISTRITO DE GAMELEIRA

  O prefeito de Jaguarari, SEU ANTÔNIO anunciou, nesta segunda-feira, 24, na comunidade de Diogo, um pacote de obras na área de infraestrutura , a exemplo da PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA da estrada vicinal do distrito de Gameleira que dá acesso à comunidade de Jacunã e fazendas vizinhas. Investimento com RECURSO PRÓPRIO E DE EMENDAS parlamentares no valor de 8 MILHÕES DE REAIS , onde o deputado Federal Josias Gomes (PT) , disponibilizou para o município 1 Milhão de Reais, o deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB) , 500 Mil Reais, o município 1,5 Milhão e meio de Reais, e o Governo do Estado da Bahia 5  Milhões de Reais "Já está tudo definido, o município de Jaguarari vai firmar um convênio com a secretaria do de Obras do Estado da Bahia" Destacou o prefeito. POrtall Gameleira

SINAL DE CELULAR COMEÇA SER IMPLANTADO NO DISTRITO DE GAMELEIRA PELO PROJETO FALA BAHIA – GOVERNO DO ESTADO

  Com a iniciativa do deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB) e do prefeito de Jaguarari, Seu Antônio (PT), o distrito de Gameleira é contemplado com sinal de celular. Foi dado início nesta semana, IMPLANTAÇÃO DA ANTENA DE TELEFONIA MÓVEL no distrito de GAMELEIRA . A chegada da telefonia móvel é parte do PROJETO FALA BAHIA com incentivos fiscais concedidos pelo o Governo do Estado. Na etapa complementar da 1ª fase, que é executada pelas Secretarias estaduais de Infraestrutura (SEINFRA) e da Fazenda (SEFAZ), mais 112 localidades passarão a contar com o serviço de telefonia móvel, entre esses estão os distritos de GAMELEIRA E JUACEMA . Além facilitar as licenças ambientais para a construção das redes, o governo está abrindo mão de até R$ 300 mil por estação radiobase, recursos que serão descontados do ICMS devido pela operadora. O investimento é da ordem de R$ 25 milhões, através da renúncia do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às operadoras TIM e CLARO , venc

VEREADOR ZÉ GALEGO VISITA A OBRA DE COBERTURA DA QUADRA ESPORTIVA NA COMUNIDADE DE FLAMENGO

  O Governo cuidando da nossa gente deu início à obra de cobertura metálica da Quadra de Esportes na comunidade de Flamengo. Na última quinta-feira, (20), o vereador Zé Galego (PP), visitou a obra da cobertura metálica da quadra esportiva da comunidade de Flamengo, uma solicitação da comunidade, especialmente dos desportistas locais. O vereador disse que a cobertura da quadra ofertará outras opções para trabalhar projetos com idosos, crianças e alunos da escola da comunidade, por essa razão, fez à reivindicação da cobertura da quadra da comunidade, o prefeito Seu Antônio (PT), abraçou a causa e com recuso próprio a obra estar se concretizando. POrtall Gameleira