Pular para o conteúdo principal

ACERTE SEU RELÓGIO: HORÁRIO DE VERÃO ACABA NESTE FIM DE SEMANA EM 10 ESTADOS E NO DF.

O horário de verão de 2018, que começou no dia 4 de novembro, termina à 0h deste domingo (17). Ao término do horário de verão, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.
O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Este ano, o horário de verão foi encurtado – começou mais tarde. Antes, ele se iniciava no terceiro domingo de outubro. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou a duração do horário de verão, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não ocorresse entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

O Palácio do Planalto chegou a informar em 2018 que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria adiada para dia 18 de novembro, a fim de não prejudicar provas do Enem, mas acabou decidindo manter a data de 4 de novembro.

As mudanças na data de início do horário de verão chegaram a causar confusão. No dia 15 de outubro, usuários de telefone celular reclamaram da mudança automática do horário em seus aparelhos para o horário de verão.

No Twitter, muitos consumidores reclamaram ter perdido uma hora de sono em pleno retorno de feriado e cobraram explicações da TIM.

Na semana seguinte, mais clientes de operadoras de celular passaram pela mesma situação, em que os relógios de seus aparelhos foram adiantados de forma automática para o horário de verão. Em São Paulo, alguns relógios de rua também foram adiantados.

Fim do horário de verão

O fim do horário de verão chegou a ser analisado pelo governo Temer, em 2017. Um estudo do Ministério de Minas Energia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura. Os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os Estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

De acordo com o decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, a hora de verão fica instituída no Brasil da seguinte forma:

“Fica instituída a hora de verão, a partir de zero do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal.

No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte.

A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal”.

O horário de verão também é adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado, Rússia, China e Japão, por exemplo, não implementam esta medida.
Fonte: http://blogdoeloiltoncajuhy.com.br

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

COMISSÃO DE GAMELEIRA VAI A RÁDIO TOP FM, EM BUSCA DE APOIO PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA NA OBRA DAS DUAS PASSAGENS MOLHADA NA ESTRADA DE GAMELEIRA.

Uma COMISSÃO formada por moradores de Gameleira, Jaguarari(BA), esteve nesta sexta-feira (14), na rádio TOP FM-104,9, para cobrar agilidade e qualidade nas obras de passagem molhada, no trecho que liga o distrito de Gameleira ao município de Jaguarari(BA).
A Comissão busca apoio para pressionar o poder público com intuito de solucionar o problema que já vem se arrastando há quase 60 dias, causando transtornos aos moradores e todos que transitam diariamente na estrada de gameleira. 

Durante a entrevista, a Comissão relatou o valor de cada passagem molhada e a forma quem vem sendo realizada a obra. “A obra de terraplanagem na estrada de Gameleira, no valor de 2.500.000,00 (Milhões), hoje se encontra totalmente destruída e não foram feito as canaletas. Reforma das PASSAGENS MOLHADA no valor de 400 MIL, realizada com material inadequado, reaproveitando material e uma única via; não está alinhada com a estrada...” Afirmou o presidente da comissão.
O presidente da comissão reiterou e disse qu…

GAMELEIRA: JOVEM COMETE SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO NA ZONA RURAL DE JAGUARARI-BA

No final da tarde deste sábado (09/02), um jovem identificado como sendo Douglas Santos (FILHO JACO DO FORRO), 29 anos, cometeu suicídio, se utilizando de uma corda e enforcando-se em um pé de umbuzeiro no distrito de Gameleira, zona rural de Jaguarari.

Segundo informações o fato ocorreu próximo a estrada vicinal que liga ao povoado de Jacunã, populares encontraram a vítima e acionaram a PM que isolou o local até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica que procederam com os trabalhos de praxe em seguida removendo o corpo para o IML de Senhor do Bonfim.

Portal Jaguarari

A ISCA DE SEMPRE! AQUELE VELHO ASFALTO ELEITOREIRO ENTRA EM AÇÃO.

Faltando dois meses para a eleição municipal de 2020, o prefeito Everton Rocha (PSDB), iniciou o derramamento de asfalto “VISTO PELO OS MORADORES” como tentativa de pavimentação da vitória.
De acordo com a população, esta ação é uma tentativa para reverter a desaprovação e ser reeleito para mais quatro anos no comando da prefeitura municipal de Jaguarari.
Estratégia de marketing. O serviço de asfaltamento promove uma transformação positiva no Distrito e na vida dos Gameleirense, mas, principalmente, melhora, a imagem de Everton Rocha como gestor, ainda que isso ocorra, só agora, próximo ao fim do mandato.Resta saber se, após várias promessas não cumpridas, a população de Jaguarari vai apostar mais uma vez em Everton Rocha?
POrtall Gameleira