GOVERNO FEDERAL: DECRETO DO GOVERNO FEDERAL VAI TRANSFORMAR CPF EM DOCUMENTO ÚNICO; ENTENDA. Pular para o conteúdo principal

GOVERNO FEDERAL: DECRETO DO GOVERNO FEDERAL VAI TRANSFORMAR CPF EM DOCUMENTO ÚNICO; ENTENDA.


O governo federal informou que um novo decreto a ser assinado pelo presidente Jair Bolsonaro deve autorizar o uso do número do CPF como um cadastro geral para o cidadão acessar informações, benefícios e todo tipo de serviço público em todo o país.

"Serviço público terá prazo de um ano para atualizar toda a sua base de dados e usar o número do CPF dos cidadãos como principal referência"

Esse decreto, elaborado Controladoria Geral da União (CGU), passa por ajustes finais no Planalto e deve ser assinado pelo presidente em breve. Com isso, o texto deve ser publicado no Diário Oficial da União e entrar em vigor imediatamente. Contudo, todo o serviço público terá prazo de um ano para atualizar toda a sua base de dados e usar o número do CPF dos cidadãos como principal referência.

Vale destacar que esse decreto não cria um documento único. Ele apenas força o serviço público a usar o número do CPF para substituto para o RG, carteira de trabalho, Pis-Pasep, certificado de serviço militar, cadastro em programas sociais e até carteira de habilitação. No caso desse último, contudo, o motorista ainda será obrigado a carregar a CNH enquanto dirige, sendo que esta é uma exigência legal.

Você não precisa fazer nada

O novo decreto vai exigir que departamentos e órgãos públicos façam a migração automática do número de referência para o CPF. Isto é, o cidadão não precisará se preocupar em procurar órgãos e repartições para atualizar seu cadastro.

Apesar da mudança, o novo decreto não prevê a criação de um documento único físico. Ele apenas afirma que o número do CPF deve ser a referência padrão, e os números de outros documentos deverão ser apenas armazenados nas bases de dados públicas, sem que o cidadão precise decorá-los.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o secretário de Governo Digital no Ministério da Economia, Luiz Felipe Salin Moteiro, disse que a mudança é o primeiro passo para a criação do novo “Documento Único”, o qual vem sendo atrasado suscetivelmente há anos.

Fonte: Folhainfomoney

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

MANUTENÇÃO DE ESTRADAS RURAIS SEGUE A TODO VAPOR NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI

  A Prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Obras segue firme no compromisso de garantir melhores condições de trafegabilidade para os moradores da zona rural. O Secretario de Obras, José Adauto, esteve nesta ultima quinta-feira, (09), nos povoados de Gameleira, Jacunã, Várzea das Pedras, Caritá, Várzea e Cabeça do Boi, com maquinários em ação nas estradas que ligam os povoados . As intervenções incluem nivelamento, cascalhamento e drenagem, prevenindo transtornos causados por chuvas e pelo desgaste natural das vias. “O trabalho de reparo nas estradas tem sido uma das prioridades do prefeito Seu Antônio , assegurando que produtores rurais, estudantes e demais moradores possam transitar com mais facilidade e segurança.” Afirma o secretário.

ARTESÃOS E ARTESÃS DE JAGUARARI PARTICIPAM DE FORMAÇÃO GRATUITA SOBRE EMPREENDEDORISMO

  Nesse primeiro dia, houve a participação de artesãos da sede, dos distritos e povoados. Em um primeiro momento, houve a apresentação das participantes e das palestrantes. Depois, as alunas realizaram uma atividade em grupo. Foi realizada nesta quarta-feira (16) a primeira aula do curso “Empreendedorismo: Processos para Constituição de Associação”. A formação é organizada pela Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) e pelo Governo do Estado da Bahia (via Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaguarari (Sedet). As aulas serão realizadas na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Jaguarari (Aciaj). A formação tem como objetivo fomentar o empreendedorismo através do artesanato e trazer o tema do associativismo para os empreendedores. Também foi realizada nesta manhã a constituição do Comitê Gestor de Artesãs e Artesãos de Jaguarari, que tem como objetivo identificar as fragilidades e...

JAGUARARI E ANDORINHA FIRMAM PARCERIA EM BUSCA DA RECUPERAÇÃO DA ESTRADA QUE FAZ DIVISA ENTRE OS DOIS MUNICÍPIOS

  A recuperação da estrada consiste no alargamento, patrolamento e recuperação de trechos com cascalho. Parceria entre as Prefeituras de Jaguarari e de Andorinha, juntos, buscam a recuperação da estrada que liga o Distrito de Gameleira ao Distrito de Sítio do Açude , que faz divisa entre os dois municípios. O vereador Dourival Borges Intermediou o encontro entre os dois secretários. O Secretário Municipal de Obras de Jaguarari, José Adauto, considera a parceria muito importante, já que se trata de uma via que atende aos moradores das duas cidades. “Agradeço ao Secretário de Obras de Andorinha, Zé Lito e ao Vereador Dourival Borges pela oportunidade de desenvolvermos esse serviço, com a união de esforços conseguiremos atender melhor as comunidades”, comentou o secretário.