Pular para o conteúdo principal

GOVERNO FEDERAL: DECRETO DO GOVERNO FEDERAL VAI TRANSFORMAR CPF EM DOCUMENTO ÚNICO; ENTENDA.


O governo federal informou que um novo decreto a ser assinado pelo presidente Jair Bolsonaro deve autorizar o uso do número do CPF como um cadastro geral para o cidadão acessar informações, benefícios e todo tipo de serviço público em todo o país.

"Serviço público terá prazo de um ano para atualizar toda a sua base de dados e usar o número do CPF dos cidadãos como principal referência"

Esse decreto, elaborado Controladoria Geral da União (CGU), passa por ajustes finais no Planalto e deve ser assinado pelo presidente em breve. Com isso, o texto deve ser publicado no Diário Oficial da União e entrar em vigor imediatamente. Contudo, todo o serviço público terá prazo de um ano para atualizar toda a sua base de dados e usar o número do CPF dos cidadãos como principal referência.

Vale destacar que esse decreto não cria um documento único. Ele apenas força o serviço público a usar o número do CPF para substituto para o RG, carteira de trabalho, Pis-Pasep, certificado de serviço militar, cadastro em programas sociais e até carteira de habilitação. No caso desse último, contudo, o motorista ainda será obrigado a carregar a CNH enquanto dirige, sendo que esta é uma exigência legal.

Você não precisa fazer nada

O novo decreto vai exigir que departamentos e órgãos públicos façam a migração automática do número de referência para o CPF. Isto é, o cidadão não precisará se preocupar em procurar órgãos e repartições para atualizar seu cadastro.

Apesar da mudança, o novo decreto não prevê a criação de um documento único físico. Ele apenas afirma que o número do CPF deve ser a referência padrão, e os números de outros documentos deverão ser apenas armazenados nas bases de dados públicas, sem que o cidadão precise decorá-los.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o secretário de Governo Digital no Ministério da Economia, Luiz Felipe Salin Moteiro, disse que a mudança é o primeiro passo para a criação do novo “Documento Único”, o qual vem sendo atrasado suscetivelmente há anos.

Fonte: Folhainfomoney

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

QUADRA POLIESPORTIVA DO POVOADO DE CATUNI DA ESTRADA GANHARÁ COBERTURA

  Com o objetivo de incentivar e fortalecer a prática de esportes entre crianças e jovens, o vereador licenciado e atual Secretário de Administração NENÉM DO CATUNI, solicitou ao prefeito SEU ANTÔNIO a construção da COBERTURA DA QUADRA POLIESPORTIVA do povoado de CATUNI DA ESTRADA e uma QUADRA POLIESPORTIVA para comunidade de OLHOS D'ÁGUA , que é o sonho daquela juventude. Em visita a comunidade, junto com o prefeito SEU ANTÔNIO e a direção do Colégio Municipal Professora Maria Ivete, Neném elencou os motivos pelos quais fez a solicitação. “A cobertura da quadra irá beneficiar diretamente os alunos na prática de seus exercícios físicos, amenizando a exposição aos raios solares, pois com o calor excessivo que se apresenta na nossa região sofreremos muito com a quadra descoberta”. Portall Gameleira

PREFEITURA CONCLUIU TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DA ESTRADA QUE LIGA O DISTRITO DE GAMELEIRA A SEDE DO MUNICÍPIO DE JAGUARARI

  A Prefeitura Municipal de Jaguarari, “ Governo Cuidando da Nossa Gente ”, através da Secretaria Municipal de Obras, concluiu na tarde desta quarta-feira (28), o trabalho de conclusão do cascalhamento completo da estrada vicinal que liga o distrito de Gameleira a sede do município, num trajeto de cerca de 12km. Conforme o secretário da pasta, as estradas gerais das comunidades de Catuaba, Tanque Novo, Auto dos Feijões, Tanque de Terra, Juacema, Catuabinho e Macambira , e outras estradas secundárias também estão recebendo melhorias com o trabalho de patrolamento. “Estamos trabalhando para deixar as estradas de nosso município em condições de trafegabilidade. No início causou certo transtorno, com os cascalhos depositados nas estradas, mas agora, depois de tudo pronto as estradas estão em perfeitas condições”, destacou o secretário, Josimar Zuza . Também nesta quarta-feira (23), a secretaria de obras deu início no trabalho de recuperação “patrolamento” das estradas da região de Pau Ferr

VEREADOR LICENCIADO E ATUAL SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO ANUNCIA EMENDA PARLAMENTAR DE R$ 500 MIL EM CALÇAMENTOS.

  Nesta semana, o vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Administração, NENÉM DO CATUNI (PT) esteve no Gabinete do Deputado Estadual, DIEGO CORONEL , em busca de melhorias para a população Jaguarariense. O encontro resultou em uma EMENDA PARLAMENTAR no valor de R$ 500 MIL , recurso conseguido pelo vereador licenciado e atual secretário que será aplicado em CALÇAMENTO . O secretário Neném, fala da grande satisfação de conseguir esse importante recurso para o município, haja vista que calçamento é uma das maiores demanda da população, o secretário finaliza dizendo, tenho total certeza que o PREFEITO SEU ANTÔNIO viabilizará todos os meios necessários e agilizará esse importante convênio. Portall Gameleira