SANTA ROSA DE LIMA: CARTA ABERTA, COORDENADOR: DANILO RODRIGUES, MUSEU DO VAQUEIRO.

Associação dos Vaqueiros torna publico a atual situação do museu do vaqueiro, através de carta aberta:
“Prezados (as), amigos e amigas;
Chegamos a mais um ano envoltos de esperança em conseguirmos do Poder Público Municipal, o reconhecimento do Museu do Vaqueiro, localizado no Distrito de Santa Rosa de Lima, como primeira Instituição Museológica do município de Jaguarari assim como também do Território Piemonte Norte do Itapicuru; para fins de pesquisa, memória e conhecimento.
O Museu do Vaqueiro partiu de uma ideia pioneira de um jovem da comunidade, que a partir dos 07 anos de idade passou a colecionar peças e utensílios antigos e de forma gradativa resultou num acervo de grande importância para a difusa da cultura, história e memória do povo de Jaguarari e até de Municípios circunvizinhos. Hoje Museu  é de responsabilidade da Associação dos Vaqueiros de Santa Rosa Lima. Através de muita luta  a Entidade, conquistou a doação do prédio inativo por Lei,  criada na Câmara Municipal de Jaguarari e sancionada pelo prefeito em 2014. O prédio que no passado serviu de açougue, foi construído na década de 1980, e hoje passa por problemas críticos em toda sua estrutura. A parte elétrica está totalmente danificada; o piso corroído; infiltrações; pintura desgastada; banheiros inacabados e o problema mais agravante: as colunas internas que sustentam as tesouras do teto de 15 metros de largura, não possuem ferragem, o que devido a salina podem não resistir o peso e vir a ceder. Por esses motivos o Museu até  hoje nunca foi inaugurado, e encontra-se num estado de  abandono por parte das autoridades. A  Associação é  filantrópica e não possui recurso para a devida reforma. Com isto; recorremos ao Poder  Público juntamente a Secretária de Cultura, para que tomem as devidas providências. Além  do problema estrutural o Museu necessita de armários,  arquivo, computador,  impressora, expositores de vidro para peças de pequeno porte, documentos e fotografias. O Museu dispõe de um vasto acervo de cunho paleontológico, paleoindigena, sacro, mobiliário, bélico, iconográfico. Em fim, não tem sido tarefa fácil sustentar uma ideia precursora, mas, é de notório saber que não podemos esquecer das nossas origens, valores, saberes e de todos aqueles que de forma direta ou indireta contribuíram na construção da história  de Santa Rosa de Lima, Nossa Jaguarari e de toda região.”

Parceiros do Portall Gameleira:

Postagens mais visitadas na ultima semana:

VAI COMEÇAR A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM JAGUARARI

Aguardando uma definição da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em relação ao quantitativo de doses correspondentes a Jaguarari, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretária de Saúde (Semus), elaborou o Plano Municipal de Ação da Vacinação Contra a Covid-19 e já está trabalhando em sua operacionalização.  De acordo com o plano, a vacinação ocorrerá na próxima quarta-feira (20), em todas as unidades básicas de saúde , tanto da sede quanto da zonal rural. Segundo a secretária de Saúde, Raquel Bonfim, neste primeiro momento da fase 1 da campanha, apenas os profissionais de saúde , que trabalham na linha de frente no combate à pandemia e os que atuam em unidades de saúde de urgência e emergência serão imunizados .  “Quanto aos demais públicos prioritários e o restante da população a serem alcançados, dependemos do cronograma nacional do Ministério da Saúde, em consonância com a quantidade de doses a serem encaminhadas para Governo do Estado que, por sua vez, repassará ao nosso muni

HOSPITAL MUNICIPAL DE JAGUARARI: “A REFORMA DE FACHADA”

A propaganda de modernização e ampliação do Hospital Municipal de Jaguarari, com implantação de Centro Cirúrgico e Obstetrício, inaugurado no dia 6 de agosto do ano passado, e que custou aos cofres públicos cerca de R$ 2 milhões, ao que tudo indica, foi mais do que uma tentativa de promover a gestão tucana, soa também como justificativa ao alto valor empregado na ação, tendo em vista as diversas falhas estruturais diagnosticadas no Relatório de Vistoria Técnica, encomendado conjuntamente pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura e Obras Públicas e de Saúde . Sem desmerecer a relevância de qualquer investimento público no campo da saúde, o relatório se faz necessário para comparar o que foi aportado financeiramente na obra entregue à população com a estrutura encontrada pela nova gestão “Cuidando da Nossa Gente” . No levantamento constam algumas informações básicas da análise produzida, nas quais falhas graves foram detectadas. PROJETO DA OBRA x ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS – Foram

PREFEITURA DE JAGUARARI APOIARÁ PROJETO PIONEIRO PARA RECUPERAÇÃO DE RIO EXTINTO

A Prefeitura de Jaguarari, Governo Cuidando da Nossa Gente , vai integrar uma ação pioneira, de cunho socioambiental, para a recuperação das nascentes do extinto Rio Estiva que, há mais de 30 anos, cortava as serras do município. Na última sexta-feira, dia 15, as Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura participaram de um encontro, realizado no povoado de Serra dos Morgados , o que representou o marco inicial do projeto.  O encontro foi organizado pelo Salve as Serras (SAS), movimento ecológico que defende a proteção da sociobiodiversidade das Serras da Jacobina, e reuniu representantes das associações de moradores da Serra dos Morgados e da Berinjela; da Associação de Mulheres de Serra dos Morgados; do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da sua secretaria executiva, a Agência Peixe Vivo; além da equipe técnica da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape).  O PROJETO - “O CBHSF abriu um edital e vimos a oportunidade de construir uma