Pular para o conteúdo principal

SANTA ROSA DE LIMA: CARTA ABERTA, COORDENADOR: DANILO RODRIGUES, MUSEU DO VAQUEIRO.

Associação dos Vaqueiros torna publico a atual situação do museu do vaqueiro, através de carta aberta:
“Prezados (as), amigos e amigas;
Chegamos a mais um ano envoltos de esperança em conseguirmos do Poder Público Municipal, o reconhecimento do Museu do Vaqueiro, localizado no Distrito de Santa Rosa de Lima, como primeira Instituição Museológica do município de Jaguarari assim como também do Território Piemonte Norte do Itapicuru; para fins de pesquisa, memória e conhecimento.
O Museu do Vaqueiro partiu de uma ideia pioneira de um jovem da comunidade, que a partir dos 07 anos de idade passou a colecionar peças e utensílios antigos e de forma gradativa resultou num acervo de grande importância para a difusa da cultura, história e memória do povo de Jaguarari e até de Municípios circunvizinhos. Hoje Museu  é de responsabilidade da Associação dos Vaqueiros de Santa Rosa Lima. Através de muita luta  a Entidade, conquistou a doação do prédio inativo por Lei,  criada na Câmara Municipal de Jaguarari e sancionada pelo prefeito em 2014. O prédio que no passado serviu de açougue, foi construído na década de 1980, e hoje passa por problemas críticos em toda sua estrutura. A parte elétrica está totalmente danificada; o piso corroído; infiltrações; pintura desgastada; banheiros inacabados e o problema mais agravante: as colunas internas que sustentam as tesouras do teto de 15 metros de largura, não possuem ferragem, o que devido a salina podem não resistir o peso e vir a ceder. Por esses motivos o Museu até  hoje nunca foi inaugurado, e encontra-se num estado de  abandono por parte das autoridades. A  Associação é  filantrópica e não possui recurso para a devida reforma. Com isto; recorremos ao Poder  Público juntamente a Secretária de Cultura, para que tomem as devidas providências. Além  do problema estrutural o Museu necessita de armários,  arquivo, computador,  impressora, expositores de vidro para peças de pequeno porte, documentos e fotografias. O Museu dispõe de um vasto acervo de cunho paleontológico, paleoindigena, sacro, mobiliário, bélico, iconográfico. Em fim, não tem sido tarefa fácil sustentar uma ideia precursora, mas, é de notório saber que não podemos esquecer das nossas origens, valores, saberes e de todos aqueles que de forma direta ou indireta contribuíram na construção da história  de Santa Rosa de Lima, Nossa Jaguarari e de toda região.”

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

MULTIDÃO LOTA A PRAÇA DE GAMELEIRA REAFIRMANDO O FAVORITISMO DE SEU ANTÔNIO AO CARGO DE PREFEITO DE JAGUARARI

A noite do último sábado, 24 de novembro, já se tornou histórica em Jaguarari (BA). O candidato a prefeito SEU ANTONIO (PT), em Carreata atraiu multidão até a Praça de Gameleira.
A multidão de bandeiras e panfletos manifestava com alegria o apoio à chapa que disputa a troca do comando executivo da Prefeitura Municipal de Jaguarari (BA), através da coligação “Jaguarari Feliz de Novo”. O evento foi avaliado como o maior da história política do distrito.

Apoiadores e simpatizantes cantavam “O POVO QUER O LISO”. A assessoria de Seu Antônio utilizou o termo como marketing, e a campanha conta com a adesões de pessoas que até então eram adversário e indecisas.
Os organizadores do movimento fizeram questão de destacar que, todos estiveram presentes de forma espontânea “O povo que está aqui, clamam pelo o retorno do ex-prefeito, que por oito anos administrou o município pautado na seriedade e compromisso com a população”, disse.

GAMELEIRA: JOVEM COMETE SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO NA ZONA RURAL DE JAGUARARI-BA

No final da tarde deste sábado (09/02), um jovem identificado como sendo Douglas Santos (FILHO JACO DO FORRO), 29 anos, cometeu suicídio, se utilizando de uma corda e enforcando-se em um pé de umbuzeiro no distrito de Gameleira, zona rural de Jaguarari.

Segundo informações o fato ocorreu próximo a estrada vicinal que liga ao povoado de Jacunã, populares encontraram a vítima e acionaram a PM que isolou o local até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica que procederam com os trabalhos de praxe em seguida removendo o corpo para o IML de Senhor do Bonfim.

Portal Jaguarari

COMISSÃO DE GAMELEIRA VAI A RÁDIO TOP FM, EM BUSCA DE APOIO PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA NA OBRA DAS DUAS PASSAGENS MOLHADA NA ESTRADA DE GAMELEIRA.

Uma COMISSÃO formada por moradores de Gameleira, Jaguarari(BA), esteve nesta sexta-feira (14), na rádio TOP FM-104,9, para cobrar agilidade e qualidade nas obras de passagem molhada, no trecho que liga o distrito de Gameleira ao município de Jaguarari(BA).
A Comissão busca apoio para pressionar o poder público com intuito de solucionar o problema que já vem se arrastando há quase 60 dias, causando transtornos aos moradores e todos que transitam diariamente na estrada de gameleira. 

Durante a entrevista, a Comissão relatou o valor de cada passagem molhada e a forma quem vem sendo realizada a obra. “A obra de terraplanagem na estrada de Gameleira, no valor de 2.500.000,00 (Milhões), hoje se encontra totalmente destruída e não foram feito as canaletas. Reforma das PASSAGENS MOLHADA no valor de 400 MIL, realizada com material inadequado, reaproveitando material e uma única via; não está alinhada com a estrada...” Afirmou o presidente da comissão.
O presidente da comissão reiterou e disse qu…