Pular para o conteúdo principal

SANTA ROSA DE LIMA: FUTURO MUSEU DO VAQUEIRO EM SANTA ROSA DE LIMA - JAGUARARI/BA

Em janeiro de 2008 fui à São Paulo pois já havia batido em várias portas sem êxito. Ao estar em São Paulo deparei-me com outro mundo onde enfrentei dificuldades que ao tempo me incentivaram e me deram coragem para que minha esperança não morresse. Agradeço a Deus pois apesar de tudo que passei tive minhas vitórias:
Primeiramente o apoio moral do Museu Barão de Mauá da cidade de Mauá e do Museu Histórico da cidade de Santo André, onde sempre fui bem acolhido. A segunda vitória foi a entrega de uma carta ao ex Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de setembro de 2008 num eventual comício na cidade de Mauá, tendo após 20 dias um rápido retorno; recebi uma correspondência diretamente do Gabinete Pessoal da Presidência da Republica acusando o recebimento de minha carta e que estariam encaminhando meu pedido de apoio ao Ministério da Meu nome é Danilo Rodrigues da Silva, sou do Distrito de Santa Rosa de Lima à 44 km de Jaguarari – BA. Desde meus 07 anos de idade dei início a uma coleção de peças e utensílios antigos. Moro no centro da caatinga do nordeste baiano onde percorri por mais de 60 fazendas à cavalo ou à burro a procura desses objetos. Após participar de uma feira cultural em 1997 na nossa cidade Jaguarari aos meus 11 anos de idade, um desejo muito forte pela cultura e preservação da nossa história foi despertado em mim e após ter juntado por mais de 10 anos um grande número de relíquias e despertado em nosso povo uma curiosidade sadia por este trabalho, veio a mim a idéia de montar um museu em nossa terra.

Cultura no qual me solicitaram um projeto. Até ali eu não estava acreditando no que estava acontecendo, mas, voltando a realidade eu não tinha o projeto e precisava voltar a Bahia para recolher dados precisos a serem inclusos no projeto de acordo com a museóloga Suzana Cecília do Museu Histórico de Santo André. O problema é que minhas condições em São Paulo não eram das melhores e voltar a Bahia naquele momento era impossível.

Em janeiro de 2010 sair de férias do meu trabalho e pude retornar a Bahia tendo o inesperado convite de fazer parte da Associação dos Vaqueiros e Criadores de Santa Rosa de Lima. Aceitei o convite confiante, o sonho do museu agora também faz parte de uma Entidade séria e competente.

Solicitamos da Prefeitura a doação do Mercado Municipal de Santa Rosa de Lima que estava desativado para transformarmos numa Instituição Museológica e fomos graciosamente contemplados pela Câmara Municipal de Jaguarari que aprovou a indicação de doação do mesmo na sala das Sessões em 01 de setembro de 2010.

Depois de muita luta conseguimos definitivamente a concessão do direito real de uso do mercado, com vigência de 30 anos prorrogáveis por igual período assinado e sancionado pelo prefeito no dia 10 de dezembro de 2013.

A luta continua, precisamos agora adequar o espaço e suas instalações para que o sonho do Museu do Vaqueiro se torne realidade. Muito já tenho feito, já tenho ido tão longe e tem horas que me sinto cansado, desgastado, mas o potencial de nossa cultura é mais forte e não me deixa desistir. Um abraço...


DANILO RODRIGUES DA SILVA
(74) 9956-1847
dan_tour@hotmail.com
Fonte: www.portaljaguarari.com.br

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

GAMA VENCE 13 DE JUNHO NOS PÊNALTIS E CONQUISTA TÍTULO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL DE JACUNÃ – 2024

  Terceira edição do Campeonato de Futebol de Jacunã chegou ao fim neste ultimo domingo, dia (24). Com a organização, direção do evento, Marquinhos e Valtenei, e com o apoio dos comerciantes, o campeonato com recorde de público aqueceu o comércio local, retribuindo o investimento aos patrocinadores. Esteve presente durante o evento, o Amigo Adauto, apoiador do evento e convidado a realizar a entrega do prêmio ao campeão . A equipe da Gameleira (Gama) venceu a equipe de Jacunã (13 de Junho) nos pênaltis. POrtall Gameleira

PREFEITO PRETENDE IMPLANTAR UM POLO DA FACULDADE BAIANA, TRAZENDO CURSOS DE GRADUAÇÃO E TÉCNICOS EM JAGUARARI

  A Prefeitura Municipal, Governo Cuidando da Nossa Gente, está avaliando a possibilidade de implantar um polo da Faculdade Baiana de Senhor do Bonfim (Fabasb) em Jaguarari. Na terça-feira (20), o prefeito Seu Antônio, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, se reuniu com a direção geral da (Fabasb) para discutir detalhes da implantação do polo da faculdade particular no município. Cursos de graduação: Direito, Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Administração. Cursos técnicos: Turismo, segurança do trabalho, eletrotécnica, enfermagem, energia eólica e solar. Fonte: Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente

PREFEITO SEU ANTÔNIO ANUNCIA MAIS OBRAS, GAMELEIRA E JACUNÃ SERÃO BENEFICIADAS

  A Prefeitura Municipal de Jaguarari vai construir três quadras poliesportivas nos povoados de Barrinha, Alagoinha e Tanque de Terra; uma praça na comunidade de Várzea Grande. Moradores das casas populares conhecido como “Iraque” do distrito de Gameleira, vão ganhar uma praça! Anunciada pelo prefeito durante a reinauguração de uma quadra poliespotiva no distrito de Catuni da Estrada, na última sexta-feira (16). Seu Antônio afirmou que o município conseguiu junto ao governo do estado, recursos que serão aplicados em duas construções de adutoras, uma para os povoados de Flamengo e Juacema (água do Rio São Francisco) , a outra para as duas localidades de Gameleira e Jacunã (água da cidade de Ponto Novo). POrtall Gameleira