Pular para o conteúdo principal

SANTA ROSA DE LIMA: FUTURO MUSEU DO VAQUEIRO EM SANTA ROSA DE LIMA - JAGUARARI/BA

Em janeiro de 2008 fui à São Paulo pois já havia batido em várias portas sem êxito. Ao estar em São Paulo deparei-me com outro mundo onde enfrentei dificuldades que ao tempo me incentivaram e me deram coragem para que minha esperança não morresse. Agradeço a Deus pois apesar de tudo que passei tive minhas vitórias:
Primeiramente o apoio moral do Museu Barão de Mauá da cidade de Mauá e do Museu Histórico da cidade de Santo André, onde sempre fui bem acolhido. A segunda vitória foi a entrega de uma carta ao ex Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de setembro de 2008 num eventual comício na cidade de Mauá, tendo após 20 dias um rápido retorno; recebi uma correspondência diretamente do Gabinete Pessoal da Presidência da Republica acusando o recebimento de minha carta e que estariam encaminhando meu pedido de apoio ao Ministério da Meu nome é Danilo Rodrigues da Silva, sou do Distrito de Santa Rosa de Lima à 44 km de Jaguarari – BA. Desde meus 07 anos de idade dei início a uma coleção de peças e utensílios antigos. Moro no centro da caatinga do nordeste baiano onde percorri por mais de 60 fazendas à cavalo ou à burro a procura desses objetos. Após participar de uma feira cultural em 1997 na nossa cidade Jaguarari aos meus 11 anos de idade, um desejo muito forte pela cultura e preservação da nossa história foi despertado em mim e após ter juntado por mais de 10 anos um grande número de relíquias e despertado em nosso povo uma curiosidade sadia por este trabalho, veio a mim a idéia de montar um museu em nossa terra.

Cultura no qual me solicitaram um projeto. Até ali eu não estava acreditando no que estava acontecendo, mas, voltando a realidade eu não tinha o projeto e precisava voltar a Bahia para recolher dados precisos a serem inclusos no projeto de acordo com a museóloga Suzana Cecília do Museu Histórico de Santo André. O problema é que minhas condições em São Paulo não eram das melhores e voltar a Bahia naquele momento era impossível.

Em janeiro de 2010 sair de férias do meu trabalho e pude retornar a Bahia tendo o inesperado convite de fazer parte da Associação dos Vaqueiros e Criadores de Santa Rosa de Lima. Aceitei o convite confiante, o sonho do museu agora também faz parte de uma Entidade séria e competente.

Solicitamos da Prefeitura a doação do Mercado Municipal de Santa Rosa de Lima que estava desativado para transformarmos numa Instituição Museológica e fomos graciosamente contemplados pela Câmara Municipal de Jaguarari que aprovou a indicação de doação do mesmo na sala das Sessões em 01 de setembro de 2010.

Depois de muita luta conseguimos definitivamente a concessão do direito real de uso do mercado, com vigência de 30 anos prorrogáveis por igual período assinado e sancionado pelo prefeito no dia 10 de dezembro de 2013.

A luta continua, precisamos agora adequar o espaço e suas instalações para que o sonho do Museu do Vaqueiro se torne realidade. Muito já tenho feito, já tenho ido tão longe e tem horas que me sinto cansado, desgastado, mas o potencial de nossa cultura é mais forte e não me deixa desistir. Um abraço...


DANILO RODRIGUES DA SILVA
(74) 9956-1847
dan_tour@hotmail.com
Fonte: www.portaljaguarari.com.br

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE JAGUARARI PROMOVE ENCONTRO DE ACOLHIMENTO

  Aconteceu ontem, dia 11, o encontro de acolhimento da Secretaria de Desenvolvimento Social de Jaguarari. No evento, a secretária municipal, Maria Letícia dos Santos Duarte , foi formalmente apresentada à equipe com quem vai trabalhar nos próximos quatro anos.  A tônica do ato, que contou com a benção do padre Antony Murigi , foi a de um convite a um trabalho conjunto, de união e profissionalismo em prol da proteção e assistência à população que requer cuidados especiais. Cerca de 110 profissionais, dentre eles: psicólogos, assistentes sociais e auxiliares, atuarão no desenvolvimento de programas e projetos sociais executados no CRAS, CREAS, CAPS, Casa de Acolhimento, Conselho Tutelar, entre outros.  A secretária aproveitou a ocasião para anunciar o início do planejamento de ações que, a partir de agora, deixa de ser anual e passa a ser semestral , compreendendo os diversos setores que compõem a pasta, visando à promoção de suas políticas públicas.  EXPERIÊNCIA – Na vida pública, Le

PREFEITURA DE JAGUARARI ADQUIRE SERINGAS E AGULHAS E ASSINA INTENÇÃO DE COMPRA DA CORONAVAC

  Preocupado com o avanço do número de casos de infectados por coronavírus em Jaguarari, o prefeito Antônio Nascimento deu início a um planejamento que visa a imunização dos jaguararienses contra a Covid-19.  O primeiro passo para a vacinação já foi dado, com a aquisição de seringas e agulhas que já podem chegar na próxima terça-feira (19).  Jaguarari, assim como os demais municípios brasileiros, aguarda, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( ANVISA ), a aprovação de uso emergencial ou o registro de alguma vacina para iniciar aplicação de doses na população. Porém, o chefe do executivo municipal, Antônio Nascimento , s e antecipou e formalizou a intenção de compra da vacina Coronavac, que está sendo desenvolvida e testada pelo Instituto Butantan, sediado em São Paulo.   Com a eficácia anunciada em 78% para casos mais leves e 100% para casos graves, a Coronavac é a vacina que apresenta os melhores resultados em estudo no país.  O oficio de intenção nº 002/2021, encaminhado a

HÁ QUATRO ANOS SEM MANUTENÇÃO PRAÇA DE CONVIVÊNCIA DE JAGUARARI SERÁ REVITALIZADA

Inaugurada em 2014, na segunda gestão do prefeito Antônio Nascimento , a Praça de Convivência de Jaguarari não passou por nenhuma intervenção de reforma ou melhoramento do espaço físico nos últimos quatro anos . Como resultado da falta de manutenção, a praça ficou com a estrutura extremamente comprometida.  A Praça de Convivência, um dos mais modernos e importantes equipamentos voltados à interação social e ao lazer , é o resultado da parceria entre o Governo do Estado, via Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia ( SUDESB ) e o Município de Jaguarari. Um espaço aberto, com anfiteatro, pista de corrida e caminhada, parque infantil, pista de skate e ginásio poliesportivo. Com a piscina semiolímpica, o investimento total, após a conclusão, foi de cerca de R$ 1,2 milhão de reais . Na última segunda-feira (11), o prefeito Antônio Nascimento e o secretário de Obras e Infraestrutura Pública, Josimar Zuza , visitaram a praça para uma vistoria. Diante do que foi visto,o chefe do execu