Pular para o conteúdo principal

SANTA ROSA DE LIMA: FUTURO MUSEU DO VAQUEIRO EM SANTA ROSA DE LIMA - JAGUARARI/BA

Em janeiro de 2008 fui à São Paulo pois já havia batido em várias portas sem êxito. Ao estar em São Paulo deparei-me com outro mundo onde enfrentei dificuldades que ao tempo me incentivaram e me deram coragem para que minha esperança não morresse. Agradeço a Deus pois apesar de tudo que passei tive minhas vitórias:
Primeiramente o apoio moral do Museu Barão de Mauá da cidade de Mauá e do Museu Histórico da cidade de Santo André, onde sempre fui bem acolhido. A segunda vitória foi a entrega de uma carta ao ex Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de setembro de 2008 num eventual comício na cidade de Mauá, tendo após 20 dias um rápido retorno; recebi uma correspondência diretamente do Gabinete Pessoal da Presidência da Republica acusando o recebimento de minha carta e que estariam encaminhando meu pedido de apoio ao Ministério da Meu nome é Danilo Rodrigues da Silva, sou do Distrito de Santa Rosa de Lima à 44 km de Jaguarari – BA. Desde meus 07 anos de idade dei início a uma coleção de peças e utensílios antigos. Moro no centro da caatinga do nordeste baiano onde percorri por mais de 60 fazendas à cavalo ou à burro a procura desses objetos. Após participar de uma feira cultural em 1997 na nossa cidade Jaguarari aos meus 11 anos de idade, um desejo muito forte pela cultura e preservação da nossa história foi despertado em mim e após ter juntado por mais de 10 anos um grande número de relíquias e despertado em nosso povo uma curiosidade sadia por este trabalho, veio a mim a idéia de montar um museu em nossa terra.

Cultura no qual me solicitaram um projeto. Até ali eu não estava acreditando no que estava acontecendo, mas, voltando a realidade eu não tinha o projeto e precisava voltar a Bahia para recolher dados precisos a serem inclusos no projeto de acordo com a museóloga Suzana Cecília do Museu Histórico de Santo André. O problema é que minhas condições em São Paulo não eram das melhores e voltar a Bahia naquele momento era impossível.

Em janeiro de 2010 sair de férias do meu trabalho e pude retornar a Bahia tendo o inesperado convite de fazer parte da Associação dos Vaqueiros e Criadores de Santa Rosa de Lima. Aceitei o convite confiante, o sonho do museu agora também faz parte de uma Entidade séria e competente.

Solicitamos da Prefeitura a doação do Mercado Municipal de Santa Rosa de Lima que estava desativado para transformarmos numa Instituição Museológica e fomos graciosamente contemplados pela Câmara Municipal de Jaguarari que aprovou a indicação de doação do mesmo na sala das Sessões em 01 de setembro de 2010.

Depois de muita luta conseguimos definitivamente a concessão do direito real de uso do mercado, com vigência de 30 anos prorrogáveis por igual período assinado e sancionado pelo prefeito no dia 10 de dezembro de 2013.

A luta continua, precisamos agora adequar o espaço e suas instalações para que o sonho do Museu do Vaqueiro se torne realidade. Muito já tenho feito, já tenho ido tão longe e tem horas que me sinto cansado, desgastado, mas o potencial de nossa cultura é mais forte e não me deixa desistir. Um abraço...


DANILO RODRIGUES DA SILVA
(74) 9956-1847
dan_tour@hotmail.com
Fonte: www.portaljaguarari.com.br

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

A SEAGRI ALOJOU 500 ALEVINOS NO POVOADO DE DIOGO COM O OBJETIVO DE CRIAR NOVAS FONTES DE RENDA E INCENTIVAR A PISCICULTURA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI.

  Na manhã dessa segunda-feira, dia (27), O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Aílson Souza e o Gerente de Recursos Hídricos, Bira, juntos estiveram na Barragem do Sabino na zona rural, povoado de Diogo, realizando a colocação de 500 Alevinos. O objetivo dessa ação é promover renda a partir da diversificação de atividades produtivas e também garantir segurança alimentar e nutricional das famílias, a partir do consumo dessa proteína animal. POrtall Gameleira

PREFEITURA DE JAGUARARI POR MEIO DA (SEAGRI) REALIZA MANUTENÇÃO DOS POÇOS ARTESIANOS DE USO COLETIVO DA ZONA RURAL

  Mantendo o compromisso com a população do interior do município, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI), continua realizando manutenção nos poços artesianos de uso coletivo na zona rural. Na ultima sexta (01), a s comunidade de Bruteiro, Ipueira dos Brandoes, Terra Nova e Baixa Verde , receberam serviços de manutenção e reparo em Poço, conjunto de Motobomba, parte Elétrica, Motor a Diesel e Cata-vento . Segundo o Secretário, Ailso Souza , o trabalho de manutenção de poços artesianos visa prevenir e assegurar que o abastecimento dure por muito mais tempo. “Sempre buscamos trabalhar com prevenção e eficiência, para garantirmos a qualidade no atendimento aos usuários, quando chega uma demanda do interior em nossas mãos, nossa equipe procura atender a população o mais rápido possível ”, disse. POrtall Gameleira

BARREIRAS FIXA FORAM INSTALADAS NAS PRINCIPAIS ENTRADAS DE GAMELEIRA, PROIBINDO ENTRADA DE VISITANTES EM BUSCA DA TRADICIONAL QUINTA-FEIRA MAIOR DA SEMANA SANTA.

UM MARCO EM NOSSA HISTÓRIA , segundo moradores “Nunca houve algo assim na história do distrito de Gameleira.” Na manhã de quinta-feira (09/04), o distrito de GAMELEIRA /Jaguarari, amanheceu com suas principais entradas bloqueadas, BARREIRAS FIXA foram instaladas proibindo entrada de visitantes e barraqueiros que buscam a tradicional QUINTA-FEIRA MAIOR da Semana Santa. A decisão foi tomada com base no DECRETO MUNICIPAL Nº 0116/2020 publicado pelo prefeito de Jaguarari, que tem como objetivo medidas de contenção e prevenção ao novo CORONAVÍRUS . A iniciativa visa restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de impedir o contágio do Covid-19. POrtall Gameleira CONFIRA AS IMAGENS: QUINTA FEIRA MAIOR, TRADICIONAL FEIRA LIVRE DE GAMELEIRA ATRAEM MILHARES DE PESSOAS TODOS OS ANOS. Saiba mais sobre a QUINTA-FEIRA MAIOR:  https://www.portallgameleira.com.br/2019/04/quinta-feira-maior-tradicional-feira_11.html