Pular para o conteúdo principal

SANTA ROSA DE LIMA: FUTURO MUSEU DO VAQUEIRO EM SANTA ROSA DE LIMA - JAGUARARI/BA

Em janeiro de 2008 fui à São Paulo pois já havia batido em várias portas sem êxito. Ao estar em São Paulo deparei-me com outro mundo onde enfrentei dificuldades que ao tempo me incentivaram e me deram coragem para que minha esperança não morresse. Agradeço a Deus pois apesar de tudo que passei tive minhas vitórias:
Primeiramente o apoio moral do Museu Barão de Mauá da cidade de Mauá e do Museu Histórico da cidade de Santo André, onde sempre fui bem acolhido. A segunda vitória foi a entrega de uma carta ao ex Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de setembro de 2008 num eventual comício na cidade de Mauá, tendo após 20 dias um rápido retorno; recebi uma correspondência diretamente do Gabinete Pessoal da Presidência da Republica acusando o recebimento de minha carta e que estariam encaminhando meu pedido de apoio ao Ministério da Meu nome é Danilo Rodrigues da Silva, sou do Distrito de Santa Rosa de Lima à 44 km de Jaguarari – BA. Desde meus 07 anos de idade dei início a uma coleção de peças e utensílios antigos. Moro no centro da caatinga do nordeste baiano onde percorri por mais de 60 fazendas à cavalo ou à burro a procura desses objetos. Após participar de uma feira cultural em 1997 na nossa cidade Jaguarari aos meus 11 anos de idade, um desejo muito forte pela cultura e preservação da nossa história foi despertado em mim e após ter juntado por mais de 10 anos um grande número de relíquias e despertado em nosso povo uma curiosidade sadia por este trabalho, veio a mim a idéia de montar um museu em nossa terra.

Cultura no qual me solicitaram um projeto. Até ali eu não estava acreditando no que estava acontecendo, mas, voltando a realidade eu não tinha o projeto e precisava voltar a Bahia para recolher dados precisos a serem inclusos no projeto de acordo com a museóloga Suzana Cecília do Museu Histórico de Santo André. O problema é que minhas condições em São Paulo não eram das melhores e voltar a Bahia naquele momento era impossível.

Em janeiro de 2010 sair de férias do meu trabalho e pude retornar a Bahia tendo o inesperado convite de fazer parte da Associação dos Vaqueiros e Criadores de Santa Rosa de Lima. Aceitei o convite confiante, o sonho do museu agora também faz parte de uma Entidade séria e competente.

Solicitamos da Prefeitura a doação do Mercado Municipal de Santa Rosa de Lima que estava desativado para transformarmos numa Instituição Museológica e fomos graciosamente contemplados pela Câmara Municipal de Jaguarari que aprovou a indicação de doação do mesmo na sala das Sessões em 01 de setembro de 2010.

Depois de muita luta conseguimos definitivamente a concessão do direito real de uso do mercado, com vigência de 30 anos prorrogáveis por igual período assinado e sancionado pelo prefeito no dia 10 de dezembro de 2013.

A luta continua, precisamos agora adequar o espaço e suas instalações para que o sonho do Museu do Vaqueiro se torne realidade. Muito já tenho feito, já tenho ido tão longe e tem horas que me sinto cansado, desgastado, mas o potencial de nossa cultura é mais forte e não me deixa desistir. Um abraço...


DANILO RODRIGUES DA SILVA
(74) 9956-1847
dan_tour@hotmail.com
Fonte: www.portaljaguarari.com.br

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

ELEIÇÕES 2020: LISTA ATUALIZADA DE FILIADOS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO PORTAL DO TSE

Já estão disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações atualizadas sobre osfiliados a partidos políticos em todo o país. O prazo para as legendas entregarem as informações venceu no dia 14 de outubro.
A legislação estabelece que os partidos devem apresentar, anualmente, a relação de filiados sempre na segunda semana dos meses de abril e outubro.
No caso das filiações em duplicidade, as ocorrências permanecerão sub judice até que haja decisão do juízo eleitoral da zona de inscrição do filiado.

A ISCA DE SEMPRE! AQUELE VELHO ASFALTO ELEITOREIRO ENTRA EM AÇÃO.

Faltando dois meses para a eleição municipal de 2020, o prefeito Everton Rocha (PSDB), iniciou o derramamento de asfalto “VISTO PELO OS MORADORES” como tentativa de pavimentação da vitória.
De acordo com a população, esta ação é uma tentativa para reverter a desaprovação e ser reeleito para mais quatro anos no comando da prefeitura municipal de Jaguarari.
Estratégia de marketing. O serviço de asfaltamento promove uma transformação positiva no Distrito e na vida dos Gameleirense, mas, principalmente, melhora, a imagem de Everton Rocha como gestor, ainda que isso ocorra, só agora, próximo ao fim do mandato.Resta saber se, após várias promessas não cumpridas, a população de Jaguarari vai apostar mais uma vez em Everton Rocha?
POrtall Gameleira

VEREADOR NENÉM DO CATUNI VISITA A OBRA DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DO CATUNI DA ESTRADA, ACOMPANHADO DO FISCAL DA (SIT).

O Vereador NENÉM DO CATUNI, nesta terça-feira (18), esteve visitando e conferindo de perto o andamento das obras de PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DO CATUNI DA ESTRADA, acompanhado do engenheiro fiscal da (SIT), o Sr. André Serravalle.

Satisfeito com que viu, o parlamentar lembrou que a aplicação da pavimentação asfáltica é uma das intervenções mais solicitadas pela população, pois urbaniza, devolve e dá dignidade à população. "Fico contente em ver que a obra está 60% concretizada e o sonho de muitos, realizado”, destacou o vereador.

POrtall Gameleira