Pular para o conteúdo principal

DIA 07 DE SETEMBRO: RESUMO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, CAUSAS, PROCESSO.



Estamos nos aproximando do dia 07 DE SETEMBRO, por isso vale lembrar mais uma vez como tudo aconteceu, através deste resumo. 



HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL:
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo. 


CAUSAS: 

  • Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política; 
  • Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil; 
  • Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil. 

DIA DO FICO:

D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil. 



MEDIDAS PRÉ INDEPENDÊNCIA:

Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência: 

  • Organização a Marinha de Guerra 
  • Convocou uma Assembleia Constituinte; 
  • Determinou o retornou das tropas portuguesas; 
  • Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro. 
  • Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados em várias regiões. 

A PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA:

Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!” 


PÓS INDEPENDÊNCIA:
  • D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822; 
  • Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas; 
  • Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.
fonte: www.santacecilia.sc.gov.br

Comentários

Postar um comentário


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

PREFEITO SEU ANTÔNIO ANUNCIA OBRA DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DOS 12KM DA ESTRADA VICINAL DO DISTRITO DE GAMELEIRA

  O prefeito de Jaguarari, SEU ANTÔNIO anunciou, nesta segunda-feira, 24, na comunidade de Diogo, um pacote de obras na área de infraestrutura , a exemplo da PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA da estrada vicinal do distrito de Gameleira que dá acesso à comunidade de Jacunã e fazendas vizinhas. Investimento com RECURSO PRÓPRIO E DE EMENDAS parlamentares no valor de 8 MILHÕES DE REAIS , onde o deputado Federal Josias Gomes (PT) , disponibilizou para o município 1 Milhão de Reais, o deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB) , 500 Mil Reais, o município 1,5 Milhão e meio de Reais, e o Governo do Estado da Bahia 5  Milhões de Reais "Já está tudo definido, o município de Jaguarari vai firmar um convênio com a secretaria do de Obras do Estado da Bahia" Destacou o prefeito. POrtall Gameleira

SINAL DE CELULAR COMEÇA SER IMPLANTADO NO DISTRITO DE GAMELEIRA PELO PROJETO FALA BAHIA – GOVERNO DO ESTADO

  Com a iniciativa do deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB) e do prefeito de Jaguarari, Seu Antônio (PT), o distrito de Gameleira é contemplado com sinal de celular. Foi dado início nesta semana, IMPLANTAÇÃO DA ANTENA DE TELEFONIA MÓVEL no distrito de GAMELEIRA . A chegada da telefonia móvel é parte do PROJETO FALA BAHIA com incentivos fiscais concedidos pelo o Governo do Estado. Na etapa complementar da 1ª fase, que é executada pelas Secretarias estaduais de Infraestrutura (SEINFRA) e da Fazenda (SEFAZ), mais 112 localidades passarão a contar com o serviço de telefonia móvel, entre esses estão os distritos de GAMELEIRA E JUACEMA . Além facilitar as licenças ambientais para a construção das redes, o governo está abrindo mão de até R$ 300 mil por estação radiobase, recursos que serão descontados do ICMS devido pela operadora. O investimento é da ordem de R$ 25 milhões, através da renúncia do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às operadoras TIM e CLARO , venc

VEREADOR ZÉ GALEGO VISITA A OBRA DE COBERTURA DA QUADRA ESPORTIVA NA COMUNIDADE DE FLAMENGO

  O Governo cuidando da nossa gente deu início à obra de cobertura metálica da Quadra de Esportes na comunidade de Flamengo. Na última quinta-feira, (20), o vereador Zé Galego (PP), visitou a obra da cobertura metálica da quadra esportiva da comunidade de Flamengo, uma solicitação da comunidade, especialmente dos desportistas locais. O vereador disse que a cobertura da quadra ofertará outras opções para trabalhar projetos com idosos, crianças e alunos da escola da comunidade, por essa razão, fez à reivindicação da cobertura da quadra da comunidade, o prefeito Seu Antônio (PT), abraçou a causa e com recuso próprio a obra estar se concretizando. POrtall Gameleira