Pular para o conteúdo principal

FUNCIONAMENTO DO LEGISLATIVO: COMO UM PROJETO SE TORNA LEI, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE JAGUARARI ANO 2017.



COMO UM PROJETO SE TORNA LEI. Um projeto de lei pode ser proposto por um VEREADOR, por vários VEREADORES ou pelo PREFEITO. (Também pelos CIDADÃOS, mas vamos ver os detalhes mais adiante). Um projeto de lei pode tratar de várias coisas: pode dar nome a uma RUA, firmar um CONVÊNIO entre o Município e uma entidade, até estabelecer qual será o ORÇAMENTO (quanto será arrecadado e quanto será gasto pela administração municipal) do ano seguinte.

O PROJETO DE LEI DEVE, em primeiro lugar, ser protocolado na SECRETARIA DA CÂMARA. Então, ele passa pela assessoria jurídica, que analisa a legalidade e constitucionalidade do projeto, e depois passa pelas comissões – começando, como vocês já sabem, pela Comissão de Constituição de Justiça.

Depois de receber o parecer das comissões, o projeto é apreciado por todos os vereadores, que falam sobre ele na SESSÃO PLENÁRIA. Os vereadores então VOTAM para APROVÁ-LO ou NÃO. O projeto deve ser VOTADO DUAS VEZES, em duas sessões diferentes.

DEPOIS DE VOTADO DUAS VEZES, se aprovado, o projeto é enviado ao prefeito. O prefeito analisa o texto e, se concordar com ele, SANCIONA (assina) e manda publicar. É assim que o PROJETO SE TORNA UMA LEI. Mas se o prefeito não concordar com ele, pode VETÁ-LO. O veto do prefeito é analisado pelos vereadores, que podem DERRUBÁ-LO ou ACEITÁ-LO. Se os vereadores derrubarem o veto, o projeto vai se tornar lei. Mas se os vereadores aceitarem o veto, O PROJETO É ARQUIVADO.

COMO PARTICIPAR?

OS CIDADÃOS que não forem eleitos vereadores nem prefeito também podem apresentar projetos de lei. Mas não é possível apresentar um projeto sozinho: é preciso ter apoio de ao MENOS 5% do eleitorado do Município. Esses são chamados PROJETOS DE LEI DE INICIATIVA POPULAR.

Ao receber o requerimento para apreciação do projeto, a Câmara Municipal irá verificar se os requisitos foram cumpridos. Se está tudo certinho, o projeto irá tramitar (passar pelas fases necessárias) como todos os outros.

Mas há outra diferença: os projetos de lei de iniciativa popular REJEITADOS pela Câmara não são descartados na hora. Eles podem ser submetidos a referendo (votação), se 10% do eleitorado pedir. Os resultados das consultas referendárias serão promulgados pela Mesa da Câmara Municipal.

Além disso, todo mundo, eleitor ou não, pode assistir às sessões. E, claro, dá para acompanhar o trabalhos dos vereadores pela INTERNET. É importante ficar de olho, cobrar e dar sugestões, pois estamos falando da qualidade de vida de nossa cidade.

Portall Gameleira

Comentários

Postar um comentário


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

A SEAGRI ALOJOU 500 ALEVINOS NO POVOADO DE DIOGO COM O OBJETIVO DE CRIAR NOVAS FONTES DE RENDA E INCENTIVAR A PISCICULTURA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI.

  Na manhã dessa segunda-feira, dia (27), O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Aílson Souza e o Gerente de Recursos Hídricos, Bira, juntos estiveram na Barragem do Sabino na zona rural, povoado de Diogo, realizando a colocação de 500 Alevinos. O objetivo dessa ação é promover renda a partir da diversificação de atividades produtivas e também garantir segurança alimentar e nutricional das famílias, a partir do consumo dessa proteína animal. POrtall Gameleira

PREFEITURA DE JAGUARARI POR MEIO DA (SEAGRI) REALIZA MANUTENÇÃO DOS POÇOS ARTESIANOS DE USO COLETIVO DA ZONA RURAL

  Mantendo o compromisso com a população do interior do município, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI), continua realizando manutenção nos poços artesianos de uso coletivo na zona rural. Na ultima sexta (01), a s comunidade de Bruteiro, Ipueira dos Brandoes, Terra Nova e Baixa Verde , receberam serviços de manutenção e reparo em Poço, conjunto de Motobomba, parte Elétrica, Motor a Diesel e Cata-vento . Segundo o Secretário, Ailso Souza , o trabalho de manutenção de poços artesianos visa prevenir e assegurar que o abastecimento dure por muito mais tempo. “Sempre buscamos trabalhar com prevenção e eficiência, para garantirmos a qualidade no atendimento aos usuários, quando chega uma demanda do interior em nossas mãos, nossa equipe procura atender a população o mais rápido possível ”, disse. POrtall Gameleira

BARREIRAS FIXA FORAM INSTALADAS NAS PRINCIPAIS ENTRADAS DE GAMELEIRA, PROIBINDO ENTRADA DE VISITANTES EM BUSCA DA TRADICIONAL QUINTA-FEIRA MAIOR DA SEMANA SANTA.

UM MARCO EM NOSSA HISTÓRIA , segundo moradores “Nunca houve algo assim na história do distrito de Gameleira.” Na manhã de quinta-feira (09/04), o distrito de GAMELEIRA /Jaguarari, amanheceu com suas principais entradas bloqueadas, BARREIRAS FIXA foram instaladas proibindo entrada de visitantes e barraqueiros que buscam a tradicional QUINTA-FEIRA MAIOR da Semana Santa. A decisão foi tomada com base no DECRETO MUNICIPAL Nº 0116/2020 publicado pelo prefeito de Jaguarari, que tem como objetivo medidas de contenção e prevenção ao novo CORONAVÍRUS . A iniciativa visa restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de impedir o contágio do Covid-19. POrtall Gameleira CONFIRA AS IMAGENS: QUINTA FEIRA MAIOR, TRADICIONAL FEIRA LIVRE DE GAMELEIRA ATRAEM MILHARES DE PESSOAS TODOS OS ANOS. Saiba mais sobre a QUINTA-FEIRA MAIOR:  https://www.portallgameleira.com.br/2019/04/quinta-feira-maior-tradicional-feira_11.html