Pular para o conteúdo principal

FUNCIONAMENTO DO LEGISLATIVO: COMO UM PROJETO SE TORNA LEI, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE JAGUARARI ANO 2017.



COMO UM PROJETO SE TORNA LEI. Um projeto de lei pode ser proposto por um VEREADOR, por vários VEREADORES ou pelo PREFEITO. (Também pelos CIDADÃOS, mas vamos ver os detalhes mais adiante). Um projeto de lei pode tratar de várias coisas: pode dar nome a uma RUA, firmar um CONVÊNIO entre o Município e uma entidade, até estabelecer qual será o ORÇAMENTO (quanto será arrecadado e quanto será gasto pela administração municipal) do ano seguinte.

O PROJETO DE LEI DEVE, em primeiro lugar, ser protocolado na SECRETARIA DA CÂMARA. Então, ele passa pela assessoria jurídica, que analisa a legalidade e constitucionalidade do projeto, e depois passa pelas comissões – começando, como vocês já sabem, pela Comissão de Constituição de Justiça.

Depois de receber o parecer das comissões, o projeto é apreciado por todos os vereadores, que falam sobre ele na SESSÃO PLENÁRIA. Os vereadores então VOTAM para APROVÁ-LO ou NÃO. O projeto deve ser VOTADO DUAS VEZES, em duas sessões diferentes.

DEPOIS DE VOTADO DUAS VEZES, se aprovado, o projeto é enviado ao prefeito. O prefeito analisa o texto e, se concordar com ele, SANCIONA (assina) e manda publicar. É assim que o PROJETO SE TORNA UMA LEI. Mas se o prefeito não concordar com ele, pode VETÁ-LO. O veto do prefeito é analisado pelos vereadores, que podem DERRUBÁ-LO ou ACEITÁ-LO. Se os vereadores derrubarem o veto, o projeto vai se tornar lei. Mas se os vereadores aceitarem o veto, O PROJETO É ARQUIVADO.

COMO PARTICIPAR?

OS CIDADÃOS que não forem eleitos vereadores nem prefeito também podem apresentar projetos de lei. Mas não é possível apresentar um projeto sozinho: é preciso ter apoio de ao MENOS 5% do eleitorado do Município. Esses são chamados PROJETOS DE LEI DE INICIATIVA POPULAR.

Ao receber o requerimento para apreciação do projeto, a Câmara Municipal irá verificar se os requisitos foram cumpridos. Se está tudo certinho, o projeto irá tramitar (passar pelas fases necessárias) como todos os outros.

Mas há outra diferença: os projetos de lei de iniciativa popular REJEITADOS pela Câmara não são descartados na hora. Eles podem ser submetidos a referendo (votação), se 10% do eleitorado pedir. Os resultados das consultas referendárias serão promulgados pela Mesa da Câmara Municipal.

Além disso, todo mundo, eleitor ou não, pode assistir às sessões. E, claro, dá para acompanhar o trabalhos dos vereadores pela INTERNET. É importante ficar de olho, cobrar e dar sugestões, pois estamos falando da qualidade de vida de nossa cidade.

Portall Gameleira

Comentários

Postar um comentário


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

CONFIRA AS PRINCIPAIS MEDIDAS RESTRITIVAS DO NOVO DECRETO DO ESTADO EM 07 DE MARÇO DE 2021.

  DECRETO Nº 20.289 DE 07 DE MARÇO DE 2021. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA , no uso da atribuição que lhe confere o inciso V do art. 105 da Constituição Estadual, D E C R E T A. - Ficam autorizados, de 08 de março até às 05h de 10 de março de 2021 , nos Municípios (1. Andorinha 2. Antônio Gonçalves 3. Campo Alegre de Lourdes 4. Campo Formoso 5. Cansanção 6. Canudos 7. Casa Nova 8. Curaçá 9. Filadélfia 10. Itiúba 11. JAGUARARI 12. Juazeiro 13. Pilão Arcado 14. Pindobaçu 15. Ponto Novo 16. Remanso 17. Senhor do Bonfim 18. Sento Sé 19. Sobradinho 20. Uauá) constantes no Anexo Único deste Decreto, somente o funcionamento dos serviços essenciais ...  - Ficam suspensas, nos Municípios as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrada como serviços público essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto ...  - Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres , localizados nos Municípios, só pode

EM AÇÃO EMERGENCIAL, A SECRETARIA DE OBRAS CONCLUI CASCALHAMENTO EM APROXIMADAMENTE 30KM DA BA 314

  Enquanto trâmites burocráticos são finalizados pelo Governo do Estado para o anúncio oficial da empresa vencedora do processo licitatório para tocar a obra de Requalificação da BA 314, trecho Barrinha/ Mineração Caraíba, em Pilar, a Prefeitura Municipal de Jaguarari , por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Pública s, realizou em aproximadamente 30 quilômetros ação paliativa com cascalhamento nos trechos mais críticos da estrada .  Com a conclusão da intervenção, o secretário municipal de Infraestrutura, Josimar Zuza , acredita que haverá significativa melhora na trafegabilidade. “Sabemos que isso não resolve. É apenas uma ação emergencial enquanto é iniciada a requalificação pela Seinfra-BA", afirmou Josimar.  No final de fevereiro, o prefeito Antônio Nascimento e o secretário de Governo, André Nascimento estiveram na Seinfra, em Salvador, acompanhados do deputado estadual Bobô Tavares para pedir agilidade na obra de recuperação da BA 314. Na ocasião, uma boa notíci

PREFEITO DE JAGUARARI PEDE AO GOVERNADOR RUI COSTA AGILIDADE NA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA O ENFRENTAMENTO À COVID-19

  Em reunião virtual que ocorreu na manhã deste domingo (07/3), o prefeito Antônio Nascimento conversou com o governador da Bahia, Rui Costa , e pediu agilidade na liberação de recursos a serem aplicados no enfrentamento à pandemia de coronavírus em Jaguarari.  Dentre as solicitações feitas está o envio de novas remessas de testes rápidos para o Centro de Atendimento à Covid-19 do Município. “Não tem vindo nada do Governo Federal”, destacou Antônio Nascimento.  Prefeitos da região também participaram da reunião. Na oportunidade, todos relataram as dificuldades que vêm encontrando neste período crítico da pandemia com o aumento do número de óbitos.  O governador Rui Costa aproveitou a ocasião e solicitou junto aos gestores informações sobre o quantitativo de leitos e de respiradores não utilizados nos municípios. O objetivo é que os equipamentos não utilizados possam ser cedidos para os hospitais de campanha que estão sendo abertos em Salvador.  VACINA – O contrato para a compra dire