FUNCIONAMENTO DO LEGISLATIVO: COMO UM PROJETO SE TORNA LEI, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE JAGUARARI ANO 2017. Pular para o conteúdo principal

FUNCIONAMENTO DO LEGISLATIVO: COMO UM PROJETO SE TORNA LEI, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE JAGUARARI ANO 2017.



COMO UM PROJETO SE TORNA LEI. Um projeto de lei pode ser proposto por um VEREADOR, por vários VEREADORES ou pelo PREFEITO. (Também pelos CIDADÃOS, mas vamos ver os detalhes mais adiante). Um projeto de lei pode tratar de várias coisas: pode dar nome a uma RUA, firmar um CONVÊNIO entre o Município e uma entidade, até estabelecer qual será o ORÇAMENTO (quanto será arrecadado e quanto será gasto pela administração municipal) do ano seguinte.

O PROJETO DE LEI DEVE, em primeiro lugar, ser protocolado na SECRETARIA DA CÂMARA. Então, ele passa pela assessoria jurídica, que analisa a legalidade e constitucionalidade do projeto, e depois passa pelas comissões – começando, como vocês já sabem, pela Comissão de Constituição de Justiça.

Depois de receber o parecer das comissões, o projeto é apreciado por todos os vereadores, que falam sobre ele na SESSÃO PLENÁRIA. Os vereadores então VOTAM para APROVÁ-LO ou NÃO. O projeto deve ser VOTADO DUAS VEZES, em duas sessões diferentes.

DEPOIS DE VOTADO DUAS VEZES, se aprovado, o projeto é enviado ao prefeito. O prefeito analisa o texto e, se concordar com ele, SANCIONA (assina) e manda publicar. É assim que o PROJETO SE TORNA UMA LEI. Mas se o prefeito não concordar com ele, pode VETÁ-LO. O veto do prefeito é analisado pelos vereadores, que podem DERRUBÁ-LO ou ACEITÁ-LO. Se os vereadores derrubarem o veto, o projeto vai se tornar lei. Mas se os vereadores aceitarem o veto, O PROJETO É ARQUIVADO.

COMO PARTICIPAR?

OS CIDADÃOS que não forem eleitos vereadores nem prefeito também podem apresentar projetos de lei. Mas não é possível apresentar um projeto sozinho: é preciso ter apoio de ao MENOS 5% do eleitorado do Município. Esses são chamados PROJETOS DE LEI DE INICIATIVA POPULAR.

Ao receber o requerimento para apreciação do projeto, a Câmara Municipal irá verificar se os requisitos foram cumpridos. Se está tudo certinho, o projeto irá tramitar (passar pelas fases necessárias) como todos os outros.

Mas há outra diferença: os projetos de lei de iniciativa popular REJEITADOS pela Câmara não são descartados na hora. Eles podem ser submetidos a referendo (votação), se 10% do eleitorado pedir. Os resultados das consultas referendárias serão promulgados pela Mesa da Câmara Municipal.

Além disso, todo mundo, eleitor ou não, pode assistir às sessões. E, claro, dá para acompanhar o trabalhos dos vereadores pela INTERNET. É importante ficar de olho, cobrar e dar sugestões, pois estamos falando da qualidade de vida de nossa cidade.

Portall Gameleira

Comentários

Postar um comentário


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES EMERGENCIAIS APÓS FORTES CHUVAS QUE ATINGEM O MUNICÍPIO DE JAGUARARI-BA

  Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo número: 74 9 9987-1218 A Prefeitura de Jaguarari por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Social intensificaram as ações emergenciais nesta terça-feira (21), devido à forte chuva que atingiu o município. O secretário, José Adauto e o Secretario Regivaldo (Neném do Outeiro), ambos pediram a compreensão das suas equipes, o máximo de atenção e empatia com as famílias mais necessitadas. Entre as ações realizadas, está a manutenção em pontos críticos das estradas e nas ruas da sede e na zona rural. Ações realizadas pela Secretaria Municipal de Infra Estrutura e Obras Públicas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está prestando atendimento aos moradores atingidos pelas chuvas. As famílias estão sendo acolhidas e recebendo todo apoio necessário.

PREFEITO ANTÔNIO NASCIMENTO JUNTO COM A COOMPAB INCENTIVAM O RESGATE DO PLANTIO DO SISAL NA REGIÃO DO DISTRITO DE GAMELEIRA, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE JAGUARARI.

Na manhã desta sexta-feira, 03/09, aconteceu no distrito de Gameleira, cidade de Jaguarari (BA), o "1º seminário resgate econômico da cultura do sisal" . Onde o Presidente da Cooperativa de Comercialização e Produção da Agricultura Familiar - COOMPAB, Vanderlei Crisóstomo , apresentou uma série de iniciativas para incentivar a retomada do plantio do sisal no distrito de Gameleira e região. O objetivo é mostrar para o agricultor Jaguarariense os negócios que podem ser empreendidos a partir do plantio do sisal. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Jaguarari através da Secretaria Municipal de Agricultura. Após explanação do assunto, todos se dirigiram até o antigo lixão do distrito, onde realizaram o plantio simbólico das mudas do sisal , o prefeito Antônio Nascimento afirmou compromisso e reforçou a importância da população em participar . Para ele, O desafio é planejar, executar o que planejou de modo a mudar a realidade e construir um modelo do projeto que ...

POR FALTA DE DOAÇÃO DE UM TERRENO PÚBLICO, PRODUTORES DA AGRICULTURA FAMILIAR DE GAMELEIRA E ADJACÊNCIAS PODEM PERDER RECURSO ESTADUAL NO VALOR DE R$: 285 MIL REAIS.

Fundada no ano de 1985, a ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E PRODUTORES DA AGRICULTURA FAMILIAR DE GAMELEIRA , que por muitos anos vem beneficiando as comunidades, também disponibilizando trator agrícola para homens do campo, e que tem também como referência, a conquista da água tratada, encanada e rede de esgoto nas residências, vem passando por dificuldades. A presidenta da associação nos relatou que por diversas vezes foi a PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARARI   com esp erança de receber a doação de um terreno público localizado nas margens da BR-407 próximo a POUSADA JAGUAR na Cidade de Jaguarari - BA mas que continua até então sem resposta do poder público. Isto levou a associação a procurar o site PORTALL GAMELEIRA para tornar público a situação. É de estrema urgência que se consiga esse local pois, sem um terreno com apenas 15M (quinze metros) largura por 15M (quinze metros) de comprimento, a ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E PRODUTORES DA AGRICULTURA FAMILIAR DE GAMELEIRA corre o risco ...