Pular para o conteúdo principal

FUNCIONAMENTO DO LEGISLATIVO: COMO UM PROJETO SE TORNA LEI, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE JAGUARARI ANO 2017.



COMO UM PROJETO SE TORNA LEI. Um projeto de lei pode ser proposto por um VEREADOR, por vários VEREADORES ou pelo PREFEITO. (Também pelos CIDADÃOS, mas vamos ver os detalhes mais adiante). Um projeto de lei pode tratar de várias coisas: pode dar nome a uma RUA, firmar um CONVÊNIO entre o Município e uma entidade, até estabelecer qual será o ORÇAMENTO (quanto será arrecadado e quanto será gasto pela administração municipal) do ano seguinte.

O PROJETO DE LEI DEVE, em primeiro lugar, ser protocolado na SECRETARIA DA CÂMARA. Então, ele passa pela assessoria jurídica, que analisa a legalidade e constitucionalidade do projeto, e depois passa pelas comissões – começando, como vocês já sabem, pela Comissão de Constituição de Justiça.

Depois de receber o parecer das comissões, o projeto é apreciado por todos os vereadores, que falam sobre ele na SESSÃO PLENÁRIA. Os vereadores então VOTAM para APROVÁ-LO ou NÃO. O projeto deve ser VOTADO DUAS VEZES, em duas sessões diferentes.

DEPOIS DE VOTADO DUAS VEZES, se aprovado, o projeto é enviado ao prefeito. O prefeito analisa o texto e, se concordar com ele, SANCIONA (assina) e manda publicar. É assim que o PROJETO SE TORNA UMA LEI. Mas se o prefeito não concordar com ele, pode VETÁ-LO. O veto do prefeito é analisado pelos vereadores, que podem DERRUBÁ-LO ou ACEITÁ-LO. Se os vereadores derrubarem o veto, o projeto vai se tornar lei. Mas se os vereadores aceitarem o veto, O PROJETO É ARQUIVADO.

COMO PARTICIPAR?

OS CIDADÃOS que não forem eleitos vereadores nem prefeito também podem apresentar projetos de lei. Mas não é possível apresentar um projeto sozinho: é preciso ter apoio de ao MENOS 5% do eleitorado do Município. Esses são chamados PROJETOS DE LEI DE INICIATIVA POPULAR.

Ao receber o requerimento para apreciação do projeto, a Câmara Municipal irá verificar se os requisitos foram cumpridos. Se está tudo certinho, o projeto irá tramitar (passar pelas fases necessárias) como todos os outros.

Mas há outra diferença: os projetos de lei de iniciativa popular REJEITADOS pela Câmara não são descartados na hora. Eles podem ser submetidos a referendo (votação), se 10% do eleitorado pedir. Os resultados das consultas referendárias serão promulgados pela Mesa da Câmara Municipal.

Além disso, todo mundo, eleitor ou não, pode assistir às sessões. E, claro, dá para acompanhar o trabalhos dos vereadores pela INTERNET. É importante ficar de olho, cobrar e dar sugestões, pois estamos falando da qualidade de vida de nossa cidade.

Portall Gameleira

Comentários

Postar um comentário


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

GAMA VENCE 13 DE JUNHO NOS PÊNALTIS E CONQUISTA TÍTULO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL DE JACUNÃ – 2024

  Terceira edição do Campeonato de Futebol de Jacunã chegou ao fim neste ultimo domingo, dia (24). Com a organização, direção do evento, Marquinhos e Valtenei, e com o apoio dos comerciantes, o campeonato com recorde de público aqueceu o comércio local, retribuindo o investimento aos patrocinadores. Esteve presente durante o evento, o Amigo Adauto, apoiador do evento e convidado a realizar a entrega do prêmio ao campeão . A equipe da Gameleira (Gama) venceu a equipe de Jacunã (13 de Junho) nos pênaltis. POrtall Gameleira

PREFEITO PRETENDE IMPLANTAR UM POLO DA FACULDADE BAIANA, TRAZENDO CURSOS DE GRADUAÇÃO E TÉCNICOS EM JAGUARARI

  A Prefeitura Municipal, Governo Cuidando da Nossa Gente, está avaliando a possibilidade de implantar um polo da Faculdade Baiana de Senhor do Bonfim (Fabasb) em Jaguarari. Na terça-feira (20), o prefeito Seu Antônio, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, se reuniu com a direção geral da (Fabasb) para discutir detalhes da implantação do polo da faculdade particular no município. Cursos de graduação: Direito, Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Administração. Cursos técnicos: Turismo, segurança do trabalho, eletrotécnica, enfermagem, energia eólica e solar. Fonte: Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente

A PREFEITURA DE JAGUARARI DEU INÍCIO NA DISTRIBUIÇÃO DE SACAS DE MILHO PARA ASSEGURAR ALIMENTAÇÃO DE REBANHOS NA AGRICULTURA FAMILIAR

  Parceria entre prefeitura, CAR e o Governo do Estado segue com distribuição de sacas de milho para garantir alimentação animal para rebanhos caprinos, ovinos e bovinos de agricultores e agricultoras familiares. Nesta segunda-feira (26), A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos deu início na entrega das 1.115 sacas de milho com 60kg cada. Os beneficiários precisaram preencher os seguintes requisitos (inscrição): RG; CPF; DAP/CAF ATIVA; ADAB; comprovar atividade produtiva de caprino, ovino ou bovino. Os cadastros foram realizados na sede da secretaria. POrtall Gameleira