Pular para o conteúdo principal

FUNCIONAMENTO DO LEGISLATIVO: COMO UM PROJETO SE TORNA LEI, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE JAGUARARI ANO 2017.



COMO UM PROJETO SE TORNA LEI. Um projeto de lei pode ser proposto por um VEREADOR, por vários VEREADORES ou pelo PREFEITO. (Também pelos CIDADÃOS, mas vamos ver os detalhes mais adiante). Um projeto de lei pode tratar de várias coisas: pode dar nome a uma RUA, firmar um CONVÊNIO entre o Município e uma entidade, até estabelecer qual será o ORÇAMENTO (quanto será arrecadado e quanto será gasto pela administração municipal) do ano seguinte.

O PROJETO DE LEI DEVE, em primeiro lugar, ser protocolado na SECRETARIA DA CÂMARA. Então, ele passa pela assessoria jurídica, que analisa a legalidade e constitucionalidade do projeto, e depois passa pelas comissões – começando, como vocês já sabem, pela Comissão de Constituição de Justiça.

Depois de receber o parecer das comissões, o projeto é apreciado por todos os vereadores, que falam sobre ele na SESSÃO PLENÁRIA. Os vereadores então VOTAM para APROVÁ-LO ou NÃO. O projeto deve ser VOTADO DUAS VEZES, em duas sessões diferentes.

DEPOIS DE VOTADO DUAS VEZES, se aprovado, o projeto é enviado ao prefeito. O prefeito analisa o texto e, se concordar com ele, SANCIONA (assina) e manda publicar. É assim que o PROJETO SE TORNA UMA LEI. Mas se o prefeito não concordar com ele, pode VETÁ-LO. O veto do prefeito é analisado pelos vereadores, que podem DERRUBÁ-LO ou ACEITÁ-LO. Se os vereadores derrubarem o veto, o projeto vai se tornar lei. Mas se os vereadores aceitarem o veto, O PROJETO É ARQUIVADO.

COMO PARTICIPAR?

OS CIDADÃOS que não forem eleitos vereadores nem prefeito também podem apresentar projetos de lei. Mas não é possível apresentar um projeto sozinho: é preciso ter apoio de ao MENOS 5% do eleitorado do Município. Esses são chamados PROJETOS DE LEI DE INICIATIVA POPULAR.

Ao receber o requerimento para apreciação do projeto, a Câmara Municipal irá verificar se os requisitos foram cumpridos. Se está tudo certinho, o projeto irá tramitar (passar pelas fases necessárias) como todos os outros.

Mas há outra diferença: os projetos de lei de iniciativa popular REJEITADOS pela Câmara não são descartados na hora. Eles podem ser submetidos a referendo (votação), se 10% do eleitorado pedir. Os resultados das consultas referendárias serão promulgados pela Mesa da Câmara Municipal.

Além disso, todo mundo, eleitor ou não, pode assistir às sessões. E, claro, dá para acompanhar o trabalhos dos vereadores pela INTERNET. É importante ficar de olho, cobrar e dar sugestões, pois estamos falando da qualidade de vida de nossa cidade.

Portall Gameleira

Comentários

Postar um comentário


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

A ISCA DE SEMPRE! AQUELE VELHO ASFALTO ELEITOREIRO ENTRA EM AÇÃO.

Faltando dois meses para a eleição municipal de 2020, o prefeito Everton Rocha (PSDB), iniciou o derramamento de asfalto “VISTO PELO OS MORADORES” como tentativa de pavimentação da vitória.
De acordo com a população, esta ação é uma tentativa para reverter a desaprovação e ser reeleito para mais quatro anos no comando da prefeitura municipal de Jaguarari.
Estratégia de marketing. O serviço de asfaltamento promove uma transformação positiva no Distrito e na vida dos Gameleirense, mas, principalmente, melhora, a imagem de Everton Rocha como gestor, ainda que isso ocorra, só agora, próximo ao fim do mandato.Resta saber se, após várias promessas não cumpridas, a população de Jaguarari vai apostar mais uma vez em Everton Rocha?
POrtall Gameleira

ELEIÇÕES 2020: LISTA ATUALIZADA DE FILIADOS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO PORTAL DO TSE

Já estão disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações atualizadas sobre osfiliados a partidos políticos em todo o país. O prazo para as legendas entregarem as informações venceu no dia 14 de outubro.
A legislação estabelece que os partidos devem apresentar, anualmente, a relação de filiados sempre na segunda semana dos meses de abril e outubro.
No caso das filiações em duplicidade, as ocorrências permanecerão sub judice até que haja decisão do juízo eleitoral da zona de inscrição do filiado.

CALENDÁRIO DA TERCEIRA PARCELA DE R$ 600 DO AUXILIO EMERGENCIAL E OUTROS LOTES

Também foram divulgadas datas de pagamento da segunda parcela para o segundo lote de aprovados, e os primeiros pagamentos para um quarto lote de 1,1 milhão de novos aprovados.
O governo divulgou na noite desta quinta-feira (25), em edição extra do "Diário Oficial da União", o calendário de pagamentos da terceira parcela do auxílio emergencial de R$ 600.
Também foi divulgado o calendário de pagamento da segunda parcela para os aprovados do segundo lote – aqueles que receberam a primeira parcela entre os dias 16 e 29 de maio. O governo também vai pagar a primeira parcela do benefício a 1,1 milhão de novos aprovados.
A segunda parcela para os aprovados do terceiro lote (que receberam a primeira entre os dias 16 e 17 de junho) ainda não tem data definida.
A partir de sábado (27/06) até 4 de julho, o dinheiro será depositado nas contas da poupança social digital para pagamento de contas, boletos e compras por meio do cartão de débito digital. As transferências e os saques em dinheiro…