Pular para o conteúdo principal

CONGRESSO PROMULGA "TORNA PÚBLICO" EMENDA CONSTITUCIONAL QUE ADIA ELEIÇÕES MUNICIPAIS PARA NOVEMBRO DE 2020.


O Congresso Nacional promulgou em sessão solene nesta quinta-feira (2) a emenda constitucional que adia para novembro as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. A emenda adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.

Emendas à Constituição são promulgadas pela mesa diretora do Congresso em sessão conjunta e não precisam da sanção do presidente da República.

A emenda altera também trecho da legislação eleitoral para permitir que prefeitos façam publicidade institucional de atos e campanhas dos órgãos públicos municipais destinados ao enfrentamento à pandemia do coronavírus. A lei proíbe este tipo de publicidade nos três meses anteriores às eleições. Eventuais condutas abusivas serão apuradas.

Caso um município ou estado não apresente condições sanitárias para realizar as eleições em novembro, o Congresso poderá editar um decreto legislativo designando novas datas para a realização do pleito, tendo como data-limite o dia 27 de dezembro de 2020.

A proposta fixa datas para a realização de eventos relacionados à campanha eleitoral. Pelo texto:
  • A PARTIR DE 11 DE AGOSTO: as emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;
  • DE 31 DE AGOSTO A 16 DE SETEMBRO: prazo para a realização das convenções para escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações;
  • ATÉ 26 DE SETEMBRO: prazo para que os partidos e coligações solicitem à Justiça Eleitoral o registro de candidatos;
  • A PARTIR DE 26 DE SETEMBRO: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
  • A PARTIR DE 27 DE SETEMBRO: prazo para início da propaganda eleitoral, também na internet;
  • 27 DE OUTUBRO: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
  • ATÉ 15 DE DEZEMBRO: prazo para o encaminhamento à Justiça Eleitoral das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativas ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
  • ATÉ 18 DE DEZEMBRO: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.
Fonte: G1

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

MULTIDÃO LOTA A PRAÇA DE GAMELEIRA REAFIRMANDO O FAVORITISMO DE SEU ANTÔNIO AO CARGO DE PREFEITO DE JAGUARARI

A noite do último sábado, 24 de novembro, já se tornou histórica em Jaguarari (BA). O candidato a prefeito SEU ANTONIO (PT), em Carreata atraiu multidão até a Praça de Gameleira.
A multidão de bandeiras e panfletos manifestava com alegria o apoio à chapa que disputa a troca do comando executivo da Prefeitura Municipal de Jaguarari (BA), através da coligação “Jaguarari Feliz de Novo”. O evento foi avaliado como o maior da história política do distrito.

Apoiadores e simpatizantes cantavam “O POVO QUER O LISO”. A assessoria de Seu Antônio utilizou o termo como marketing, e a campanha conta com a adesões de pessoas que até então eram adversário e indecisas.
Os organizadores do movimento fizeram questão de destacar que, todos estiveram presentes de forma espontânea “O povo que está aqui, clamam pelo o retorno do ex-prefeito, que por oito anos administrou o município pautado na seriedade e compromisso com a população”, disse.

GAMELEIRA: JOVEM COMETE SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO NA ZONA RURAL DE JAGUARARI-BA

No final da tarde deste sábado (09/02), um jovem identificado como sendo Douglas Santos (FILHO JACO DO FORRO), 29 anos, cometeu suicídio, se utilizando de uma corda e enforcando-se em um pé de umbuzeiro no distrito de Gameleira, zona rural de Jaguarari.

Segundo informações o fato ocorreu próximo a estrada vicinal que liga ao povoado de Jacunã, populares encontraram a vítima e acionaram a PM que isolou o local até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica que procederam com os trabalhos de praxe em seguida removendo o corpo para o IML de Senhor do Bonfim.

Portal Jaguarari

COMISSÃO DE GAMELEIRA VAI A RÁDIO TOP FM, EM BUSCA DE APOIO PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA NA OBRA DAS DUAS PASSAGENS MOLHADA NA ESTRADA DE GAMELEIRA.

Uma COMISSÃO formada por moradores de Gameleira, Jaguarari(BA), esteve nesta sexta-feira (14), na rádio TOP FM-104,9, para cobrar agilidade e qualidade nas obras de passagem molhada, no trecho que liga o distrito de Gameleira ao município de Jaguarari(BA).
A Comissão busca apoio para pressionar o poder público com intuito de solucionar o problema que já vem se arrastando há quase 60 dias, causando transtornos aos moradores e todos que transitam diariamente na estrada de gameleira. 

Durante a entrevista, a Comissão relatou o valor de cada passagem molhada e a forma quem vem sendo realizada a obra. “A obra de terraplanagem na estrada de Gameleira, no valor de 2.500.000,00 (Milhões), hoje se encontra totalmente destruída e não foram feito as canaletas. Reforma das PASSAGENS MOLHADA no valor de 400 MIL, realizada com material inadequado, reaproveitando material e uma única via; não está alinhada com a estrada...” Afirmou o presidente da comissão.
O presidente da comissão reiterou e disse qu…