Pular para o conteúdo principal

DANOS NOS PONTOS DE ABASTECIMENTO SÃO A CAUSA DA FALTA DE ÁGUA EM FLAMENGO


Mesmo após a retomada da Operação Exército, que auxilia no abastecimento de água potável para todo o município, moradores do povoado Flamengo reclamam a falta de água para consumo humano. Moradores da localidade fizeram algumas reclamações durante programa da Rádio Liderança FM e cobraram da Prefeitura Municipal de Jaguarari uma solução urgente para o problema.

Em resposta aos questionamentos, o coordenador da COMDEC, Givaldo Costa, informou que o cronograma para a distribuição da água, que teve início no dia 9 de janeniro, é de responsabilidade do Exército Brasileiro, sem qualquer intervenção da Prefeitura no roteiro. 

Ainda segundo Givaldo Costa, existem 15 cisternas em Flamengo, identificadas como Pontos de Abastecimento (PA), em um raio de 500 metros entre cada uma delas. A água que chega pelos caminhões-pipa, abastece os reservatórios que servem coletivamente às famílias próximas a cada ponto. A depender da quantidade de pessoas por família beneficiada, o abastecimento das cisternas é feito de duas a oito vezes ao mês. 

O coordenador da COMDEC aponta ainda como causa principal para essa situação, a inoperância do poço situado em Juacema, antes usado para atividades domésticas e consumo animal em Flamengo e adjacências. Porém, como o poço foi danificado e não reparado na gestão do ex-prefeito, Everton Rocha, ocorre uma sobrecarga dos reservatórios abastecidos pelo Exército, resultando na redução da capacidade de abastecimento de água para consumo humano e no aumento crescente da demanda. 

O Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Valdemilson Vieira, também aponta outro problema: as três caixas do sistema de abastecimento no poço de Juacema foram danificadas. “Ao que parece foi resultado de ato intencional, visto que todas elas explodiram e, curiosamente, na mesma época em que ocorreu na localidade de Catuni da Estrada, comprometendo o sistema de distribuição”, disse o secretário. 

O fato é que a Secretaria de Agricultura já está trabalhando para a reativação do poço em Juacema, para que os pontos de abastecimento de água para consumo humano, fornecida pelo Exército no Flamengo, sejam desafogados. 

Assessoria de Comunicação Social


Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

A SEAGRI ALOJOU 500 ALEVINOS NO POVOADO DE DIOGO COM O OBJETIVO DE CRIAR NOVAS FONTES DE RENDA E INCENTIVAR A PISCICULTURA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI.

  Na manhã dessa segunda-feira, dia (27), O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Aílson Souza e o Gerente de Recursos Hídricos, Bira, juntos estiveram na Barragem do Sabino na zona rural, povoado de Diogo, realizando a colocação de 500 Alevinos. O objetivo dessa ação é promover renda a partir da diversificação de atividades produtivas e também garantir segurança alimentar e nutricional das famílias, a partir do consumo dessa proteína animal. POrtall Gameleira

PREFEITURA DE JAGUARARI POR MEIO DA (SEAGRI) REALIZA MANUTENÇÃO DOS POÇOS ARTESIANOS DE USO COLETIVO DA ZONA RURAL

  Mantendo o compromisso com a população do interior do município, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI), continua realizando manutenção nos poços artesianos de uso coletivo na zona rural. Na ultima sexta (01), a s comunidade de Bruteiro, Ipueira dos Brandoes, Terra Nova e Baixa Verde , receberam serviços de manutenção e reparo em Poço, conjunto de Motobomba, parte Elétrica, Motor a Diesel e Cata-vento . Segundo o Secretário, Ailso Souza , o trabalho de manutenção de poços artesianos visa prevenir e assegurar que o abastecimento dure por muito mais tempo. “Sempre buscamos trabalhar com prevenção e eficiência, para garantirmos a qualidade no atendimento aos usuários, quando chega uma demanda do interior em nossas mãos, nossa equipe procura atender a população o mais rápido possível ”, disse. POrtall Gameleira

BARREIRAS FIXA FORAM INSTALADAS NAS PRINCIPAIS ENTRADAS DE GAMELEIRA, PROIBINDO ENTRADA DE VISITANTES EM BUSCA DA TRADICIONAL QUINTA-FEIRA MAIOR DA SEMANA SANTA.

UM MARCO EM NOSSA HISTÓRIA , segundo moradores “Nunca houve algo assim na história do distrito de Gameleira.” Na manhã de quinta-feira (09/04), o distrito de GAMELEIRA /Jaguarari, amanheceu com suas principais entradas bloqueadas, BARREIRAS FIXA foram instaladas proibindo entrada de visitantes e barraqueiros que buscam a tradicional QUINTA-FEIRA MAIOR da Semana Santa. A decisão foi tomada com base no DECRETO MUNICIPAL Nº 0116/2020 publicado pelo prefeito de Jaguarari, que tem como objetivo medidas de contenção e prevenção ao novo CORONAVÍRUS . A iniciativa visa restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de impedir o contágio do Covid-19. POrtall Gameleira CONFIRA AS IMAGENS: QUINTA FEIRA MAIOR, TRADICIONAL FEIRA LIVRE DE GAMELEIRA ATRAEM MILHARES DE PESSOAS TODOS OS ANOS. Saiba mais sobre a QUINTA-FEIRA MAIOR:  https://www.portallgameleira.com.br/2019/04/quinta-feira-maior-tradicional-feira_11.html