Pular para o conteúdo principal

DANOS NOS PONTOS DE ABASTECIMENTO SÃO A CAUSA DA FALTA DE ÁGUA EM FLAMENGO


Mesmo após a retomada da Operação Exército, que auxilia no abastecimento de água potável para todo o município, moradores do povoado Flamengo reclamam a falta de água para consumo humano. Moradores da localidade fizeram algumas reclamações durante programa da Rádio Liderança FM e cobraram da Prefeitura Municipal de Jaguarari uma solução urgente para o problema.

Em resposta aos questionamentos, o coordenador da COMDEC, Givaldo Costa, informou que o cronograma para a distribuição da água, que teve início no dia 9 de janeniro, é de responsabilidade do Exército Brasileiro, sem qualquer intervenção da Prefeitura no roteiro. 

Ainda segundo Givaldo Costa, existem 15 cisternas em Flamengo, identificadas como Pontos de Abastecimento (PA), em um raio de 500 metros entre cada uma delas. A água que chega pelos caminhões-pipa, abastece os reservatórios que servem coletivamente às famílias próximas a cada ponto. A depender da quantidade de pessoas por família beneficiada, o abastecimento das cisternas é feito de duas a oito vezes ao mês. 

O coordenador da COMDEC aponta ainda como causa principal para essa situação, a inoperância do poço situado em Juacema, antes usado para atividades domésticas e consumo animal em Flamengo e adjacências. Porém, como o poço foi danificado e não reparado na gestão do ex-prefeito, Everton Rocha, ocorre uma sobrecarga dos reservatórios abastecidos pelo Exército, resultando na redução da capacidade de abastecimento de água para consumo humano e no aumento crescente da demanda. 

O Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Valdemilson Vieira, também aponta outro problema: as três caixas do sistema de abastecimento no poço de Juacema foram danificadas. “Ao que parece foi resultado de ato intencional, visto que todas elas explodiram e, curiosamente, na mesma época em que ocorreu na localidade de Catuni da Estrada, comprometendo o sistema de distribuição”, disse o secretário. 

O fato é que a Secretaria de Agricultura já está trabalhando para a reativação do poço em Juacema, para que os pontos de abastecimento de água para consumo humano, fornecida pelo Exército no Flamengo, sejam desafogados. 

Assessoria de Comunicação Social


Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

PREFEITO SEU ANTÔNIO ANUNCIA OBRA DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DOS 12KM DA ESTRADA VICINAL DO DISTRITO DE GAMELEIRA

  O prefeito de Jaguarari, SEU ANTÔNIO anunciou, nesta segunda-feira, 24, na comunidade de Diogo, um pacote de obras na área de infraestrutura , a exemplo da PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA da estrada vicinal do distrito de Gameleira que dá acesso à comunidade de Jacunã e fazendas vizinhas. Investimento com RECURSO PRÓPRIO E DE EMENDAS parlamentares no valor de 8 MILHÕES DE REAIS , onde o deputado Federal Josias Gomes (PT) , disponibilizou para o município 1 Milhão de Reais, o deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB) , 500 Mil Reais, o município 1,5 Milhão e meio de Reais, e o Governo do Estado da Bahia 5  Milhões de Reais "Já está tudo definido, o município de Jaguarari vai firmar um convênio com a secretaria do de Obras do Estado da Bahia" Destacou o prefeito. POrtall Gameleira

SINAL DE CELULAR COMEÇA SER IMPLANTADO NO DISTRITO DE GAMELEIRA PELO PROJETO FALA BAHIA – GOVERNO DO ESTADO

  Com a iniciativa do deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB) e do prefeito de Jaguarari, Seu Antônio (PT), o distrito de Gameleira é contemplado com sinal de celular. Foi dado início nesta semana, IMPLANTAÇÃO DA ANTENA DE TELEFONIA MÓVEL no distrito de GAMELEIRA . A chegada da telefonia móvel é parte do PROJETO FALA BAHIA com incentivos fiscais concedidos pelo o Governo do Estado. Na etapa complementar da 1ª fase, que é executada pelas Secretarias estaduais de Infraestrutura (SEINFRA) e da Fazenda (SEFAZ), mais 112 localidades passarão a contar com o serviço de telefonia móvel, entre esses estão os distritos de GAMELEIRA E JUACEMA . Além facilitar as licenças ambientais para a construção das redes, o governo está abrindo mão de até R$ 300 mil por estação radiobase, recursos que serão descontados do ICMS devido pela operadora. O investimento é da ordem de R$ 25 milhões, através da renúncia do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às operadoras TIM e CLARO , venc

VEREADOR ZÉ GALEGO VISITA A OBRA DE COBERTURA DA QUADRA ESPORTIVA NA COMUNIDADE DE FLAMENGO

  O Governo cuidando da nossa gente deu início à obra de cobertura metálica da Quadra de Esportes na comunidade de Flamengo. Na última quinta-feira, (20), o vereador Zé Galego (PP), visitou a obra da cobertura metálica da quadra esportiva da comunidade de Flamengo, uma solicitação da comunidade, especialmente dos desportistas locais. O vereador disse que a cobertura da quadra ofertará outras opções para trabalhar projetos com idosos, crianças e alunos da escola da comunidade, por essa razão, fez à reivindicação da cobertura da quadra da comunidade, o prefeito Seu Antônio (PT), abraçou a causa e com recuso próprio a obra estar se concretizando. POrtall Gameleira