PREFEITURA DE JAGUARARI APOIARÁ PROJETO PIONEIRO PARA RECUPERAÇÃO DE RIO EXTINTO Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE JAGUARARI APOIARÁ PROJETO PIONEIRO PARA RECUPERAÇÃO DE RIO EXTINTO

 


A Prefeitura de Jaguarari, Governo Cuidando da Nossa Gente, vai integrar uma ação pioneira, de cunho socioambiental, para a recuperação das nascentes do extinto Rio Estiva que, há mais de 30 anos, cortava as serras do município. Na última sexta-feira, dia 15, as Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura participaram de um encontro, realizado no povoado de Serra dos Morgados, o que representou o marco inicial do projeto. 

O encontro foi organizado pelo Salve as Serras (SAS), movimento ecológico que defende a proteção da sociobiodiversidade das Serras da Jacobina, e reuniu representantes das associações de moradores da Serra dos Morgados e da Berinjela; da Associação de Mulheres de Serra dos Morgados; do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da sua secretaria executiva, a Agência Peixe Vivo; além da equipe técnica da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape). 

O PROJETO - “O CBHSF abriu um edital e vimos a oportunidade de construir uma ação que pudesse ser a primeira nas serras. Convidamos a associação de mulheres e fizemos um projeto que foi aprovado pelo comitê, gerenciado pela Peixe Vivo, e hoje iniciamos essa ação que pode se tornar histórica no semiárido: tentar salvar um rio”, comemorou o professor da Uneb e membro da SAS, Juracy Marques. 

A estimativa é que sejam investidos cerca de R$ 1 milhão no projeto que envolve três etapas: 1. Elaboração do Termo de Referência, que vai determinar tecnicamente a viabilidade da execução das ações e o padrão de contratação das obras; 2. Construção de barragens subterrâneas, barreiros e cercamento das nascentes; 3. Criação de viveiros de mudas para reflorestamento, com foco em educação ambiental. 

A Secretaria de Meio Ambiente se comprometeu em colaborar com o cercamento das nascentes e com a criação de viveiros de mudas; já a Secretaria de Agricultura deve estudar a situação dos dos poços artesianos na localidade.“A Prefeitura de Jaguarari está à disposição para contribuir no que for possível. O governo de Seu Antônio prega o desenvolvimento econômico, mas com sustentabilidade”, afirmou o secretário, Antônio Carlos Xavier. 

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

VEREADOR ADAUTO DA GUARDA FAZ MAIS UMA ENTREGA, UM PADRÃO COMPLETO DE UNIFORME PARA A EQUIPE DE FUTEBOL MASCULINA DE OUTEIRO

  Em nome do Deputado Federal, Josias Gomes, o atual Secretário Municipal de Obras e Vereador licenciado Adauto da Guarda , entregou um padrão de uniformes de futebol masculino com bola de campo para o time de futebol do Outeiro. Um padrão completo de uniformes: (Camisa, calção, meião) e bola, entregues no dia 27/11 ao time: Outeiro.

INÍCIO DA PERFURAÇÃO DE POÇO ARTESIANO NO POVOADO DE FLAMENGO ATRAVÉS DE INDICAÇÃO DO VEREADOR ZÉ GALEGO AO PREFEITO SEU ANTÔNIO EM PARCERIA COM A CERB.

  Hoje, dia 07, atendendo mais uma solicitação da população com indicação do Vereador Zé Galego , e entendendo a necessidade solicitada pelo o vereador, onde famílias sofrem com a escassez de água. O Prefeito Seu Antônio  através da  (CERB) , deu início a perfuração de um POÇO ARTESIANO no povoado de Flamengo. O vereador, salienta que: “fazer gestão pública, é atender dos anseios da população”, frisa os agradecimentos ao prefeito Seu Antônio, por atender sua indicação. POrtall Gameleira

SECRETARIA DE AGRICULTURA FISCALIZA OS ESTABELECIMENTOS QUE ADERIRAM O SELO SIM, APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE JAGUARARI EM 2021

  Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Projeto esse que foi aprovado pela Câmara Municipal de Jaguarari-Ba no ano de 2021, na época o secretário de Agricultura era o Sr. Valdemilson Vieira, vereador Val do Jacunã. A Secretaria Municipal de Agricultura Inspeciona e fiscaliza os estabelecimentos que produzem, manipulam e industrializam produtos de origem animal. Essa fiscalização é feita nos estabelecimentos “comércios” que buscaram e aderiram o selo (SIM). O comerciante informal não é penalizado, ou seja, não é de competência da Secretaria Municipal de Agricultura recolher essas mercadorias. Lembrando que a fiscalização dos órgãos estaduais: (ADAB) e (CREA) são realizadas mediante denúncias e havendo a fiscalização, comerciante que não tenha o selo SIM terá sua mercadoria apreendida pelos os referidos órgãos estaduais , com forme lei estadual Lei nº 12.215, de 30 de maio de 2011, que dispõe sobre o Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal.