PREFEITURA DE JAGUARARI APOIARÁ PROJETO PIONEIRO PARA RECUPERAÇÃO DE RIO EXTINTO Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE JAGUARARI APOIARÁ PROJETO PIONEIRO PARA RECUPERAÇÃO DE RIO EXTINTO

 


A Prefeitura de Jaguarari, Governo Cuidando da Nossa Gente, vai integrar uma ação pioneira, de cunho socioambiental, para a recuperação das nascentes do extinto Rio Estiva que, há mais de 30 anos, cortava as serras do município. Na última sexta-feira, dia 15, as Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura participaram de um encontro, realizado no povoado de Serra dos Morgados, o que representou o marco inicial do projeto. 

O encontro foi organizado pelo Salve as Serras (SAS), movimento ecológico que defende a proteção da sociobiodiversidade das Serras da Jacobina, e reuniu representantes das associações de moradores da Serra dos Morgados e da Berinjela; da Associação de Mulheres de Serra dos Morgados; do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da sua secretaria executiva, a Agência Peixe Vivo; além da equipe técnica da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape). 

O PROJETO - “O CBHSF abriu um edital e vimos a oportunidade de construir uma ação que pudesse ser a primeira nas serras. Convidamos a associação de mulheres e fizemos um projeto que foi aprovado pelo comitê, gerenciado pela Peixe Vivo, e hoje iniciamos essa ação que pode se tornar histórica no semiárido: tentar salvar um rio”, comemorou o professor da Uneb e membro da SAS, Juracy Marques. 

A estimativa é que sejam investidos cerca de R$ 1 milhão no projeto que envolve três etapas: 1. Elaboração do Termo de Referência, que vai determinar tecnicamente a viabilidade da execução das ações e o padrão de contratação das obras; 2. Construção de barragens subterrâneas, barreiros e cercamento das nascentes; 3. Criação de viveiros de mudas para reflorestamento, com foco em educação ambiental. 

A Secretaria de Meio Ambiente se comprometeu em colaborar com o cercamento das nascentes e com a criação de viveiros de mudas; já a Secretaria de Agricultura deve estudar a situação dos dos poços artesianos na localidade.“A Prefeitura de Jaguarari está à disposição para contribuir no que for possível. O governo de Seu Antônio prega o desenvolvimento econômico, mas com sustentabilidade”, afirmou o secretário, Antônio Carlos Xavier. 

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

IPTV - P2P "DOIS SERVIDORES: SMART TV E TV BOX NA (LG, SAMSUNG, ROKU, ANDROID, IPHONE, AOC, PANASONIC, TCL, PHILCO...) CANAIS, FILMES E SERIES

Trabalhamos com servidores estáveis em resolução SD/HD/FHD e 4k , serviço de streaming, IPTV, P2P com o menor preço, solicite um teste grátis e comprove nossa qualidade! COMO FUNCIONA: - Instale um (01) dos aplicativos indicados por nossa equipe técnica " Vu Player Pro, Ibo Player Pro,  ou o Quick Player"  direto na SMART TV ou na TV BOX ; em seguida entre em contato - Whatsapp... OPÇÃO-01:  Pesquise e Instale ( Vu Player Pro ); OPÇÃO-02:  Pesquise e Instale ( Ibo Player Pro ); OPÇÃO-03:  Pesquise e Instale ( Pop Player Pro ); OPÇÃO-04:  Pesquise e Instale ( Quick Player ). .................................................................................. PACOTE MENSAL: - Dois servidores com possibilidade da troca do servidor quando necessário, (garantindo a permanecia do sinal e transmissão de qualidade); - Grade do sistema super organizada com canais divididos por categorias, conteúdo adulto com senha de bloqueio, filmes e séries atualizadas e organizad...

OBRAS DE ASFALTAMENTO EM ANDAMENTO NAS PRINCIPAIS RUAS DO CENTRO DA CIDADE DE JAGUARARI – BA

  Trazendo mais conforto, segurança e fluidez no trânsito para moradores, comerciantes e visitantes. Inicio da pavimentação asfáltica de várias ruas importantes do centro, melhorando a mobilidade e valorizando a cidade. É o Prefeito Seu Antônio, por meio da Secretaria de Obras transformando a vida da nossa gente. Essa iniciativa não apenas melhora a mobilidade urbana, como também valoriza os espaços públicos e impulsiona o desenvolvimento local.

CONVITE: 20 ANOS DO SUAS - CONSTRUÇÃO, PROTEÇÃO E RESISTENCIA - CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JAGUARARI - BA

  CONVITE O Conselho Municipal de Assistência Social de Jaguarari - Ba, tem a honra de convidar V. Senhoria para participar da " 14ª Conferência Municipal de Assistência Social ". Dia 04 de Junho de 2025, das 07:30 às 16:00; no CETEP: Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru.