Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE JAGUARARI APOIARÁ PROJETO PIONEIRO PARA RECUPERAÇÃO DE RIO EXTINTO

 


A Prefeitura de Jaguarari, Governo Cuidando da Nossa Gente, vai integrar uma ação pioneira, de cunho socioambiental, para a recuperação das nascentes do extinto Rio Estiva que, há mais de 30 anos, cortava as serras do município. Na última sexta-feira, dia 15, as Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura participaram de um encontro, realizado no povoado de Serra dos Morgados, o que representou o marco inicial do projeto. 

O encontro foi organizado pelo Salve as Serras (SAS), movimento ecológico que defende a proteção da sociobiodiversidade das Serras da Jacobina, e reuniu representantes das associações de moradores da Serra dos Morgados e da Berinjela; da Associação de Mulheres de Serra dos Morgados; do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da sua secretaria executiva, a Agência Peixe Vivo; além da equipe técnica da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape). 

O PROJETO - “O CBHSF abriu um edital e vimos a oportunidade de construir uma ação que pudesse ser a primeira nas serras. Convidamos a associação de mulheres e fizemos um projeto que foi aprovado pelo comitê, gerenciado pela Peixe Vivo, e hoje iniciamos essa ação que pode se tornar histórica no semiárido: tentar salvar um rio”, comemorou o professor da Uneb e membro da SAS, Juracy Marques. 

A estimativa é que sejam investidos cerca de R$ 1 milhão no projeto que envolve três etapas: 1. Elaboração do Termo de Referência, que vai determinar tecnicamente a viabilidade da execução das ações e o padrão de contratação das obras; 2. Construção de barragens subterrâneas, barreiros e cercamento das nascentes; 3. Criação de viveiros de mudas para reflorestamento, com foco em educação ambiental. 

A Secretaria de Meio Ambiente se comprometeu em colaborar com o cercamento das nascentes e com a criação de viveiros de mudas; já a Secretaria de Agricultura deve estudar a situação dos dos poços artesianos na localidade.“A Prefeitura de Jaguarari está à disposição para contribuir no que for possível. O governo de Seu Antônio prega o desenvolvimento econômico, mas com sustentabilidade”, afirmou o secretário, Antônio Carlos Xavier. 

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

PREFEITURA DE JAGUARARI, GOVERNO CUIDANDO DA NOSSA GENTE, INAUGURA NOVA CASA DE APOIO EM SALVADOR

  Os jaguararienses que necessitam do serviço Tratamento Fora do Domicílio, da Secretaria Municipal de Saúde, contam agora com o conforto e a comodidade da nova Casa de Apoio em Salvador . A Prefeitura Municipal, Governo Cuidando da Nossa Gente, inaugurou as novas instalações no domingo (07/03). A secretária da Saúde Raquel Bonfim e o secretário de Governo André Nascimento estiveram na inauguração e recepcionaram os primeiros pacientes. O imóvel passou por adaptações para melhor atender todos os pacientes, sejam eles idosos, crianças ou cadeirantes. Além disso, foi disponibilizado um automóvel que ficará à disposição dos usuários e funcionários a todo o momento . Edna Bonfim, do povoado Flamengo, foi uma das primeiras usuárias do serviço e aprovou as instalações. “A casa é grande e muito bonita. Também fui muito bem recebida”, contou. ENDEREÇO – A Casa de Apoio fica na Rua Engenheiro José Muccini, nº13, no bairro Brotas, em Salvador. Assessoria de Comunicação Social

ELEIÇÕES 2020: LISTA ATUALIZADA DE FILIADOS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO PORTAL DO TSE

Já estão disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações atualizadas sobre os filiados a partidos políticos em todo o país. O prazo para as legendas entregarem as informações venceu no dia 14 de outubro. A legislação estabelece que os partidos devem apresentar, anualmente, a relação de filiados sempre na segunda semana dos meses de abril e outubro. No caso das filiações em duplicidade, as ocorrências permanecerão sub judice até que haja decisão do juízo eleitoral da zona de inscrição do filiado.

GAMELEIRA: XPCGAMEZAU / TÉCNICO EM INFORMATICA, LAN HOUSE E ACESSÓRIOS...

TÉCNICO EM INFORMÁTICA . MANUTENÇÃO E MONTAGEM DE REDE. ASSISTÊNCIA E RECARGA EM IMPRESSORAS. GAMES E LAN HOUSE. ACESSÓRIOS EM GERAL. ASSISTÊNCIA EM SMARTPHONE. NOME/TÉCNICO: ZAU. RESIDENTE: PRAÇA DO COMÉRCIO CENTRO GAMELEIRA/GAMELEIRA – JAGUARARI-BA. CELULAR - VIVO / WHATSAPP: (74) 9 9912-5444. E-MAIL / FACEBOOK: ZAUXPCGAME@GMAIL.COM - CNPJ: 23.365.714/000107. TRABALHOS: Formatação de sistema windows e smartphone / instalação de programas / limpeza interna / Troca de touch e display / montagem em lan house / bulk ink para impressora e recargar / musicas / impressão, xerox e digitação / documentos / plastifica documentos / convite / pesquisas escolares / consultas na internet / segunda via: boleto e contas / copias de cd e dvd / criação de e-mail, facebook, entre outros / acesso a internet, wifi, ps2, x-box / E MUITO MAIS !!! Portall Gameleira.