SECRETARIA DE AGRICULTURA VAI IMPLANTAR SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL EM JAGUARARI Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE AGRICULTURA VAI IMPLANTAR SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL EM JAGUARARI

 



Jaguarari deve contar em breve com a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Quem conta a novidade é o secretário de Agricultura, Valdemilson Vieira, que esteve reunido, nesta na terça-feira (26), com a equipe do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (CDS/TIPNI) para tratar do assunto.

O SIM regulamenta e promove a saúde pública e a segurança alimentar e inclui: o abate de animais, o pescado, o leite e os seus derivados, os ovos, a cera de abelha, o mel, hortifruti, dentre outros produtos com origem na agricultura familiar.

Para Valdemilson Vieira, iniciativas como essas influenciam positivamente na empregabilidade, na capacitação de profissionais e no desenvolvimento econômico. “A implantação e execução do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, promove a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentiva a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, oportuniza a geração de renda dos produtores e, por consequência, aumenta o desenvolvimento local”.

A implantação do selo vai beneficiar os agricultores familiares de Jaguarari e dos demais municípios que fazem parte do Piemonte Norte, que poderão vender de 30 a 100 porcento da produção para as prefeituras, hospitais, quartéis e instituições públicas que mantêm despesas com alimentação. “Os municípios produzem, mas não têm certificação ou inspeção e isso atrapalha a questão da comercialização, pois há uma lei federal que exige que as escolas públicas comprem o mínimo de 30% da merenda escolar diretamente de agricultores familiares e isso, às vezes, não acontece porque essa mesma lei diz que os produtos devem ter o selo”, explica o secretário.

O SIM Territorial é realizado através do Consórcio Piemonte Norte do Itapicuru que oficializa a atuação em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola — FIDA.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

BÍBLIA MANUAL DA VIDA: “MENTE VAZIA, OFICINA DO DIABO!”

Esse é um ditado popular que significa: "quem não tem o que fazer só pensa e fala bobagem!" "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco." Filipenses 4.8-9 A bíblia precisa ser manuseada diariamente, pois ela traz elementos que nos ajudam em nossas empreitadas. Nela há ânimo, força, ousadia, exemplos de fé, correção, exortação, paz, alegria, esperança, entre tantas outras coisas; para que as pessoas olhem para nós e vejam diferença, precisamos ser diferentes e mostrar conteúdo ao abrir nossos lábios. Que de nós flua uma fonte de águas vivas! A seguir, uma compilação de frases sobre o tema: "Falta de ocupação não é repouso; uma mente absolutamente v...

PREFEITO SEU ANTÔNIO RECEBE VEREADORES EM SEU GABINETE E DISCUTE ASSUNTOS DE INTERESSE DOS JAGUARARIENSES

  Vereadores presentes na reunião: Zé Galego (PSB), Val do Jacunã (PSB), João Paulo (PT), Bruno Guimarães (PV), Marcão do Pipa (PSB), Franco Melo (PCdoB), Marcos Quito (PCdoB), Wiliiam Rogers (PCdoB) e Loure da Barrinha (PV). O encontro aconteceu na ultima terça-feira (27), destacando a importância do diálogo entre o Executivo e o Legislativo para que Jaguarari continue avançando. O Prefeito, Seu Antônio demostra está aberto ao diálogo e à construção coletiva de soluções para nossa cidade, reforçando o compromisso da gestão municipal em atuar com transparência, responsabilidade e união, buscando sempre o melhor para os cidadãos Jaguararienses. Além disso, Seu Antônio trabalha de forma democrática, dialogando com todas as forças políticas e com os vereadores sem discriminação de partido, para que todos os temas relevantes para o município sejam debatidos de maneira justa e transparente. POrtall Gameleira.

PRESENTE EM TODAS AS OBRAS DO MUNICÍPIO, O SECRETARIO JOSÉ ADAUTO DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE, ACOMPANHOU E REALIZOU DIVERSAS AÇÕES DE MUITA IMPORTÂNCIA.

  A Secretaria de Infraestrutura e Obras Pública, no comando do secretario Jose Adauto, vem sendo presente na vida dos munícipes diariamente. Na tarde do dia 27/03, o Secretario esteve presente em mais uma ação de muita importância para os moradores da rua do antigo Matadouro, onde segundo moradores, nunca visto. A realização de obstrução, limpeza de bueiros, abertura da passagem do esgoto e águas pluviais. Ações importantes que vem sendo realizada em todo o município, acompanhada de perto, garantido celeridade e qualidade no serviço público: Limpeza de Bueiros, instalação e manutenção de redes de esgoto; Requalificação de prédios públicos, das estradas com patrolamento e cascalhamento; Apoio junto outras secretarias com roçagem, festa de padroeiros e na Copa Rural. Novas ruas foram e outras sendo pavimentadas. POrtall Gameleira