Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE AGRICULTURA VAI IMPLANTAR SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL EM JAGUARARI

 



Jaguarari deve contar em breve com a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Quem conta a novidade é o secretário de Agricultura, Valdemilson Vieira, que esteve reunido, nesta na terça-feira (26), com a equipe do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (CDS/TIPNI) para tratar do assunto.

O SIM regulamenta e promove a saúde pública e a segurança alimentar e inclui: o abate de animais, o pescado, o leite e os seus derivados, os ovos, a cera de abelha, o mel, hortifruti, dentre outros produtos com origem na agricultura familiar.

Para Valdemilson Vieira, iniciativas como essas influenciam positivamente na empregabilidade, na capacitação de profissionais e no desenvolvimento econômico. “A implantação e execução do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, promove a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentiva a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, oportuniza a geração de renda dos produtores e, por consequência, aumenta o desenvolvimento local”.

A implantação do selo vai beneficiar os agricultores familiares de Jaguarari e dos demais municípios que fazem parte do Piemonte Norte, que poderão vender de 30 a 100 porcento da produção para as prefeituras, hospitais, quartéis e instituições públicas que mantêm despesas com alimentação. “Os municípios produzem, mas não têm certificação ou inspeção e isso atrapalha a questão da comercialização, pois há uma lei federal que exige que as escolas públicas comprem o mínimo de 30% da merenda escolar diretamente de agricultores familiares e isso, às vezes, não acontece porque essa mesma lei diz que os produtos devem ter o selo”, explica o secretário.

O SIM Territorial é realizado através do Consórcio Piemonte Norte do Itapicuru que oficializa a atuação em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola — FIDA.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

NOVO DECRETO MUNICIPAL: CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI-BA.

  Nesta sexta-feira, dia 26/02, a prefeitura de Jaguarari publicou novo Decreto Municipal de Nº 51/2021 , sobre a alteração de medidas de enfrentamento e prevenção da propagação infecciosa pelo COVID-19 , adequando-se ao Decreto Estadual nº 20.254 , de 25 de fevereiro de 2021.  - fica determinada a restrição de locomoção noturna , vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 05h, de 26 de fevereiro até 01 de março de 2021, em todo o Município de Jaguarari- BA.  - Ficam autorizados, das 17h de 26 de fevereiro até às 05h de 01 de março de 2021, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas a saúde, comercialização de gêneros alimentícios , segurança...  - Os serviços de entrega em domicílio ( delivery ) de alimentação, água e gás poderão ter seu funcionamento estendido até às 24h.  - Fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos , inclusive por sistem

GOVERNADOR DA BAHIA ANUNCIA PRORROGAÇÃO DE MEDIDAS RESTRITIVAS POR MAIS 48 HORAS

  As medidas restritivas que começaram na última sexta-feira (26) em toda a Bahia foram estendidas por mais 48 horas , com exceção de três regiões: oeste, norte e nordeste do estado. A medida foi anunciada pelo governador Rui Costa , na noite deste domingo (28), por meio de um vídeo divulgado à imprensa.  As medidas restritivas têm como objetivo conter o avanço da pandemia de Covid-19. Desde as 17h de sexta-feira que estão suspensas todas as atividades que não estejam relacionadas à saúde pública, alimentação e segurança em toda a Bahia. Vale ressaltar que a venda de bebidas alcoólicas segue proibida em qualquer estabelecimento comercial, inclusive supermercados e delivery, desde as 18h de sexta-feira. “Ao longo do dia de hoje, estavam esperando na fila da regulação, mais de 195 pessoas para um leito de UTI. Portanto, numa situação grave como essa, é a pior situação desde o início da pandemia. Conversamos com os prefeitos, com a União dos Prefeitos, e com o prefeito da capital nesta

RESTRIÇÃO TOTAL : JAGUARARI ADOTA NOVAS MEDIDAS PARA CONTER O AVANÇO DO CORONAVÍRUS

Seguindo as novas medidas, determinadas pelo Governo do Estado , que estabelece um lockdown em 417 municípios da Bahia, a Prefeitura Municipal de Jaguarari informa à população que, a partir das 17h desta sexta-feira (26/2) ATÉ às 5h da próxima segunda-feira (01/3), haverá restrição total das atividades não essenciais , como forma de conter o avanço do coronavírus.  Toda prestação de serviço que não se enquadre na categoria de saúde pública ou venda de alimentos não pode funcionar nesse período. Em obediência ao decreto estadual, a Secretaria Municipal de Administração (Sead) já antecipou a realização da Feira Livre para esta sexta-feira . As demais medidas a serem obedecidas são:  · Lojas convencionais de rua encerrarão as atividades às 17h;  · Bares e restaurantes devem funcionar até às 18h;  · Atividades sociais de qualquer natureza, sejam elas religiosas, políticas e culturais, também estão proibidas durante esse período;  · Lojas de conveniência,