Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE AGRICULTURA VAI IMPLANTAR SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL EM JAGUARARI

 



Jaguarari deve contar em breve com a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Quem conta a novidade é o secretário de Agricultura, Valdemilson Vieira, que esteve reunido, nesta na terça-feira (26), com a equipe do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (CDS/TIPNI) para tratar do assunto.

O SIM regulamenta e promove a saúde pública e a segurança alimentar e inclui: o abate de animais, o pescado, o leite e os seus derivados, os ovos, a cera de abelha, o mel, hortifruti, dentre outros produtos com origem na agricultura familiar.

Para Valdemilson Vieira, iniciativas como essas influenciam positivamente na empregabilidade, na capacitação de profissionais e no desenvolvimento econômico. “A implantação e execução do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, promove a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentiva a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, oportuniza a geração de renda dos produtores e, por consequência, aumenta o desenvolvimento local”.

A implantação do selo vai beneficiar os agricultores familiares de Jaguarari e dos demais municípios que fazem parte do Piemonte Norte, que poderão vender de 30 a 100 porcento da produção para as prefeituras, hospitais, quartéis e instituições públicas que mantêm despesas com alimentação. “Os municípios produzem, mas não têm certificação ou inspeção e isso atrapalha a questão da comercialização, pois há uma lei federal que exige que as escolas públicas comprem o mínimo de 30% da merenda escolar diretamente de agricultores familiares e isso, às vezes, não acontece porque essa mesma lei diz que os produtos devem ter o selo”, explica o secretário.

O SIM Territorial é realizado através do Consórcio Piemonte Norte do Itapicuru que oficializa a atuação em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola — FIDA.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

QUADRA POLIESPORTIVA DO POVOADO DE CATUNI DA ESTRADA GANHARÁ COBERTURA

  Com o objetivo de incentivar e fortalecer a prática de esportes entre crianças e jovens, o vereador licenciado e atual Secretário de Administração NENÉM DO CATUNI, solicitou ao prefeito SEU ANTÔNIO a construção da COBERTURA DA QUADRA POLIESPORTIVA do povoado de CATUNI DA ESTRADA e uma QUADRA POLIESPORTIVA para comunidade de OLHOS D'ÁGUA , que é o sonho daquela juventude. Em visita a comunidade, junto com o prefeito SEU ANTÔNIO e a direção do Colégio Municipal Professora Maria Ivete, Neném elencou os motivos pelos quais fez a solicitação. “A cobertura da quadra irá beneficiar diretamente os alunos na prática de seus exercícios físicos, amenizando a exposição aos raios solares, pois com o calor excessivo que se apresenta na nossa região sofreremos muito com a quadra descoberta”. Portall Gameleira

PREFEITURA CONCLUIU TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DA ESTRADA QUE LIGA O DISTRITO DE GAMELEIRA A SEDE DO MUNICÍPIO DE JAGUARARI

  A Prefeitura Municipal de Jaguarari, “ Governo Cuidando da Nossa Gente ”, através da Secretaria Municipal de Obras, concluiu na tarde desta quarta-feira (28), o trabalho de conclusão do cascalhamento completo da estrada vicinal que liga o distrito de Gameleira a sede do município, num trajeto de cerca de 12km. Conforme o secretário da pasta, as estradas gerais das comunidades de Catuaba, Tanque Novo, Auto dos Feijões, Tanque de Terra, Juacema, Catuabinho e Macambira , e outras estradas secundárias também estão recebendo melhorias com o trabalho de patrolamento. “Estamos trabalhando para deixar as estradas de nosso município em condições de trafegabilidade. No início causou certo transtorno, com os cascalhos depositados nas estradas, mas agora, depois de tudo pronto as estradas estão em perfeitas condições”, destacou o secretário, Josimar Zuza . Também nesta quarta-feira (23), a secretaria de obras deu início no trabalho de recuperação “patrolamento” das estradas da região de Pau Ferr

VEREADOR LICENCIADO E ATUAL SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO ANUNCIA EMENDA PARLAMENTAR DE R$ 500 MIL EM CALÇAMENTOS.

  Nesta semana, o vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Administração, NENÉM DO CATUNI (PT) esteve no Gabinete do Deputado Estadual, DIEGO CORONEL , em busca de melhorias para a população Jaguarariense. O encontro resultou em uma EMENDA PARLAMENTAR no valor de R$ 500 MIL , recurso conseguido pelo vereador licenciado e atual secretário que será aplicado em CALÇAMENTO . O secretário Neném, fala da grande satisfação de conseguir esse importante recurso para o município, haja vista que calçamento é uma das maiores demanda da população, o secretário finaliza dizendo, tenho total certeza que o PREFEITO SEU ANTÔNIO viabilizará todos os meios necessários e agilizará esse importante convênio. Portall Gameleira