SECRETARIA DE AGRICULTURA VAI IMPLANTAR SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL EM JAGUARARI Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE AGRICULTURA VAI IMPLANTAR SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL EM JAGUARARI

 



Jaguarari deve contar em breve com a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Quem conta a novidade é o secretário de Agricultura, Valdemilson Vieira, que esteve reunido, nesta na terça-feira (26), com a equipe do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru (CDS/TIPNI) para tratar do assunto.

O SIM regulamenta e promove a saúde pública e a segurança alimentar e inclui: o abate de animais, o pescado, o leite e os seus derivados, os ovos, a cera de abelha, o mel, hortifruti, dentre outros produtos com origem na agricultura familiar.

Para Valdemilson Vieira, iniciativas como essas influenciam positivamente na empregabilidade, na capacitação de profissionais e no desenvolvimento econômico. “A implantação e execução do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, promove a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentiva a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, oportuniza a geração de renda dos produtores e, por consequência, aumenta o desenvolvimento local”.

A implantação do selo vai beneficiar os agricultores familiares de Jaguarari e dos demais municípios que fazem parte do Piemonte Norte, que poderão vender de 30 a 100 porcento da produção para as prefeituras, hospitais, quartéis e instituições públicas que mantêm despesas com alimentação. “Os municípios produzem, mas não têm certificação ou inspeção e isso atrapalha a questão da comercialização, pois há uma lei federal que exige que as escolas públicas comprem o mínimo de 30% da merenda escolar diretamente de agricultores familiares e isso, às vezes, não acontece porque essa mesma lei diz que os produtos devem ter o selo”, explica o secretário.

O SIM Territorial é realizado através do Consórcio Piemonte Norte do Itapicuru que oficializa a atuação em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola — FIDA.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

VEREADOR ADAUTO DA GUARDA FAZ MAIS UMA ENTREGA, UM PADRÃO COMPLETO DE UNIFORME PARA A EQUIPE DE FUTEBOL MASCULINA DE OUTEIRO

  Em nome do Deputado Federal, Josias Gomes, o atual Secretário Municipal de Obras e Vereador licenciado Adauto da Guarda , entregou um padrão de uniformes de futebol masculino com bola de campo para o time de futebol do Outeiro. Um padrão completo de uniformes: (Camisa, calção, meião) e bola, entregues no dia 27/11 ao time: Outeiro.

SECRETARIA DE AGRICULTURA FISCALIZA OS ESTABELECIMENTOS QUE ADERIRAM O SELO SIM, APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE JAGUARARI EM 2021

  Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Projeto esse que foi aprovado pela Câmara Municipal de Jaguarari-Ba no ano de 2021, na época o secretário de Agricultura era o Sr. Valdemilson Vieira, vereador Val do Jacunã. A Secretaria Municipal de Agricultura Inspeciona e fiscaliza os estabelecimentos que produzem, manipulam e industrializam produtos de origem animal. Essa fiscalização é feita nos estabelecimentos “comércios” que buscaram e aderiram o selo (SIM). O comerciante informal não é penalizado, ou seja, não é de competência da Secretaria Municipal de Agricultura recolher essas mercadorias. Lembrando que a fiscalização dos órgãos estaduais: (ADAB) e (CREA) são realizadas mediante denúncias e havendo a fiscalização, comerciante que não tenha o selo SIM terá sua mercadoria apreendida pelos os referidos órgãos estaduais , com forme lei estadual Lei nº 12.215, de 30 de maio de 2011, que dispõe sobre o Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal.

ZAUCOM / COMÉRCIO DE VARIEDADES E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA - GAMELEIRA/JAGUARARI(BA)

Técnico em Informática; Manutenção e montagem de rede; Assistência e recarga em impressoras; Assistência em smartphone ; Serviços de Informática;  Comércio de Variedades e acessórios em geral . NOME/TÉCNICO: ZAU. RESIDENTE: PRAÇA DO COMÉRCIO CENTRO GAMELEIRA/GAMELEIRA – JAGUARARI-BA. CELULAR / WHATSAPP: (74) 9 9912-5444. E-MAIL / FACEBOOK: ZAUFEITOSA@GMAIL.COM - CNPJ: 23.365.714/000107. TRABALHOS: Formatação de sistema windows e smartphone / instalação de programas / limpeza interna e montagem / troca de touch e display / bulk ink para impressora e recarga / arquivos em pendrive e hd / recarga de celular / musicas / impressão, xerox, digitação e escaneamento / documentos e contratos / plastificação / convite / ipva / pesquisas escolar / consultas na internet / segunda via: boleto e contas / copia de cd e dvd / abrir e-mail e contas, entre outros / E MUITO MAIS !!! Portall Gameleira.