Pular para o conteúdo principal

 


Visando impulsionar a economia local e fazer justiça ao pilar de campanha, que teve na agricultura um de seus principais focos, o prefeito de Jaguarari Antônio Nascimento (PT) e o secretário de Agricultura Valdemilson Vieira iniciaram, no dia 22 de janeiro, diálogo com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT), a fim de articular a inclusão do município entre os cooperados.

A Central da Caatinga, com sede em Juazeiro (BA), existe formalmente desde 2016 e reúne algumas cooperativas e grupos informais que trabalham com a comercialização e o beneficiamento de produtos de origem vegetal e animal, a partir do extrativismo sustentável, conforme a proposta de Convivência com o Semiárido. O objetivo principal da entidade é facilitar a comercialização de toda a produção das cooperativas e grupos, fortalecendo a presença da agricultura familiar nos diversos mercados, garantindo renda para as famílias envolvidas.

Durante a reunião, a CECAAT apresentou um esboço do plano para potencializar a caprinovinocultura e gerar renda aos produtores e criadores jaguararienses, visando a uma futura parceria para o melhoramento da genética animal e o fornecimento de apoio técnico para o manejo e a comercialização de produtos .

Embora o município já trabalhe na implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) para certificar os produtos a serem comercializados pelos produtores locais, uma eventual celebração de parceria entre CECAAT e o Município de Jaguarari, tendo em vista que a central é credenciada ao SIM, cooperados jaguararienses poderão ter a certificação de seus produtos pela própria cooperativa, a exemplo da carne, do leite e seus derivados.

Adilson Ribeiro, presidente da CECAAT, destacou o foco da atuação a partir da celebração de parceria: “O objetivo da nossa estada em Jaguarari é apresentar nosso projeto ao prefeito Seu Antônio e ao secretário Val, além de discutir estratégias de produção e comercialização de produtos da caprinovinocultura no Território do Piemonte Norte do Itapicuru”, disse. 

A ideia agradou ao prefeito e ao secretário de Agricultura, que enxergam na possível parceria a potencialização da atividade rural. “A assistência técnica, com capacitação e o melhoramento genético, podem colocar Jaguarari em patamar de destaque na caprinovinocultura, entre os municípios que integram o nosso território”, disse Valdemilson Vieira.

Antônio Nascimento avaliou positivamente a firmação de parceria. “A economia local será movimentada. Jaguarari ganhará visibilidade e dará oportunidade para que o homem e a mulher do campo tornem suas atividades mais competitivas, lucrativas e autossustentáveis”, finalizou o gestor.

Representantes do Município e da Central das Cooperativas devem se reunir nos próximos dias para avançar na discussão de inclusão de Jaguarari entre os cooperados da CECAAT.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

A SEAGRI ALOJOU 500 ALEVINOS NO POVOADO DE DIOGO COM O OBJETIVO DE CRIAR NOVAS FONTES DE RENDA E INCENTIVAR A PISCICULTURA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI.

  Na manhã dessa segunda-feira, dia (27), O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Aílson Souza e o Gerente de Recursos Hídricos, Bira, juntos estiveram na Barragem do Sabino na zona rural, povoado de Diogo, realizando a colocação de 500 Alevinos. O objetivo dessa ação é promover renda a partir da diversificação de atividades produtivas e também garantir segurança alimentar e nutricional das famílias, a partir do consumo dessa proteína animal. POrtall Gameleira

PREFEITURA DE JAGUARARI POR MEIO DA (SEAGRI) REALIZA MANUTENÇÃO DOS POÇOS ARTESIANOS DE USO COLETIVO DA ZONA RURAL

  Mantendo o compromisso com a população do interior do município, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI), continua realizando manutenção nos poços artesianos de uso coletivo na zona rural. Na ultima sexta (01), a s comunidade de Bruteiro, Ipueira dos Brandoes, Terra Nova e Baixa Verde , receberam serviços de manutenção e reparo em Poço, conjunto de Motobomba, parte Elétrica, Motor a Diesel e Cata-vento . Segundo o Secretário, Ailso Souza , o trabalho de manutenção de poços artesianos visa prevenir e assegurar que o abastecimento dure por muito mais tempo. “Sempre buscamos trabalhar com prevenção e eficiência, para garantirmos a qualidade no atendimento aos usuários, quando chega uma demanda do interior em nossas mãos, nossa equipe procura atender a população o mais rápido possível ”, disse. POrtall Gameleira

BARREIRAS FIXA FORAM INSTALADAS NAS PRINCIPAIS ENTRADAS DE GAMELEIRA, PROIBINDO ENTRADA DE VISITANTES EM BUSCA DA TRADICIONAL QUINTA-FEIRA MAIOR DA SEMANA SANTA.

UM MARCO EM NOSSA HISTÓRIA , segundo moradores “Nunca houve algo assim na história do distrito de Gameleira.” Na manhã de quinta-feira (09/04), o distrito de GAMELEIRA /Jaguarari, amanheceu com suas principais entradas bloqueadas, BARREIRAS FIXA foram instaladas proibindo entrada de visitantes e barraqueiros que buscam a tradicional QUINTA-FEIRA MAIOR da Semana Santa. A decisão foi tomada com base no DECRETO MUNICIPAL Nº 0116/2020 publicado pelo prefeito de Jaguarari, que tem como objetivo medidas de contenção e prevenção ao novo CORONAVÍRUS . A iniciativa visa restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de impedir o contágio do Covid-19. POrtall Gameleira CONFIRA AS IMAGENS: QUINTA FEIRA MAIOR, TRADICIONAL FEIRA LIVRE DE GAMELEIRA ATRAEM MILHARES DE PESSOAS TODOS OS ANOS. Saiba mais sobre a QUINTA-FEIRA MAIOR:  https://www.portallgameleira.com.br/2019/04/quinta-feira-maior-tradicional-feira_11.html