Pular para o conteúdo principal

 


Visando impulsionar a economia local e fazer justiça ao pilar de campanha, que teve na agricultura um de seus principais focos, o prefeito de Jaguarari Antônio Nascimento (PT) e o secretário de Agricultura Valdemilson Vieira iniciaram, no dia 22 de janeiro, diálogo com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT), a fim de articular a inclusão do município entre os cooperados.

A Central da Caatinga, com sede em Juazeiro (BA), existe formalmente desde 2016 e reúne algumas cooperativas e grupos informais que trabalham com a comercialização e o beneficiamento de produtos de origem vegetal e animal, a partir do extrativismo sustentável, conforme a proposta de Convivência com o Semiárido. O objetivo principal da entidade é facilitar a comercialização de toda a produção das cooperativas e grupos, fortalecendo a presença da agricultura familiar nos diversos mercados, garantindo renda para as famílias envolvidas.

Durante a reunião, a CECAAT apresentou um esboço do plano para potencializar a caprinovinocultura e gerar renda aos produtores e criadores jaguararienses, visando a uma futura parceria para o melhoramento da genética animal e o fornecimento de apoio técnico para o manejo e a comercialização de produtos .

Embora o município já trabalhe na implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) para certificar os produtos a serem comercializados pelos produtores locais, uma eventual celebração de parceria entre CECAAT e o Município de Jaguarari, tendo em vista que a central é credenciada ao SIM, cooperados jaguararienses poderão ter a certificação de seus produtos pela própria cooperativa, a exemplo da carne, do leite e seus derivados.

Adilson Ribeiro, presidente da CECAAT, destacou o foco da atuação a partir da celebração de parceria: “O objetivo da nossa estada em Jaguarari é apresentar nosso projeto ao prefeito Seu Antônio e ao secretário Val, além de discutir estratégias de produção e comercialização de produtos da caprinovinocultura no Território do Piemonte Norte do Itapicuru”, disse. 

A ideia agradou ao prefeito e ao secretário de Agricultura, que enxergam na possível parceria a potencialização da atividade rural. “A assistência técnica, com capacitação e o melhoramento genético, podem colocar Jaguarari em patamar de destaque na caprinovinocultura, entre os municípios que integram o nosso território”, disse Valdemilson Vieira.

Antônio Nascimento avaliou positivamente a firmação de parceria. “A economia local será movimentada. Jaguarari ganhará visibilidade e dará oportunidade para que o homem e a mulher do campo tornem suas atividades mais competitivas, lucrativas e autossustentáveis”, finalizou o gestor.

Representantes do Município e da Central das Cooperativas devem se reunir nos próximos dias para avançar na discussão de inclusão de Jaguarari entre os cooperados da CECAAT.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

ESPECIALIDADES MÉDICAS: TRINTA E SEIS PACIENTES FORAM ATENDIDOS POR MÉDICO PSIQUIATRA EM PILAR

  A Policlínica de Especialidades Médicas continua a todo vapor . Na quinta-feira (25/3), trinta e seis pacientes de Pilar foram atendidos por médico psiquiatra na Unidade de Saúde da Baraúna. Além do atendimento psiquiátrico , a Policlínica conta também com atendimentos nas áreas de pediatria, ginecologia, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, psicologia, ortopedia e exames laboratoriais. Para marcação de consultas, a Secretaria Municipal de Saúde informa à população do distrito que os agendamentos estão sendo feitos na Subprefeitura. Assessoria de Comunicação Social

GOVERNADOR DA BAHIA E PREFEITOS DA REGIÃO DECIDEM ABERTURA DO COMÉRCIO ATÉ QUINTA-FEIRA NESTA SEMANA

  Terminada a reunião com os Prefeitos da região e Governador da Bahia , ficando decidido, nesta segunda-feira, dia 29. Comércio será aberto: -Terça – Feira 30/03, até ás 17:30 hs; -Quarta – Feira 31/03, até ás 17:30 hs; -Quinta – Feira 01/04, até ás 12:00 hs; -Sexta e sábado comercio fechado " lockdown ". Reiteramos a todos os comerciantes que redobrem as medidas de segurança sanitárias, já conhecida por todos. USO OBRIGATÓRIO DE MASCARAS POR FUNCIONÁRIOS E CLIENTES. DISPONIBILIZAÇÃO DE ÁLCOOL EM GEL NA PORTA DE TODAS AS LOJAS. Pelo Decreto 20.348, de 28 de marco, fica VEDADA , em todo o território do Estado da Bahia , até o dia 05 de abril, a venda de bebida ALCOÓLICA em quaisquer estabelecimentos , inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) bem como está proibido o funcionamento das academias. O toque de recolher as 18:00 horas está mantido em todo o Estado da Bahia. Sábado, haverá nova reunião com o Governador para definir o funcionamento do Comércio na pró

GAMELEIRA: XPCGAMEZAU / TÉCNICO EM INFORMATICA, LAN HOUSE E ACESSÓRIOS...

TÉCNICO EM INFORMÁTICA . MANUTENÇÃO E MONTAGEM DE REDE. ASSISTÊNCIA E RECARGA EM IMPRESSORAS. GAMES E LAN HOUSE. ACESSÓRIOS EM GERAL. ASSISTÊNCIA EM SMARTPHONE. NOME/TÉCNICO: ZAU. RESIDENTE: PRAÇA DO COMÉRCIO CENTRO GAMELEIRA/GAMELEIRA – JAGUARARI-BA. CELULAR - VIVO / WHATSAPP: (74) 9 9912-5444. E-MAIL / FACEBOOK: ZAUXPCGAME@GMAIL.COM - CNPJ: 23.365.714/000107. TRABALHOS: Formatação de sistema windows e smartphone / instalação de programas / limpeza interna / Troca de touch e display / montagem em lan house / bulk ink para impressora e recargar / musicas / impressão, xerox e digitação / documentos / plastifica documentos / convite / pesquisas escolares / consultas na internet / segunda via: boleto e contas / copias de cd e dvd / criação de e-mail, facebook, entre outros / acesso a internet, wifi, ps2, x-box / E MUITO MAIS !!! Portall Gameleira.