Pular para o conteúdo principal

 


Visando impulsionar a economia local e fazer justiça ao pilar de campanha, que teve na agricultura um de seus principais focos, o prefeito de Jaguarari Antônio Nascimento (PT) e o secretário de Agricultura Valdemilson Vieira iniciaram, no dia 22 de janeiro, diálogo com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT), a fim de articular a inclusão do município entre os cooperados.

A Central da Caatinga, com sede em Juazeiro (BA), existe formalmente desde 2016 e reúne algumas cooperativas e grupos informais que trabalham com a comercialização e o beneficiamento de produtos de origem vegetal e animal, a partir do extrativismo sustentável, conforme a proposta de Convivência com o Semiárido. O objetivo principal da entidade é facilitar a comercialização de toda a produção das cooperativas e grupos, fortalecendo a presença da agricultura familiar nos diversos mercados, garantindo renda para as famílias envolvidas.

Durante a reunião, a CECAAT apresentou um esboço do plano para potencializar a caprinovinocultura e gerar renda aos produtores e criadores jaguararienses, visando a uma futura parceria para o melhoramento da genética animal e o fornecimento de apoio técnico para o manejo e a comercialização de produtos .

Embora o município já trabalhe na implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) para certificar os produtos a serem comercializados pelos produtores locais, uma eventual celebração de parceria entre CECAAT e o Município de Jaguarari, tendo em vista que a central é credenciada ao SIM, cooperados jaguararienses poderão ter a certificação de seus produtos pela própria cooperativa, a exemplo da carne, do leite e seus derivados.

Adilson Ribeiro, presidente da CECAAT, destacou o foco da atuação a partir da celebração de parceria: “O objetivo da nossa estada em Jaguarari é apresentar nosso projeto ao prefeito Seu Antônio e ao secretário Val, além de discutir estratégias de produção e comercialização de produtos da caprinovinocultura no Território do Piemonte Norte do Itapicuru”, disse. 

A ideia agradou ao prefeito e ao secretário de Agricultura, que enxergam na possível parceria a potencialização da atividade rural. “A assistência técnica, com capacitação e o melhoramento genético, podem colocar Jaguarari em patamar de destaque na caprinovinocultura, entre os municípios que integram o nosso território”, disse Valdemilson Vieira.

Antônio Nascimento avaliou positivamente a firmação de parceria. “A economia local será movimentada. Jaguarari ganhará visibilidade e dará oportunidade para que o homem e a mulher do campo tornem suas atividades mais competitivas, lucrativas e autossustentáveis”, finalizou o gestor.

Representantes do Município e da Central das Cooperativas devem se reunir nos próximos dias para avançar na discussão de inclusão de Jaguarari entre os cooperados da CECAAT.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO REÚNE PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES PARA DISCUSSÃO DE DEMANDAS DE SUAS COMUNIDADES

  Em busca de soluções para amenizar a escassez de água potável na zona rural , a Prefeitura Municipal de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Governo, organizou uma reunião com presidentes das associações rurais na ultima terça-feira, 14/09; coordenada pela Evânia Ramos , que teve como principal objetivo, obter levantamento das demandas de novas cisternas de consumo e cisterna de produção, incluindo as que precisão de reparos. O diretor de Ouvidoria do município, Zaurier Feitosa, participou da reunião com objetivo de abrir um canal de diálogo com as entidades. Onde foi discutidas demandas de cada entidade que serão apresentadas aos órgãos competentes. POrtall Gameleira

SECRETARIA DE GOVERNO GERANDO EMPREGO E RENDA PARA DEZENAS DE MULHERES NA PRODUÇÃO DE MÁSCARAS PARA OS ALUNOS E SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

  A Prefeitura Municipal de Jaguarari, através da Secretaria Municipal de Governo, iniciou projeto que tem como foco, além da proteção dos cidadãos contra o Covid-19, a GERAÇÃO DE 30 EMPREGOS PARA MULHERES COSTUREIRAS da cidade. Uma iniciativa que irá entregar mais de 30 mil máscaras de proteção individual para servidores e alunos de todo o município. A medida é mais uma ação que agrega positivamente às demais atividades que vêm sendo realizadas pela secretaria de governo, no sentido de gerar emprego e renda para as famílias. “As secretarias têm trabalhado em conjunto neste combate e mais do que nunca a gente tem buscado soluções e saídas para melhorar a qualidade de vida da população”, Disse o Secretário de Governo, André Nascimento. POrtall Gameleira

PREFEITURA INSTALA 19 NOVOS KITS COMPLETOS DE LUMINÁRIAS PÚBLICAS NO BAIRRO HILDA ALBUQUERQUE, DISTRITO DE GAMELEIRA

  Atendendo a um antigo desejo da população do distrito de Gameleira, a Prefeitura de Jaguarari, através da Secretaria Municipal de Administração, iniciou nesta semana a instalação de kits completos de luminárias públicas com led em todas as ruas do bairro Hilda Albuquerque. A iniciativa oferece mais segurança e tranquilidade aos moradores. "Solicitei ao departamento de iluminação pública a ampliação de nossa rede e melhoria da iluminação da cidade, com a substituição gradual das lâmpadas amarelas por lâmpadas brancas, de alta qualidade, serviço que já está em andamento. Uma cidade iluminada, é mais segura e mais bonita", concluiu o secretário de Administração, Adenir Bonfim. POrtall Gameleira