Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DA SEMMA VISITA COOPERATIVA RECICLA JACOBINA E CONHECE PROJETO DE COLETA SELETIVA QUE PODE SER ADOTADO EM JAGUARARI

 


Na terça-feira (23/3), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jaguarari (Semma) esteve em Jacobina para conhecer uma das mais bem sucedidas experiências em termos de coleta seletiva que vem sendo desenvolvida naquela cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Xavier e os técnicos da Semma, o diretor de Proteção das Nascentes, Alan Bonfim, a coordenadora de Educação Ambiental, Jaqueline Alves e o assessor técnico Marcel Araújo foram conhecer a estrutura física e os processos de trabalho da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Recicla Jacobina.

A equipe foi recebida pelo administrador da cooperativa, Guilherme Dantas, e pela tesoureira Elizabete Santana, que mostraram todo o espaço onde o projeto se realiza, desde os galpões até o funcionamento das prensas e das esteiras rolantes. Também foram apresentados aos espaços onde é feita a triagem do material recolhido e a área de compostagem, onde acontece a produção de adubos orgânicos.

“Guilherme e Elisabete falaram sobre os processos de organização da cooperativa, como se realiza a coleta seletiva, no caso de Jacobina, feita de porta em porta. Falaram dos Ecopontos, que são contentores de grande dimensão que servem para fazer a coleta de lixo de vários tipos; das parcerias com a empresa mineradora e com os governos municipal, estadual e federal, bem como das parcerias feitas com as indústrias que trabalham com logística reversa, que têm a responsabilidade social de cuidar dos resíduos que geram”, contou Xavier.

Após conhecer um dos Ecopontos, instalado em um dos bairros da cidade, a equipe técnica da Semma/Jaguarari se reuniu com o secretário municipal de Meio Ambiente de Jacobina, Jorge Sergipano. Durante a conversa foram trocadas várias informações sobre experiências relativas a questões ambientais dos dois municípios. Antônio Carlos Xavier considerou positiva a visita e acredita que o modelo de parceria entre município e cooperativa implantado em Jacobina possa ser adotado em Jaguarari, de modo a alcançar resultados expressivos na política ambiental local.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

A SEAGRI ALOJOU 500 ALEVINOS NO POVOADO DE DIOGO COM O OBJETIVO DE CRIAR NOVAS FONTES DE RENDA E INCENTIVAR A PISCICULTURA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI.

  Na manhã dessa segunda-feira, dia (27), O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Aílson Souza e o Gerente de Recursos Hídricos, Bira, juntos estiveram na Barragem do Sabino na zona rural, povoado de Diogo, realizando a colocação de 500 Alevinos. O objetivo dessa ação é promover renda a partir da diversificação de atividades produtivas e também garantir segurança alimentar e nutricional das famílias, a partir do consumo dessa proteína animal. POrtall Gameleira

PREFEITURA DE JAGUARARI POR MEIO DA (SEAGRI) REALIZA MANUTENÇÃO DOS POÇOS ARTESIANOS DE USO COLETIVO DA ZONA RURAL

  Mantendo o compromisso com a população do interior do município, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI), continua realizando manutenção nos poços artesianos de uso coletivo na zona rural. Na ultima sexta (01), a s comunidade de Bruteiro, Ipueira dos Brandoes, Terra Nova e Baixa Verde , receberam serviços de manutenção e reparo em Poço, conjunto de Motobomba, parte Elétrica, Motor a Diesel e Cata-vento . Segundo o Secretário, Ailso Souza , o trabalho de manutenção de poços artesianos visa prevenir e assegurar que o abastecimento dure por muito mais tempo. “Sempre buscamos trabalhar com prevenção e eficiência, para garantirmos a qualidade no atendimento aos usuários, quando chega uma demanda do interior em nossas mãos, nossa equipe procura atender a população o mais rápido possível ”, disse. POrtall Gameleira

BARREIRAS FIXA FORAM INSTALADAS NAS PRINCIPAIS ENTRADAS DE GAMELEIRA, PROIBINDO ENTRADA DE VISITANTES EM BUSCA DA TRADICIONAL QUINTA-FEIRA MAIOR DA SEMANA SANTA.

UM MARCO EM NOSSA HISTÓRIA , segundo moradores “Nunca houve algo assim na história do distrito de Gameleira.” Na manhã de quinta-feira (09/04), o distrito de GAMELEIRA /Jaguarari, amanheceu com suas principais entradas bloqueadas, BARREIRAS FIXA foram instaladas proibindo entrada de visitantes e barraqueiros que buscam a tradicional QUINTA-FEIRA MAIOR da Semana Santa. A decisão foi tomada com base no DECRETO MUNICIPAL Nº 0116/2020 publicado pelo prefeito de Jaguarari, que tem como objetivo medidas de contenção e prevenção ao novo CORONAVÍRUS . A iniciativa visa restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de impedir o contágio do Covid-19. POrtall Gameleira CONFIRA AS IMAGENS: QUINTA FEIRA MAIOR, TRADICIONAL FEIRA LIVRE DE GAMELEIRA ATRAEM MILHARES DE PESSOAS TODOS OS ANOS. Saiba mais sobre a QUINTA-FEIRA MAIOR:  https://www.portallgameleira.com.br/2019/04/quinta-feira-maior-tradicional-feira_11.html