Pular para o conteúdo principal

GOVERNO CUIDANDO DA NOSSA GENTE DÁ MAIS UM PASSO PARA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM JAGUARARI

 


Na perspectiva de humanizar, modernizar e potencializar a atividade dos catadores de resíduos sólidos que trabalham no Lixão, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, realizaram no Centro de Cultura Paróquia de Jaguarari, na quarta-feira (03), um encontro para a apresentação dos Equipamentos Individuais de Segurança (EPIs) que serão destinados para 27 catadores locais.

Os trabalhadores beneficiados estão cadastrados na Agência Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), uma entidade privada, sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, ligada ao Movimento Nacional dos Catadores.

Esta iniciativa faz parte de um conjunto de ações, que envolve o estudo e planejamento de adequação do município de Jaguarari às recomendações do Ministério Público Federal para a implantação de aterro sanitário nos municípios brasileiros que ainda não dispõem de mecanismo para destinação dos resíduos sólidos gerados nos serviços de limpeza pública.

No evento, que também contou com a presença de representantes da Rede Recicla Bahia e da empresa Exa Ambiental de Itiúba, foi destacado o papel do Movimento Nacional dos Catadores em Jaguarari. O objetivo da entidade é organizar os catadores de resíduos sólidos, por meio de cooperativas, no sentido de fortalecer a categoria neste município.

CARTA DE INTENÇÃO - A ANCAT e o Movimento dos Catadores entregaram ao prefeito Antônio Nascimento, Carta de Intenção, já encaminhada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (SEDUR), visando a elaboração de estudo técnico para a implantação de uma estação de transbordo que deve atender, além da sede, os distritos de Pilar e Santa Rosa de Lima.

Constam na Carta de Intenção, dentre outros pontos: a elaboração, execução e gestão de projeto que objetiva a instalação de uma usina de triagem mecanizada de resíduos sólidos urbanos, para separação dos resíduos orgânicos dos rejeitos recicláveis, para que estes possam ser tratados e comercializados. Além disso, o documento propõe a compostagem dos orgânicos para a produção de adubos e o direcionamento do material não reciclável para aterro sanitário.

Na ocasião, o prefeito Antônio Nascimento discutiu a necessidade de implantação da coleta seletiva e da educação ambiental na cidade e lembrou que, em suas gestões anteriores, a Prefeitura Municipal pagava um salário mínimo para cerca de oito famílias que trabalhavam no lixão, como incentivo e valorização da atividade da categoria, que ajudavam na organização do espaço do Lixão.

Outra meta da Prefeitura de Jaguarari é acabar com o lixão, garantindo, contudo, a sustentabilidade das famílias. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Xavier, com apoio da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Letícia Duarte, algumas providências já estão sendo tomadas. “Para dar sustentação a esse propósito, a secretaria está realizando um levantamento do quantitativo dos catadores de todo o município, para saber quantas famílias dependem diretamente da atividade. Dessa forma, poderemos construir políticas públicas fundamentadas na realidade delas”, afirmou Xavier.

Após o evento, Xavier convidou o prefeito Antônio Nascimento, a secretária de Desenvolvimento Social Maria Letícia Duarte, os integrantes do Movimento Nacional dos Catadores, da Rede Recicla Bahia, da Exa Ambiental, que administra o aterro sanitário de Itiúba, para visitarem in loco os lixões situados na Sede, Pilar e Santa Rosa de Lima, a fim de analisarem as condições desses espaços.

Assessoria de Comunicação Social



Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

A SEAGRI ALOJOU 500 ALEVINOS NO POVOADO DE DIOGO COM O OBJETIVO DE CRIAR NOVAS FONTES DE RENDA E INCENTIVAR A PISCICULTURA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI.

  Na manhã dessa segunda-feira, dia (27), O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Aílson Souza e o Gerente de Recursos Hídricos, Bira, juntos estiveram na Barragem do Sabino na zona rural, povoado de Diogo, realizando a colocação de 500 Alevinos. O objetivo dessa ação é promover renda a partir da diversificação de atividades produtivas e também garantir segurança alimentar e nutricional das famílias, a partir do consumo dessa proteína animal. POrtall Gameleira

PREFEITURA DE JAGUARARI POR MEIO DA (SEAGRI) REALIZA MANUTENÇÃO DOS POÇOS ARTESIANOS DE USO COLETIVO DA ZONA RURAL

  Mantendo o compromisso com a população do interior do município, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI), continua realizando manutenção nos poços artesianos de uso coletivo na zona rural. Na ultima sexta (01), a s comunidade de Bruteiro, Ipueira dos Brandoes, Terra Nova e Baixa Verde , receberam serviços de manutenção e reparo em Poço, conjunto de Motobomba, parte Elétrica, Motor a Diesel e Cata-vento . Segundo o Secretário, Ailso Souza , o trabalho de manutenção de poços artesianos visa prevenir e assegurar que o abastecimento dure por muito mais tempo. “Sempre buscamos trabalhar com prevenção e eficiência, para garantirmos a qualidade no atendimento aos usuários, quando chega uma demanda do interior em nossas mãos, nossa equipe procura atender a população o mais rápido possível ”, disse. POrtall Gameleira

BARREIRAS FIXA FORAM INSTALADAS NAS PRINCIPAIS ENTRADAS DE GAMELEIRA, PROIBINDO ENTRADA DE VISITANTES EM BUSCA DA TRADICIONAL QUINTA-FEIRA MAIOR DA SEMANA SANTA.

UM MARCO EM NOSSA HISTÓRIA , segundo moradores “Nunca houve algo assim na história do distrito de Gameleira.” Na manhã de quinta-feira (09/04), o distrito de GAMELEIRA /Jaguarari, amanheceu com suas principais entradas bloqueadas, BARREIRAS FIXA foram instaladas proibindo entrada de visitantes e barraqueiros que buscam a tradicional QUINTA-FEIRA MAIOR da Semana Santa. A decisão foi tomada com base no DECRETO MUNICIPAL Nº 0116/2020 publicado pelo prefeito de Jaguarari, que tem como objetivo medidas de contenção e prevenção ao novo CORONAVÍRUS . A iniciativa visa restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de impedir o contágio do Covid-19. POrtall Gameleira CONFIRA AS IMAGENS: QUINTA FEIRA MAIOR, TRADICIONAL FEIRA LIVRE DE GAMELEIRA ATRAEM MILHARES DE PESSOAS TODOS OS ANOS. Saiba mais sobre a QUINTA-FEIRA MAIOR:  https://www.portallgameleira.com.br/2019/04/quinta-feira-maior-tradicional-feira_11.html