Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE CRIA SETORES DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL QUE VÃO ATUAR EM TODO O MUNICÍPIO

 


Visando sistematizar e dar maior eficácia aos serviços prestados em benefício aos recursos naturais de Jaguarari, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) tomou a iniciativa de criar dentro do próprio quadro os Setores de Licenciamento e Fiscalização Ambiental. 

Previstos na lei nº742/2009, que institui o Código Municipal de Meio Ambiente e dispõe sobre o Sistema Municipal de Gestão Ambiental, os novos setores serão responsáveis tanto pela concessão de licenças quanto pela fiscalização ao cumprimento das normas estabelecidas pela Política Municipal de Meio Ambiente, que vigora em Jaguarari desde a primeira gestão do prefeito Antônio Nascimento, em 2009. 

“Criamos esses dois setores porque achamos importante que os serviços da secretaria atendam melhor nossa população. Já contamos com uma equipe de fiscais e uma equipe de licenciamento. Nossa equipe técnica terá o papel de verificar que tipo de empreendimento pode ser instalado; se ele pode causar, em grau maior ou menor, algum impacto ambiental. Faremos o levantamento da documentação necessária e analisaremos o plano ambiental apresentado para a sua concessão. A outra questão é em relação à nossa fiscalização, que antes era feita pelo próprio secretário da pasta. E agora, com um setor, queremos fiscalizar todos os empreendimentos até mesmo para orientá-los, para que não sofram qualquer tipo de penalidade futura”, ressaltou o secretário municipal, Antônio Carlos Xavier. 

Ainda de acordo com Xavier, os setores de licenciamento e fiscalização irão abranger empreendimentos tanto na zona urbana, quanto na zona rural. “Sejam eles: uma empresa de exploração mineral, de perfuração de poços artesianos, a instalação de torres (eólicas ou de celular), um loteamento ou uma padaria, devem passar por esses processos, que serão de rotina”, afirmou. 

Outro ponto importante levantado pelo secretário foi a recomposição do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consema), ocorrido no dia 9 de fevereiro, formado por seis representantes do Poder Público Municipal e seis da Sociedade Civil Organizada, o Consema tem um papel importante junto à Secretaria de Meio de Ambiente como instrumento de controle social das políticas públicas voltadas para a proteção da fauna e da flora de Jaguarari. 

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

POSSÍVEL APOIO AO PT? VEREADOR LOURI DA BARRINHA (PSDB) SE APROXIMA AOS DEPUTADOS FEDERAL E ESTADUAL DA BASE DO GOVERNO RUI COSTA.

Em Publicação do Deputado Diego Coronel , candidato a federal nas próximas eleições, ele sinaliza aproximação com vereador Louri da Barrinha . Em fechando a chapa Diego Coronel para Federal e Roberto Carlos para Estadual, o vereador estaria com os dois pés na Base do Governador Rui Costa e do candidato à sucessão Senador Jaques Wagner (PT) ? POrtall Gameleira  

PREFEITURA DE JAGUARARI ABRE LICITAÇÃO PARA CONCLUIR CONSTRUÇÃO DE DUAS ESCOLAS NOS DISTRITOS DE SANTA ROSA E PILAR

  A Prefeitura Municipal de Jaguarari “governo cuidando da nossa gente” abriu licitação para concluir a obra de duas escolas, uma no distrito de Santa Rosa, e uma no distrito de Pilar , ambas foram iniciadas em 2014, mas abandonadas pela empresa responsável pelo serviço. De acordo com Processo Administrativo Nº. 166-2021 – TOMADA DE PREÇOS Nº. TP002-2021, o município abriu licitação para contratação de pessoa jurídica para a execução de serviços de engenharia remanescentes da construção, com objetivo, concluir as obras de construção das duas escolas padrão FNDE. POrtall Gameleira

PREFEITURA INSTALA 19 NOVOS KITS COMPLETOS DE LUMINÁRIAS PÚBLICAS NO BAIRRO HILDA ALBUQUERQUE, DISTRITO DE GAMELEIRA

  Atendendo a um antigo desejo da população do distrito de Gameleira, a Prefeitura de Jaguarari, através da Secretaria Municipal de Administração, iniciou nesta semana a instalação de kits completos de luminárias públicas com led em todas as ruas do bairro Hilda Albuquerque. A iniciativa oferece mais segurança e tranquilidade aos moradores. "Solicitei ao departamento de iluminação pública a ampliação de nossa rede e melhoria da iluminação da cidade, com a substituição gradual das lâmpadas amarelas por lâmpadas brancas, de alta qualidade, serviço que já está em andamento. Uma cidade iluminada, é mais segura e mais bonita", concluiu o secretário de Administração, Adenir Bonfim. POrtall Gameleira