Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE CRIA SETORES DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL QUE VÃO ATUAR EM TODO O MUNICÍPIO

 


Visando sistematizar e dar maior eficácia aos serviços prestados em benefício aos recursos naturais de Jaguarari, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) tomou a iniciativa de criar dentro do próprio quadro os Setores de Licenciamento e Fiscalização Ambiental. 

Previstos na lei nº742/2009, que institui o Código Municipal de Meio Ambiente e dispõe sobre o Sistema Municipal de Gestão Ambiental, os novos setores serão responsáveis tanto pela concessão de licenças quanto pela fiscalização ao cumprimento das normas estabelecidas pela Política Municipal de Meio Ambiente, que vigora em Jaguarari desde a primeira gestão do prefeito Antônio Nascimento, em 2009. 

“Criamos esses dois setores porque achamos importante que os serviços da secretaria atendam melhor nossa população. Já contamos com uma equipe de fiscais e uma equipe de licenciamento. Nossa equipe técnica terá o papel de verificar que tipo de empreendimento pode ser instalado; se ele pode causar, em grau maior ou menor, algum impacto ambiental. Faremos o levantamento da documentação necessária e analisaremos o plano ambiental apresentado para a sua concessão. A outra questão é em relação à nossa fiscalização, que antes era feita pelo próprio secretário da pasta. E agora, com um setor, queremos fiscalizar todos os empreendimentos até mesmo para orientá-los, para que não sofram qualquer tipo de penalidade futura”, ressaltou o secretário municipal, Antônio Carlos Xavier. 

Ainda de acordo com Xavier, os setores de licenciamento e fiscalização irão abranger empreendimentos tanto na zona urbana, quanto na zona rural. “Sejam eles: uma empresa de exploração mineral, de perfuração de poços artesianos, a instalação de torres (eólicas ou de celular), um loteamento ou uma padaria, devem passar por esses processos, que serão de rotina”, afirmou. 

Outro ponto importante levantado pelo secretário foi a recomposição do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consema), ocorrido no dia 9 de fevereiro, formado por seis representantes do Poder Público Municipal e seis da Sociedade Civil Organizada, o Consema tem um papel importante junto à Secretaria de Meio de Ambiente como instrumento de controle social das políticas públicas voltadas para a proteção da fauna e da flora de Jaguarari. 

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

A SEAGRI ALOJOU 500 ALEVINOS NO POVOADO DE DIOGO COM O OBJETIVO DE CRIAR NOVAS FONTES DE RENDA E INCENTIVAR A PISCICULTURA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI.

  Na manhã dessa segunda-feira, dia (27), O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Aílson Souza e o Gerente de Recursos Hídricos, Bira, juntos estiveram na Barragem do Sabino na zona rural, povoado de Diogo, realizando a colocação de 500 Alevinos. O objetivo dessa ação é promover renda a partir da diversificação de atividades produtivas e também garantir segurança alimentar e nutricional das famílias, a partir do consumo dessa proteína animal. POrtall Gameleira

PREFEITURA DE JAGUARARI POR MEIO DA (SEAGRI) REALIZA MANUTENÇÃO DOS POÇOS ARTESIANOS DE USO COLETIVO DA ZONA RURAL

  Mantendo o compromisso com a população do interior do município, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI), continua realizando manutenção nos poços artesianos de uso coletivo na zona rural. Na ultima sexta (01), a s comunidade de Bruteiro, Ipueira dos Brandoes, Terra Nova e Baixa Verde , receberam serviços de manutenção e reparo em Poço, conjunto de Motobomba, parte Elétrica, Motor a Diesel e Cata-vento . Segundo o Secretário, Ailso Souza , o trabalho de manutenção de poços artesianos visa prevenir e assegurar que o abastecimento dure por muito mais tempo. “Sempre buscamos trabalhar com prevenção e eficiência, para garantirmos a qualidade no atendimento aos usuários, quando chega uma demanda do interior em nossas mãos, nossa equipe procura atender a população o mais rápido possível ”, disse. POrtall Gameleira

BARREIRAS FIXA FORAM INSTALADAS NAS PRINCIPAIS ENTRADAS DE GAMELEIRA, PROIBINDO ENTRADA DE VISITANTES EM BUSCA DA TRADICIONAL QUINTA-FEIRA MAIOR DA SEMANA SANTA.

UM MARCO EM NOSSA HISTÓRIA , segundo moradores “Nunca houve algo assim na história do distrito de Gameleira.” Na manhã de quinta-feira (09/04), o distrito de GAMELEIRA /Jaguarari, amanheceu com suas principais entradas bloqueadas, BARREIRAS FIXA foram instaladas proibindo entrada de visitantes e barraqueiros que buscam a tradicional QUINTA-FEIRA MAIOR da Semana Santa. A decisão foi tomada com base no DECRETO MUNICIPAL Nº 0116/2020 publicado pelo prefeito de Jaguarari, que tem como objetivo medidas de contenção e prevenção ao novo CORONAVÍRUS . A iniciativa visa restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de impedir o contágio do Covid-19. POrtall Gameleira CONFIRA AS IMAGENS: QUINTA FEIRA MAIOR, TRADICIONAL FEIRA LIVRE DE GAMELEIRA ATRAEM MILHARES DE PESSOAS TODOS OS ANOS. Saiba mais sobre a QUINTA-FEIRA MAIOR:  https://www.portallgameleira.com.br/2019/04/quinta-feira-maior-tradicional-feira_11.html