Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE CRIA SETORES DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL QUE VÃO ATUAR EM TODO O MUNICÍPIO

 


Visando sistematizar e dar maior eficácia aos serviços prestados em benefício aos recursos naturais de Jaguarari, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) tomou a iniciativa de criar dentro do próprio quadro os Setores de Licenciamento e Fiscalização Ambiental. 

Previstos na lei nº742/2009, que institui o Código Municipal de Meio Ambiente e dispõe sobre o Sistema Municipal de Gestão Ambiental, os novos setores serão responsáveis tanto pela concessão de licenças quanto pela fiscalização ao cumprimento das normas estabelecidas pela Política Municipal de Meio Ambiente, que vigora em Jaguarari desde a primeira gestão do prefeito Antônio Nascimento, em 2009. 

“Criamos esses dois setores porque achamos importante que os serviços da secretaria atendam melhor nossa população. Já contamos com uma equipe de fiscais e uma equipe de licenciamento. Nossa equipe técnica terá o papel de verificar que tipo de empreendimento pode ser instalado; se ele pode causar, em grau maior ou menor, algum impacto ambiental. Faremos o levantamento da documentação necessária e analisaremos o plano ambiental apresentado para a sua concessão. A outra questão é em relação à nossa fiscalização, que antes era feita pelo próprio secretário da pasta. E agora, com um setor, queremos fiscalizar todos os empreendimentos até mesmo para orientá-los, para que não sofram qualquer tipo de penalidade futura”, ressaltou o secretário municipal, Antônio Carlos Xavier. 

Ainda de acordo com Xavier, os setores de licenciamento e fiscalização irão abranger empreendimentos tanto na zona urbana, quanto na zona rural. “Sejam eles: uma empresa de exploração mineral, de perfuração de poços artesianos, a instalação de torres (eólicas ou de celular), um loteamento ou uma padaria, devem passar por esses processos, que serão de rotina”, afirmou. 

Outro ponto importante levantado pelo secretário foi a recomposição do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consema), ocorrido no dia 9 de fevereiro, formado por seis representantes do Poder Público Municipal e seis da Sociedade Civil Organizada, o Consema tem um papel importante junto à Secretaria de Meio de Ambiente como instrumento de controle social das políticas públicas voltadas para a proteção da fauna e da flora de Jaguarari. 

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

ESPECIALIDADES MÉDICAS: TRINTA E SEIS PACIENTES FORAM ATENDIDOS POR MÉDICO PSIQUIATRA EM PILAR

  A Policlínica de Especialidades Médicas continua a todo vapor . Na quinta-feira (25/3), trinta e seis pacientes de Pilar foram atendidos por médico psiquiatra na Unidade de Saúde da Baraúna. Além do atendimento psiquiátrico , a Policlínica conta também com atendimentos nas áreas de pediatria, ginecologia, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, psicologia, ortopedia e exames laboratoriais. Para marcação de consultas, a Secretaria Municipal de Saúde informa à população do distrito que os agendamentos estão sendo feitos na Subprefeitura. Assessoria de Comunicação Social

GOVERNADOR DA BAHIA E PREFEITOS DA REGIÃO DECIDEM ABERTURA DO COMÉRCIO ATÉ QUINTA-FEIRA NESTA SEMANA

  Terminada a reunião com os Prefeitos da região e Governador da Bahia , ficando decidido, nesta segunda-feira, dia 29. Comércio será aberto: -Terça – Feira 30/03, até ás 17:30 hs; -Quarta – Feira 31/03, até ás 17:30 hs; -Quinta – Feira 01/04, até ás 12:00 hs; -Sexta e sábado comercio fechado " lockdown ". Reiteramos a todos os comerciantes que redobrem as medidas de segurança sanitárias, já conhecida por todos. USO OBRIGATÓRIO DE MASCARAS POR FUNCIONÁRIOS E CLIENTES. DISPONIBILIZAÇÃO DE ÁLCOOL EM GEL NA PORTA DE TODAS AS LOJAS. Pelo Decreto 20.348, de 28 de marco, fica VEDADA , em todo o território do Estado da Bahia , até o dia 05 de abril, a venda de bebida ALCOÓLICA em quaisquer estabelecimentos , inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) bem como está proibido o funcionamento das academias. O toque de recolher as 18:00 horas está mantido em todo o Estado da Bahia. Sábado, haverá nova reunião com o Governador para definir o funcionamento do Comércio na pró

GAMELEIRA: XPCGAMEZAU / TÉCNICO EM INFORMATICA, LAN HOUSE E ACESSÓRIOS...

TÉCNICO EM INFORMÁTICA . MANUTENÇÃO E MONTAGEM DE REDE. ASSISTÊNCIA E RECARGA EM IMPRESSORAS. GAMES E LAN HOUSE. ACESSÓRIOS EM GERAL. ASSISTÊNCIA EM SMARTPHONE. NOME/TÉCNICO: ZAU. RESIDENTE: PRAÇA DO COMÉRCIO CENTRO GAMELEIRA/GAMELEIRA – JAGUARARI-BA. CELULAR - VIVO / WHATSAPP: (74) 9 9912-5444. E-MAIL / FACEBOOK: ZAUXPCGAME@GMAIL.COM - CNPJ: 23.365.714/000107. TRABALHOS: Formatação de sistema windows e smartphone / instalação de programas / limpeza interna / Troca de touch e display / montagem em lan house / bulk ink para impressora e recargar / musicas / impressão, xerox e digitação / documentos / plastifica documentos / convite / pesquisas escolares / consultas na internet / segunda via: boleto e contas / copias de cd e dvd / criação de e-mail, facebook, entre outros / acesso a internet, wifi, ps2, x-box / E MUITO MAIS !!! Portall Gameleira.