PRINCÍPIO DE INCÊNDIO NA SERRA DO BREJO EM CATUABA É CONTIDO Pular para o conteúdo principal

PRINCÍPIO DE INCÊNDIO NA SERRA DO BREJO EM CATUABA É CONTIDO

 


O princípio de incêndio na Serra do Brejo, localizada entre as comunidades de Catuaba e da Serra dos Morgados, foi totalmente contido. A equipe da Brigada Jaguatirica vinha combatendo as chamas desde a última quinta-feira. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) o incêndio foi criminoso.

De acordo com a Brigada Jaguatirica o fogo foi debelado no sábado (27/2), por volta das 16h. Na manhã de ontem, os brigadistas operaram no rescaldo da área atingida para evitar o surgimento de novos focos. O trabalho se restringiu ao monitoramento das áreas para total certificação de que não há mais possibilidade de reignição do fogo. “A nossa equipe está sempre pronta para defender a natureza”, disse ao final do trabalho, o chefe da Brigada, Adauto Rodrigues.

Preocupados com a frequência de ações criminosas como esta que atingiu a Serra do Brejo, a Semma pretende trabalhar a conscientização da população em relação à preservação dessas áreas. “O crime ambiental provocou perda de vegetação nativa e consequentemente afugentamento de animais silvestres. Será necessário trabalharmos a conscientização social para que as nossas serras sejam preservadas, pois elas são espaços de alta diversidade biológica, bem como as principais produtoras de água no semiárido baiano”, afirmou o diretor de Proteção das Nascentes da Semma, Alan Bonfim.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

SECRETARIA DE AGRICULTURA FISCALIZA OS ESTABELECIMENTOS QUE ADERIRAM O SELO SIM, APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE JAGUARARI EM 2021

  Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Projeto esse que foi aprovado pela Câmara Municipal de Jaguarari-Ba no ano de 2021, na época o secretário de Agricultura era o Sr. Valdemilson Vieira, vereador Val do Jacunã. A Secretaria Municipal de Agricultura Inspeciona e fiscaliza os estabelecimentos que produzem, manipulam e industrializam produtos de origem animal. Essa fiscalização é feita nos estabelecimentos “comércios” que buscaram e aderiram o selo (SIM). O comerciante informal não é penalizado, ou seja, não é de competência da Secretaria Municipal de Agricultura recolher essas mercadorias. Lembrando que a fiscalização dos órgãos estaduais: (ADAB) e (CREA) são realizadas mediante denúncias e havendo a fiscalização, comerciante que não tenha o selo SIM terá sua mercadoria apreendida pelos os referidos órgãos estaduais , com forme lei estadual Lei nº 12.215, de 30 de maio de 2011, que dispõe sobre o Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal.

VEREADOR ADAUTO DA GUARDA FAZ MAIS UMA ENTREGA, UM PADRÃO COMPLETO DE UNIFORME PARA A EQUIPE DE FUTEBOL MASCULINA DE OUTEIRO

  Em nome do Deputado Federal, Josias Gomes, o atual Secretário Municipal de Obras e Vereador licenciado Adauto da Guarda , entregou um padrão de uniformes de futebol masculino com bola de campo para o time de futebol do Outeiro. Um padrão completo de uniformes: (Camisa, calção, meião) e bola, entregues no dia 27/11 ao time: Outeiro.

SANTA ROSA DE LIMA: CARTA ABERTA, COORDENADOR: DANILO RODRIGUES, MUSEU DO VAQUEIRO.

Associação dos Vaqueiros torna publico a atual situação do museu do vaqueiro, através de carta aberta: “Prezados (as), amigos e amigas; Chegamos a mais um ano envoltos de esperança em conseguirmos do Poder Público Municipal, o reconhecimento do Museu do Vaqueiro, localizado no Distrito de Santa Rosa de Lima, como primeira Instituição Museológica do município de Jaguarari assim como também do Território Piemonte Norte do Itapicuru; para fins de pesquisa, memória e conhecimento. O Museu do Vaqueiro partiu de uma ideia pioneira de um jovem da comunidade, que a partir dos 07 anos de idade passou a colecionar peças e utensílios antigos e de forma gradativa resultou num acervo de grande importância para a difusa da cultura, história e memória do povo de Jaguarari e até de Municípios circunvizinhos. Hoje Museu   é de responsabilidade da Associação dos Vaqueiros de Santa Rosa Lima. Através de muita luta   a Entidade, conquistou a doação do prédio inativo por Lei,   cria...