SANCIONADA A LEI DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA RASTREAMENTOS DE AUTISMO E A PREFEITURA DE JAGUARARI PLANEJA AMPLO PROJETO DE ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS ESPECIAIS Pular para o conteúdo principal

SANCIONADA A LEI DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA RASTREAMENTOS DE AUTISMO E A PREFEITURA DE JAGUARARI PLANEJA AMPLO PROJETO DE ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS ESPECIAIS


O prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, sancionou e tornou Lei, o projeto nº 004/2021 do vereador João Paulo Soares (PT) que torna obrigatória a aplicação do questionário M-CHAT nas unidades de saúde públicas e privadas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Jaguarari.

Segundo o texto do projeto, o M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) consiste em 23 perguntas que devem ser aplicadas aos pais de crianças com idade entre 16 e 30 meses, no intuito de rastrear sinais precoces do Transtorno do Espectro Autista.

Para desenvolvimento adequado do projeto, a Prefeitura de Jaguarari irá promover a capacitação técnica de funcionários que irão aplicar o questionário M-CHAT nas unidades de saúde, nos CMEI’s e junto aos usuários dos programas socioassistenciais.

AÇÃO AMPLA – Atentos à importância de por em prática o mais breve possível o questionário, secretários do Governo Cuidando da Nossa Gente se reuniram, nesta segunda-feira (27/9), para traçar estratégias para a execução do projeto. Foi discutida também a implementação de Ação Interdisciplinar que visa ofertar atendimentos especializados com psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas para crianças especiais.

“A ação é bem ampla e o Governo Cuidando da Nossa Gente, subsidiada pelas Secretarias de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social, pretende dar um atendimento não apenas para as crianças autistas, mas também as crianças especiais dentro do nosso Município. Cada Secretaria, dentro de suas competências irá promover desde a buscativa até o efetivo atendimento. Por se tratar de um tratamento complexo e de alto custo, sendo que a maioria dos pais ou responsáveis não dispõe de recursos para arcar com as despesas desse acompanhamento, o Município estará de forma pioneira desenvolvendo um trabalho que será referência a nível estadual”, disse o secretário de Governo, André Nascimento.

Participaram da reunião, as secretárias municipais de Educação, Gelzira Souza, de Saúde, Raquel Bonfim e de Desenvolvimento Social, Letícia Duarte.

Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

VEREADOR ADAUTO DA GUARDA FAZ MAIS UMA ENTREGA, UM PADRÃO COMPLETO DE UNIFORME PARA A EQUIPE DE FUTEBOL MASCULINA DE OUTEIRO

  Em nome do Deputado Federal, Josias Gomes, o atual Secretário Municipal de Obras e Vereador licenciado Adauto da Guarda , entregou um padrão de uniformes de futebol masculino com bola de campo para o time de futebol do Outeiro. Um padrão completo de uniformes: (Camisa, calção, meião) e bola, entregues no dia 27/11 ao time: Outeiro.

INÍCIO DA PERFURAÇÃO DE POÇO ARTESIANO NO POVOADO DE FLAMENGO ATRAVÉS DE INDICAÇÃO DO VEREADOR ZÉ GALEGO AO PREFEITO SEU ANTÔNIO EM PARCERIA COM A CERB.

  Hoje, dia 07, atendendo mais uma solicitação da população com indicação do Vereador Zé Galego , e entendendo a necessidade solicitada pelo o vereador, onde famílias sofrem com a escassez de água. O Prefeito Seu Antônio  através da  (CERB) , deu início a perfuração de um POÇO ARTESIANO no povoado de Flamengo. O vereador, salienta que: “fazer gestão pública, é atender dos anseios da população”, frisa os agradecimentos ao prefeito Seu Antônio, por atender sua indicação. POrtall Gameleira

SECRETARIA DE AGRICULTURA FISCALIZA OS ESTABELECIMENTOS QUE ADERIRAM O SELO SIM, APROVADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE JAGUARARI EM 2021

  Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Projeto esse que foi aprovado pela Câmara Municipal de Jaguarari-Ba no ano de 2021, na época o secretário de Agricultura era o Sr. Valdemilson Vieira, vereador Val do Jacunã. A Secretaria Municipal de Agricultura Inspeciona e fiscaliza os estabelecimentos que produzem, manipulam e industrializam produtos de origem animal. Essa fiscalização é feita nos estabelecimentos “comércios” que buscaram e aderiram o selo (SIM). O comerciante informal não é penalizado, ou seja, não é de competência da Secretaria Municipal de Agricultura recolher essas mercadorias. Lembrando que a fiscalização dos órgãos estaduais: (ADAB) e (CREA) são realizadas mediante denúncias e havendo a fiscalização, comerciante que não tenha o selo SIM terá sua mercadoria apreendida pelos os referidos órgãos estaduais , com forme lei estadual Lei nº 12.215, de 30 de maio de 2011, que dispõe sobre o Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal.