Pular para o conteúdo principal

SANCIONADA A LEI DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA RASTREAMENTOS DE AUTISMO E A PREFEITURA DE JAGUARARI PLANEJA AMPLO PROJETO DE ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS ESPECIAIS


O prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, sancionou e tornou Lei, o projeto nº 004/2021 do vereador João Paulo Soares (PT) que torna obrigatória a aplicação do questionário M-CHAT nas unidades de saúde públicas e privadas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Jaguarari.

Segundo o texto do projeto, o M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) consiste em 23 perguntas que devem ser aplicadas aos pais de crianças com idade entre 16 e 30 meses, no intuito de rastrear sinais precoces do Transtorno do Espectro Autista.

Para desenvolvimento adequado do projeto, a Prefeitura de Jaguarari irá promover a capacitação técnica de funcionários que irão aplicar o questionário M-CHAT nas unidades de saúde, nos CMEI’s e junto aos usuários dos programas socioassistenciais.

AÇÃO AMPLA – Atentos à importância de por em prática o mais breve possível o questionário, secretários do Governo Cuidando da Nossa Gente se reuniram, nesta segunda-feira (27/9), para traçar estratégias para a execução do projeto. Foi discutida também a implementação de Ação Interdisciplinar que visa ofertar atendimentos especializados com psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas para crianças especiais.

“A ação é bem ampla e o Governo Cuidando da Nossa Gente, subsidiada pelas Secretarias de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social, pretende dar um atendimento não apenas para as crianças autistas, mas também as crianças especiais dentro do nosso Município. Cada Secretaria, dentro de suas competências irá promover desde a buscativa até o efetivo atendimento. Por se tratar de um tratamento complexo e de alto custo, sendo que a maioria dos pais ou responsáveis não dispõe de recursos para arcar com as despesas desse acompanhamento, o Município estará de forma pioneira desenvolvendo um trabalho que será referência a nível estadual”, disse o secretário de Governo, André Nascimento.

Participaram da reunião, as secretárias municipais de Educação, Gelzira Souza, de Saúde, Raquel Bonfim e de Desenvolvimento Social, Letícia Duarte.

Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

A SEAGRI ALOJOU 500 ALEVINOS NO POVOADO DE DIOGO COM O OBJETIVO DE CRIAR NOVAS FONTES DE RENDA E INCENTIVAR A PISCICULTURA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI.

  Na manhã dessa segunda-feira, dia (27), O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Aílson Souza e o Gerente de Recursos Hídricos, Bira, juntos estiveram na Barragem do Sabino na zona rural, povoado de Diogo, realizando a colocação de 500 Alevinos. O objetivo dessa ação é promover renda a partir da diversificação de atividades produtivas e também garantir segurança alimentar e nutricional das famílias, a partir do consumo dessa proteína animal. POrtall Gameleira

BARREIRAS FIXA FORAM INSTALADAS NAS PRINCIPAIS ENTRADAS DE GAMELEIRA, PROIBINDO ENTRADA DE VISITANTES EM BUSCA DA TRADICIONAL QUINTA-FEIRA MAIOR DA SEMANA SANTA.

UM MARCO EM NOSSA HISTÓRIA , segundo moradores “Nunca houve algo assim na história do distrito de Gameleira.” Na manhã de quinta-feira (09/04), o distrito de GAMELEIRA /Jaguarari, amanheceu com suas principais entradas bloqueadas, BARREIRAS FIXA foram instaladas proibindo entrada de visitantes e barraqueiros que buscam a tradicional QUINTA-FEIRA MAIOR da Semana Santa. A decisão foi tomada com base no DECRETO MUNICIPAL Nº 0116/2020 publicado pelo prefeito de Jaguarari, que tem como objetivo medidas de contenção e prevenção ao novo CORONAVÍRUS . A iniciativa visa restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de impedir o contágio do Covid-19. POrtall Gameleira CONFIRA AS IMAGENS: QUINTA FEIRA MAIOR, TRADICIONAL FEIRA LIVRE DE GAMELEIRA ATRAEM MILHARES DE PESSOAS TODOS OS ANOS. Saiba mais sobre a QUINTA-FEIRA MAIOR:  https://www.portallgameleira.com.br/2019/04/quinta-feira-maior-tradicional-feira_11.html

VER. NENÉM DO CATUNI ATRAVÉS DE EMENDA PARLAMENTAR FEDERAL, CONQUISTA RECURSO PARA PERFURAÇÃO DE POÇO ARTESIANO.

Nesta última terça-feira ( 16/07/2019 ) o Ver. NENÉM DO CATUNI  esteve em SALVADOR , desta vez conseguiu com Ex. Assessor  Sr. MARCOS  TÚLIO  atual assessor do presidente da assembleia legislativa da Bahia, V. Exa. NÉLSON LEAL , liberação de emenda parlamentar do Ex. Dep. Federal JOSÉ CARLOS ARAÚJO. Recurso já se encontra liberado na CODEVASF com ordem para perfuração de poço artesiano. Com mais essa conquista neste segundo mandato, o vereador atinge mais de 800 mil em benefícios da população Jaguarariense. Portall Gameleira