Pular para o conteúdo principal

SANCIONADA A LEI DE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA RASTREAMENTOS DE AUTISMO E A PREFEITURA DE JAGUARARI PLANEJA AMPLO PROJETO DE ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS ESPECIAIS


O prefeito de Jaguarari, Antônio Nascimento, sancionou e tornou Lei, o projeto nº 004/2021 do vereador João Paulo Soares (PT) que torna obrigatória a aplicação do questionário M-CHAT nas unidades de saúde públicas e privadas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Jaguarari.

Segundo o texto do projeto, o M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) consiste em 23 perguntas que devem ser aplicadas aos pais de crianças com idade entre 16 e 30 meses, no intuito de rastrear sinais precoces do Transtorno do Espectro Autista.

Para desenvolvimento adequado do projeto, a Prefeitura de Jaguarari irá promover a capacitação técnica de funcionários que irão aplicar o questionário M-CHAT nas unidades de saúde, nos CMEI’s e junto aos usuários dos programas socioassistenciais.

AÇÃO AMPLA – Atentos à importância de por em prática o mais breve possível o questionário, secretários do Governo Cuidando da Nossa Gente se reuniram, nesta segunda-feira (27/9), para traçar estratégias para a execução do projeto. Foi discutida também a implementação de Ação Interdisciplinar que visa ofertar atendimentos especializados com psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas para crianças especiais.

“A ação é bem ampla e o Governo Cuidando da Nossa Gente, subsidiada pelas Secretarias de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social, pretende dar um atendimento não apenas para as crianças autistas, mas também as crianças especiais dentro do nosso Município. Cada Secretaria, dentro de suas competências irá promover desde a buscativa até o efetivo atendimento. Por se tratar de um tratamento complexo e de alto custo, sendo que a maioria dos pais ou responsáveis não dispõe de recursos para arcar com as despesas desse acompanhamento, o Município estará de forma pioneira desenvolvendo um trabalho que será referência a nível estadual”, disse o secretário de Governo, André Nascimento.

Participaram da reunião, as secretárias municipais de Educação, Gelzira Souza, de Saúde, Raquel Bonfim e de Desenvolvimento Social, Letícia Duarte.

Ascom Jaguarari - Governo Cuidando da Nossa Gente

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

PREFEITO SEU ANTÔNIO ANUNCIA OBRA DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DOS 12KM DA ESTRADA VICINAL DO DISTRITO DE GAMELEIRA

  O prefeito de Jaguarari, SEU ANTÔNIO anunciou, nesta segunda-feira, 24, na comunidade de Diogo, um pacote de obras na área de infraestrutura , a exemplo da PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA da estrada vicinal do distrito de Gameleira que dá acesso à comunidade de Jacunã e fazendas vizinhas. Investimento com RECURSO PRÓPRIO E DE EMENDAS parlamentares no valor de 8 MILHÕES DE REAIS , onde o deputado Federal Josias Gomes (PT) , disponibilizou para o município 1 Milhão de Reais, o deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB) , 500 Mil Reais, o município 1,5 Milhão e meio de Reais, e o Governo do Estado da Bahia 5  Milhões de Reais "Já está tudo definido, o município de Jaguarari vai firmar um convênio com a secretaria do de Obras do Estado da Bahia" Destacou o prefeito. POrtall Gameleira

SINAL DE CELULAR COMEÇA SER IMPLANTADO NO DISTRITO DE GAMELEIRA PELO PROJETO FALA BAHIA – GOVERNO DO ESTADO

  Com a iniciativa do deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB) e do prefeito de Jaguarari, Seu Antônio (PT), o distrito de Gameleira é contemplado com sinal de celular. Foi dado início nesta semana, IMPLANTAÇÃO DA ANTENA DE TELEFONIA MÓVEL no distrito de GAMELEIRA . A chegada da telefonia móvel é parte do PROJETO FALA BAHIA com incentivos fiscais concedidos pelo o Governo do Estado. Na etapa complementar da 1ª fase, que é executada pelas Secretarias estaduais de Infraestrutura (SEINFRA) e da Fazenda (SEFAZ), mais 112 localidades passarão a contar com o serviço de telefonia móvel, entre esses estão os distritos de GAMELEIRA E JUACEMA . Além facilitar as licenças ambientais para a construção das redes, o governo está abrindo mão de até R$ 300 mil por estação radiobase, recursos que serão descontados do ICMS devido pela operadora. O investimento é da ordem de R$ 25 milhões, através da renúncia do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às operadoras TIM e CLARO , venc

VEREADOR ZÉ GALEGO VISITA A OBRA DE COBERTURA DA QUADRA ESPORTIVA NA COMUNIDADE DE FLAMENGO

  O Governo cuidando da nossa gente deu início à obra de cobertura metálica da Quadra de Esportes na comunidade de Flamengo. Na última quinta-feira, (20), o vereador Zé Galego (PP), visitou a obra da cobertura metálica da quadra esportiva da comunidade de Flamengo, uma solicitação da comunidade, especialmente dos desportistas locais. O vereador disse que a cobertura da quadra ofertará outras opções para trabalhar projetos com idosos, crianças e alunos da escola da comunidade, por essa razão, fez à reivindicação da cobertura da quadra da comunidade, o prefeito Seu Antônio (PT), abraçou a causa e com recuso próprio a obra estar se concretizando. POrtall Gameleira