Pular para o conteúdo principal

COOPERATIVA RECICLA JAGUARARI, COM APOIO DO PREFEITO SEU ANTÔNIO, FAZ SOLICITAÇÃO AO GOVERNADOR RUI COSTA


A Recicla Jaguarari, cooperativa de catadores de materiais recicláveis, representada por sua presidente, Valquíria Rodrigues Brandão, a vice-presidente, Ana Paula dos Santos Souza, e outros catadores, acompanhados do prefeito Seu Antônio e de Antônio Carlos Xavier, secretário municipal de Meio ambiente, entregou ao governador da Bahia, Rui Costa, em sua visita, no dia de ontem, a Jaguarari, um documento que solicita vários equipamentos e apoio para o fortalecimento da categoria dos catadores e catadoras de materiais recicláveis no município. Dentre os equipamentos estão EPI’s (equipamentos de proteção individual e fardamento), prensa, big bags, caminhão para transporte de materiais recicláveis.
Com o novo marco regulatório do saneamento básico e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/10, que trata do gerenciamento dos resíduos sólidos, determinam também o fechamento dos lixões. Esses locais se tornaram também um local de trabalho e de sobrevivência para homens, mulheres, jovens e famílias inteiras, que são expostos à péssimas condições laborais.

Além da importância para o meio ambiente, a atividade do catador contribui para a geração de renda e emprego e deixa a cidade mais limpa e organizada. 

Um dos desafios da cooperativa Recicla Jaguarari é iniciar a coleta seletiva no município, o que vai acontecer na próxima segunda-feira, no comércio da sede municipal. Vamos fazer como experiência e depois vamos ampliando para os bairros e demais localidades do município. Por isso, é fundamental o apoio do poder público e da sociedade aos catadores de materiais recicláveis. Falou a presidente Valquíria. 

A presidente também agradeceu o apoio da prefeitura de Jaguarari, do comércio e da Câmara Municipal

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

A SEAGRI ALOJOU 500 ALEVINOS NO POVOADO DE DIOGO COM O OBJETIVO DE CRIAR NOVAS FONTES DE RENDA E INCENTIVAR A PISCICULTURA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI.

  Na manhã dessa segunda-feira, dia (27), O Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Aílson Souza e o Gerente de Recursos Hídricos, Bira, juntos estiveram na Barragem do Sabino na zona rural, povoado de Diogo, realizando a colocação de 500 Alevinos. O objetivo dessa ação é promover renda a partir da diversificação de atividades produtivas e também garantir segurança alimentar e nutricional das famílias, a partir do consumo dessa proteína animal. POrtall Gameleira

BARREIRAS FIXA FORAM INSTALADAS NAS PRINCIPAIS ENTRADAS DE GAMELEIRA, PROIBINDO ENTRADA DE VISITANTES EM BUSCA DA TRADICIONAL QUINTA-FEIRA MAIOR DA SEMANA SANTA.

UM MARCO EM NOSSA HISTÓRIA , segundo moradores “Nunca houve algo assim na história do distrito de Gameleira.” Na manhã de quinta-feira (09/04), o distrito de GAMELEIRA /Jaguarari, amanheceu com suas principais entradas bloqueadas, BARREIRAS FIXA foram instaladas proibindo entrada de visitantes e barraqueiros que buscam a tradicional QUINTA-FEIRA MAIOR da Semana Santa. A decisão foi tomada com base no DECRETO MUNICIPAL Nº 0116/2020 publicado pelo prefeito de Jaguarari, que tem como objetivo medidas de contenção e prevenção ao novo CORONAVÍRUS . A iniciativa visa restringir a aglomeração e circulação de pessoas a fim de impedir o contágio do Covid-19. POrtall Gameleira CONFIRA AS IMAGENS: QUINTA FEIRA MAIOR, TRADICIONAL FEIRA LIVRE DE GAMELEIRA ATRAEM MILHARES DE PESSOAS TODOS OS ANOS. Saiba mais sobre a QUINTA-FEIRA MAIOR:  https://www.portallgameleira.com.br/2019/04/quinta-feira-maior-tradicional-feira_11.html

VER. NENÉM DO CATUNI ATRAVÉS DE EMENDA PARLAMENTAR FEDERAL, CONQUISTA RECURSO PARA PERFURAÇÃO DE POÇO ARTESIANO.

Nesta última terça-feira ( 16/07/2019 ) o Ver. NENÉM DO CATUNI  esteve em SALVADOR , desta vez conseguiu com Ex. Assessor  Sr. MARCOS  TÚLIO  atual assessor do presidente da assembleia legislativa da Bahia, V. Exa. NÉLSON LEAL , liberação de emenda parlamentar do Ex. Dep. Federal JOSÉ CARLOS ARAÚJO. Recurso já se encontra liberado na CODEVASF com ordem para perfuração de poço artesiano. Com mais essa conquista neste segundo mandato, o vereador atinge mais de 800 mil em benefícios da população Jaguarariense. Portall Gameleira