Pular para o conteúdo principal

FUNCIONAMENTO DO LEGISLATIVO: O LEGISLATIVO E OS OUTROS PODERES.


Sobre os três Poderes, a Constituição Federal do Brasil estabelece o seguinte:

No parágrafo único do artigo 1º é dito: "TODO O PODER EMANA DO POVO, QUE O EXERCE POR MEIO DE REPRESENTANTES ELEITOS OU DIRETAMENTE, NOS TERMOS DESTA CONSTITUIÇÃO."

Isso significa que o Povo é o titular de todo o poder e que exerce esse poder diretamente, ou por meio de seus representantes. Mas, quais são esses poderes?

Em seu artigo 2º, fica estabelecido: "SÃO PODERES DA UNIÃO, INDEPENDENTES E HARMÔNICOS ENTRE SI, O LEGISLATIVO, O EXECUTIVO E O JUDICIÁRIO."

PODER LEGISLATIVO - Cabe ao Legislativo, como tarefas principais, a elaboração das leis e fiscalização dos atos do Poder Executivo.

PODER EXECUTIVO - Ao Executivo cabe administrar os serviços do País. Para isso, ele deve executar as leis que são elaboradas pelo Poder Legislativo.

PODER JUDICIÁRIO - Ao Poder Judiciário cabe aplicar essas leis, nos casos concretos de desobediência ou de conflito de interesses.

Na esfera federal, o PODER LEGISLATIVO é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e Senado Federal. O Poder EXECUTIVO é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NO ARTIGO 92, DEFINE COMO ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO:

· Supremo Tribunal Federal
· Superior Tribunal de Justiça
· Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais
· Tribunais e Juízes do Trabalho
· Tribunais e Juízes Eleitorais
· Tribunais e Juízes Militares
· Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios


Vale ressaltar que um Poder não é mais importante do que o outro. SÃO INDEPENDENTES ENTRE SI. Isso significa que cada um é responsável pela sua respectiva área de atuação.
OS TRÊS PODERES NOS ESTADOS E NOS MUNICÍPIOS
Quem são os responsáveis por exercer os Poderes Legislativo e Executivo nos Estados e Municípios?

 ESTADOS:
Poder Legislativo - Assembléias Legislativas Estaduais
Poder Executivo - Governador do Estado
 
MUNICÍPIO:
Poder Legislativo - Câmaras Municipais
Poder Executivo - Prefeito do Município
 
NO PODER JUDICIÁRIO, HÁ UMA DIFERENÇA.
No Poder Judiciário há uma diferença. A organização judiciária dos Estados é a mesma que vale para os Municípios. Por isso, o Juiz de Direito de uma Comarca está vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado.

Portall Gameleira

Comentários

Postar um comentário


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

ELEIÇÕES 2020: LISTA ATUALIZADA DE FILIADOS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO PORTAL DO TSE

Já estão disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as informações atualizadas sobre osfiliados a partidos políticos em todo o país. O prazo para as legendas entregarem as informações venceu no dia 14 de outubro.
A legislação estabelece que os partidos devem apresentar, anualmente, a relação de filiados sempre na segunda semana dos meses de abril e outubro.
No caso das filiações em duplicidade, as ocorrências permanecerão sub judice até que haja decisão do juízo eleitoral da zona de inscrição do filiado.

A ISCA DE SEMPRE! AQUELE VELHO ASFALTO ELEITOREIRO ENTRA EM AÇÃO.

Faltando dois meses para a eleição municipal de 2020, o prefeito Everton Rocha (PSDB), iniciou o derramamento de asfalto “VISTO PELO OS MORADORES” como tentativa de pavimentação da vitória.
De acordo com a população, esta ação é uma tentativa para reverter a desaprovação e ser reeleito para mais quatro anos no comando da prefeitura municipal de Jaguarari.
Estratégia de marketing. O serviço de asfaltamento promove uma transformação positiva no Distrito e na vida dos Gameleirense, mas, principalmente, melhora, a imagem de Everton Rocha como gestor, ainda que isso ocorra, só agora, próximo ao fim do mandato.Resta saber se, após várias promessas não cumpridas, a população de Jaguarari vai apostar mais uma vez em Everton Rocha?
POrtall Gameleira

VEREADOR NENÉM DO CATUNI VISITA A OBRA DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DO CATUNI DA ESTRADA, ACOMPANHADO DO FISCAL DA (SIT).

O Vereador NENÉM DO CATUNI, nesta terça-feira (18), esteve visitando e conferindo de perto o andamento das obras de PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DO CATUNI DA ESTRADA, acompanhado do engenheiro fiscal da (SIT), o Sr. André Serravalle.

Satisfeito com que viu, o parlamentar lembrou que a aplicação da pavimentação asfáltica é uma das intervenções mais solicitadas pela população, pois urbaniza, devolve e dá dignidade à população. "Fico contente em ver que a obra está 60% concretizada e o sonho de muitos, realizado”, destacou o vereador.

POrtall Gameleira