JAGUARARI ESTÁ ENTRE AS 09 CIDADES DA BAHIA QUE CONTEM DE 18 A 20 AGROTÓXICOS NA ÁGUA, APONTA MONITORAMENTO DA (FPI). Pular para o conteúdo principal

JAGUARARI ESTÁ ENTRE AS 09 CIDADES DA BAHIA QUE CONTEM DE 18 A 20 AGROTÓXICOS NA ÁGUA, APONTA MONITORAMENTO DA (FPI).


O Ministério Público do Estado (MP-BA) recomendou a adoção de medidas para intensificação da fiscalização e do monitoramento do uso intensivo de agrotóxicos em nove cidades da região de Jacobina. A recomendação foi feita pelo promotor de Justiça Pablo Almeida, nesta quarta-feira (5), à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), ao Núcleo Regional de Saúde e a nove Municípios. 

De acordo com o documento, as medidas são necessárias por conta do diagnóstico realizado pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Foram identificados comercialização, uso e descarte intensivo e inadequado de agrotóxicos, com risco de danos ambientais e à saúde da população de Campo Formoso, Jacobina, JAGUARARI, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Umburanas e Várzea Nova. O promotor informou que a FPI constatou fiscalização insatisfatória da Adab e ausência de monitoramento pela Embasa da presença na água de 18 dos 20 agrotóxicos mais utilizados na região. 

Entre os nove municípios, Ourolândia, Mirangaba e Jacobina apresentaram os maiores níveis de utilização de agrotóxico, segundo o relatório. A FPI teria identificado ainda o descumprimento, por parte das unidades de saúde locais, de norma do Ministério da Saúde, que obriga todos os profissionais de saúde a reportar ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) casos de intoxicação por agrotóxicos ou suspeitas. Nenhum caso foi registrado, nem mesmo naquelas três cidades. 

Entre as medidas, estão a realização pela Adad de fiscalização, dentro de um ano, em pelo menos 20% das propriedades rurais constantes dos receituários agronômicos no ano antecedente; a digitalização pela Adab dos documentos de registro do uso de agrotóxico, a criação de banco de dados acessível ao público com essas informações, referentes aos últimos cinco anos, para tornar possível monitorar e comparar os níveis de utilização dos produtos e a elaboração de ranking dos municípios e dos agrotóxicos mais utilizados; o monitoramento pela Embasa dos níveis, em todos os mananciais e estações de tratamento de água, dos 27 agrotóxicos previstos pelo Ministério da Saúde, como também dos 20 agrotóxicos mais presentes na região e a suspensão imediata do fornecimento de água quando constatada situação de risco; e a qualificação técnica, dentro de 180 dias, por todos os nove Municípios dos profissionais da rede de saúde municipal para que seja cumprida a determinação de comunicação ao Sinam de todos casos comprovados ou suspeitos de intoxicação por agrotóxicos.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

CONTRA A COVID-19: VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA AÇÕES EDUCATIVAS EM PILAR E SEDE DE JAGUARARI

  Mais uma ação educativa objetivando informar à população de como se comportar na tentativa de evitar a propagação do coronavírus foi realizada pelos fiscais da Vigilância Sanitária Municipal no distrito Pilar e na sede de Jaguarari. A equipe permanece atuante, intensificando a fiscalização e promovendo ações educativas nas barracas das feiras livres e nos estabelecimentos comerciais para fazer valer a aplicação das medidas de prevenção e combate à pandemia. De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações têm sido contínuas, tendo em vista o grande aumento do número de casos ativos de Covid-19 em Jaguarari, tanto na zona rural, quanto na sede. Como parte dessas ações, a Vigilância Sanitária ofereceu orientações aos donos de estabelecimentos comerciais e aos feirantes de Pilar e sede nos dias 4, 5 e 8 de março e prossegue com as inspeções em cumprimento das normas estabelecidas pelos decretos estadual (nº 20.260) e municipal (nº55/2021). Assessoria de Comunicação Social

BÍBLIA MANUAL DA VIDA: “MENTE VAZIA, OFICINA DO DIABO!”

Esse é um ditado popular que significa: "quem não tem o que fazer só pensa e fala bobagem!" "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco." Filipenses 4.8-9 A bíblia precisa ser manuseada diariamente, pois ela traz elementos que nos ajudam em nossas empreitadas. Nela há ânimo, força, ousadia, exemplos de fé, correção, exortação, paz, alegria, esperança, entre tantas outras coisas; para que as pessoas olhem para nós e vejam diferença, precisamos ser diferentes e mostrar conteúdo ao abrir nossos lábios. Que de nós flua uma fonte de águas vivas! A seguir, uma compilação de frases sobre o tema: "Falta de ocupação não é repouso; uma mente absolutamente v...

ZAUCOM / COMÉRCIO DE VARIEDADES E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA - GAMELEIRA/JAGUARARI(BA)

Técnico em Informática; Manutenção e montagem de rede; Assistência e recarga em impressoras; Assistência em smartphone ; Serviços de Informática;  Comércio de Variedades e acessórios em geral . NOME/TÉCNICO: ZAU. RESIDENTE: PRAÇA DO COMÉRCIO CENTRO GAMELEIRA/GAMELEIRA – JAGUARARI-BA. CELULAR / WHATSAPP: (74) 9 9912-5444. E-MAIL / FACEBOOK: ZAUFEITOSA@GMAIL.COM - CNPJ: 23.365.714/000107. TRABALHOS: Formatação de sistema windows e smartphone / instalação de programas / limpeza interna e montagem / troca de touch e display / bulk ink para impressora e recarga / arquivos em pendrive e hd / recarga de celular / musicas / impressão, xerox, digitação e escaneamento / documentos e contratos / plastificação / convite / ipva / pesquisas escolar / consultas na internet / segunda via: boleto e contas / copia de cd e dvd / abrir e-mail e contas, entre outros / E MUITO MAIS !!! Portall Gameleira.