JAGUARARI ESTÁ ENTRE AS 09 CIDADES DA BAHIA QUE CONTEM DE 18 A 20 AGROTÓXICOS NA ÁGUA, APONTA MONITORAMENTO DA (FPI). Pular para o conteúdo principal

JAGUARARI ESTÁ ENTRE AS 09 CIDADES DA BAHIA QUE CONTEM DE 18 A 20 AGROTÓXICOS NA ÁGUA, APONTA MONITORAMENTO DA (FPI).


O Ministério Público do Estado (MP-BA) recomendou a adoção de medidas para intensificação da fiscalização e do monitoramento do uso intensivo de agrotóxicos em nove cidades da região de Jacobina. A recomendação foi feita pelo promotor de Justiça Pablo Almeida, nesta quarta-feira (5), à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), ao Núcleo Regional de Saúde e a nove Municípios. 

De acordo com o documento, as medidas são necessárias por conta do diagnóstico realizado pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Foram identificados comercialização, uso e descarte intensivo e inadequado de agrotóxicos, com risco de danos ambientais e à saúde da população de Campo Formoso, Jacobina, JAGUARARI, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Umburanas e Várzea Nova. O promotor informou que a FPI constatou fiscalização insatisfatória da Adab e ausência de monitoramento pela Embasa da presença na água de 18 dos 20 agrotóxicos mais utilizados na região. 

Entre os nove municípios, Ourolândia, Mirangaba e Jacobina apresentaram os maiores níveis de utilização de agrotóxico, segundo o relatório. A FPI teria identificado ainda o descumprimento, por parte das unidades de saúde locais, de norma do Ministério da Saúde, que obriga todos os profissionais de saúde a reportar ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) casos de intoxicação por agrotóxicos ou suspeitas. Nenhum caso foi registrado, nem mesmo naquelas três cidades. 

Entre as medidas, estão a realização pela Adad de fiscalização, dentro de um ano, em pelo menos 20% das propriedades rurais constantes dos receituários agronômicos no ano antecedente; a digitalização pela Adab dos documentos de registro do uso de agrotóxico, a criação de banco de dados acessível ao público com essas informações, referentes aos últimos cinco anos, para tornar possível monitorar e comparar os níveis de utilização dos produtos e a elaboração de ranking dos municípios e dos agrotóxicos mais utilizados; o monitoramento pela Embasa dos níveis, em todos os mananciais e estações de tratamento de água, dos 27 agrotóxicos previstos pelo Ministério da Saúde, como também dos 20 agrotóxicos mais presentes na região e a suspensão imediata do fornecimento de água quando constatada situação de risco; e a qualificação técnica, dentro de 180 dias, por todos os nove Municípios dos profissionais da rede de saúde municipal para que seja cumprida a determinação de comunicação ao Sinam de todos casos comprovados ou suspeitos de intoxicação por agrotóxicos.

Fonte: www.bahianoticias.com.br

Comentários


Parceiros do Portall Gameleira:


Postagens mais visitadas na ultima semana:

MANUTENÇÃO DE ESTRADAS RURAIS SEGUE A TODO VAPOR NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI

  A Prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Obras segue firme no compromisso de garantir melhores condições de trafegabilidade para os moradores da zona rural. O Secretario de Obras, José Adauto, esteve nesta ultima quinta-feira, (09), nos povoados de Gameleira, Jacunã, Várzea das Pedras, Caritá, Várzea e Cabeça do Boi, com maquinários em ação nas estradas que ligam os povoados . As intervenções incluem nivelamento, cascalhamento e drenagem, prevenindo transtornos causados por chuvas e pelo desgaste natural das vias. “O trabalho de reparo nas estradas tem sido uma das prioridades do prefeito Seu Antônio , assegurando que produtores rurais, estudantes e demais moradores possam transitar com mais facilidade e segurança.” Afirma o secretário.

ARTESÃOS E ARTESÃS DE JAGUARARI PARTICIPAM DE FORMAÇÃO GRATUITA SOBRE EMPREENDEDORISMO

  Nesse primeiro dia, houve a participação de artesãos da sede, dos distritos e povoados. Em um primeiro momento, houve a apresentação das participantes e das palestrantes. Depois, as alunas realizaram uma atividade em grupo. Foi realizada nesta quarta-feira (16) a primeira aula do curso “Empreendedorismo: Processos para Constituição de Associação”. A formação é organizada pela Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) e pelo Governo do Estado da Bahia (via Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Jaguarari (Sedet). As aulas serão realizadas na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Jaguarari (Aciaj). A formação tem como objetivo fomentar o empreendedorismo através do artesanato e trazer o tema do associativismo para os empreendedores. Também foi realizada nesta manhã a constituição do Comitê Gestor de Artesãs e Artesãos de Jaguarari, que tem como objetivo identificar as fragilidades e...

JAGUARARI E ANDORINHA FIRMAM PARCERIA EM BUSCA DA RECUPERAÇÃO DA ESTRADA QUE FAZ DIVISA ENTRE OS DOIS MUNICÍPIOS

  A recuperação da estrada consiste no alargamento, patrolamento e recuperação de trechos com cascalho. Parceria entre as Prefeituras de Jaguarari e de Andorinha, juntos, buscam a recuperação da estrada que liga o Distrito de Gameleira ao Distrito de Sítio do Açude , que faz divisa entre os dois municípios. O vereador Dourival Borges Intermediou o encontro entre os dois secretários. O Secretário Municipal de Obras de Jaguarari, José Adauto, considera a parceria muito importante, já que se trata de uma via que atende aos moradores das duas cidades. “Agradeço ao Secretário de Obras de Andorinha, Zé Lito e ao Vereador Dourival Borges pela oportunidade de desenvolvermos esse serviço, com a união de esforços conseguiremos atender melhor as comunidades”, comentou o secretário.